Novo tecnologia pode suportar altas temperaturas

Mante tem aerogel composto por uma base de gel, na qual foi retirada a água e colocado ar, tornando o material seco, poroso e mais leve./Imagem: Reprodução Armacell

O risco de incêndio e explosão nas tubulações e tanques usados nas plataformas e refinarias de petróleo é bastante crítico, se houver corrosão do material. Por isso, o uso de mantas de isolamento térmico se faz necessário para garantir a proteção desses equipamentos e, principalmente, a segurança dos trabalhadores.

A Armacell desenvolveu uma manta de isolamento aerogel, cuja tecnologia é uma das mais avançadas do mercado. O aerogel é composto por uma base de gel, na qual foi retirada a água e colocado ar, tornando o material seco, poroso e mais leve.

“Este material transforma-se num pó à base de sílica que serve como base para fabricar a manta de Armagel, com espessura reduzida – pode ser até 80% mais fino que outras soluções – e que suporta temperaturas de -180 até 650 graus Celsius”, explica Juan Herrero, gerente de desenvolvimento de negócios da Armacell na América Latina.

Segundo Herrero, a aplicação desta manta é ideal em tubulações usadas nas plataformas de petróleo off shore, plantas petroquímicas, refinarias e tanques de combustível, onde o espaço é bastante limitado. “Como este material não absorve água, evita-se a corrosão sobre o isolamento. A manta térmica também garante maior eficiência energética, reduzindo os custos operacionais”.

O tempo de vida útil da manta é longo e proporcional ao uso da tubulação, se for bem instalada e protegida. Todavia, o executivo alerta para que a inspeção no equipamento seja realizada, de acordo com o cronograma de manutenção estabelecido, para se observar possíveis pontos de corrosão. “O isolamento pode ser retirado para a manutenção e reutilizado, isto também é uma vantagem que nosso produto oferece”.

Outro aspecto importante é que o produto é seguro para o meio ambiente, não tem cloretos e pode ser eliminado em aterros sanitários. O Armagel não é biodegradável e deve ser eliminado de acordo com as normas locais.

Com 23 unidades de produção em 15 países, o mercado de energia é estratégico para a expansão da Armacell no Brasil e no mundo. “Temos alguns projetos importantes que devem evoluir nos próximos meses. Nossa principal vantagem em relação à concorrência é que a nossa manta é altamente flexível e pode ser fornecida em espessuras de até 20mm, reduzindo custos da instalação”, afirma Herrero.

Com informações da Armacell

Compartilhar: