Mantas de isolamento aerogel da Armacell tem melhor desempenho para isolar tubulações e equipamentos em aplicações criogênicas
ArmaGel DT são certificadas pela ASTM

ArmaGel DT são certificadas pela ASTM./Imagem:

Desenvolvida pela Armacell, a manta de isolamento ArmaGel DT são certificadas pela ASTM – American Society for Testing and Materials. O reconhecimento é da norma internacional C1728 (tipo IV, nível 1A).

“Com a certificação, a expectativa é ampliar nossa participação em projetos no setor de energia”, afirma Juan Herrero, gerente de desenvolvimento de negócios da Armacell na América Latina.

Considerado um dos materiais de melhor desempenho, a manta flexível de aerogel utiliza avançada tecnologia para isolar tubulações e equipamentos em aplicações criogênicas para temperaturas entre -196 ° C (-321 ° F) a +250 ° C (+482 ° F).

A manta de isolamento é composta por uma base de gel, na qual é retirada a água e colocado ar, tornando o material seco, poroso e mais leve. A menor espessura de isolamento, em comparação com outros isolantes, torna o produto mais indicado para tubulações em plataformas offshore, plantas petroquímicas e em equipamentos de processos industriais.

Assim aproveita ao máximo o espaço para isolamento, reduz suportes, reveste externos, entre outros. Outro aspecto importante é que o produto é hidrofóbico, repelindo o contato com a água. Essa característica minimiza a corrosão sob isolamento, fenômeno que pode trazer sérias consequências às tubulações de produtos químicos, ou derivados do petróleo.

O produto está disponível em espessuras de 5, 10, 15 e 20 milímetros. Herrero explica que as mantas mais espessas oferecem mais cobertura de isolamento por homem-hora, melhorando a produtividade da instalação em comparação com o isolamento de aerogel convencional.

Os sistemas de isolamento ArmaGel também foram testados para atender a todas as classes de isolamento acústico ISO 15665 e Shell DEP. Por isso, oferece desempenho termoacústico superior em uma única solução.

Com informações da Armacell