Por Gabriela Giacomini,
Redação do WebArCondicionado
Você sabia que o ar-condicionado é um aparelho com várias características e vantagens? Existem diferentes pontos para observar antes de comprar um condicionador de ar novo, seja para instalar em casa ou em ambientes comerciais. 
Ar-Condicionado-Tudo-Que-Você Precisa-Saber Antes-de-Comprar

Modelos de Ar-Condicionado: Qual escolher para Comprar?

Ali, são informações como essas, o local que recebe o aparelho, por exemplo, que define o tipo de ar-condicionado ideal para o seu espaço. Seria melhor um Split ou um Portátil para climatizar o seu quarto? E o seu escritório?

Além disso, há outras questões: já sabe ao certo ou o número de BTUs disponíveis? E esse tipo de inversor de tecnologia, será que vale a pena e economiza mesmo consumo?

Se você está perdido no meio dessas perguntas ou no mesmo que tenha uma idéia melhor sobre o que estamos falando, abaixo explicamos cada detalhe sobre o ar-condicionado . Assim, você tem tudo para fazer uma compra certa e saber usar o aparelho com eficiência:

Divisão Ar-Condicionado: O Queridinho do Público 

Ele é o tipo mais famoso de ar-condicionado, facilmente encontrado na maioria dos espaços climatizados, como apartamentos, casas, comércio e lojas, por exemplo. 

tudo-sobre-ar-condicionado-split-antes-de-comprar

Ar-Split Split: Você está pensando em comprar?

Dividido em duas unidades – uma evaporadora (unidade interna) e uma condensadora (unidade externa), ou ar-condicionado Split diferentes modelos diferentes, sendo o Split Hi-Wall ou o mais popular entre eles. Mas você sabia que além dessa opção existem outras categorias de ar-condicionado Split? Veja essas outras alternativas mais abaixo, em “Outros tipos de ar-condicionado” .

Versáteis e modernos, vale lembrar ainda os aparelhos Divida em ambientes pequenos até maiores, disponíveis em versões de 9000 a 60000 BTUs. 

Resumo: O Split possui uma ampla linha de modelos e os preferidos dos consumidores em geral quando o assunto é tecnologia e economia de energia. 

Janela Ar-Condicionado: Compacto e Eficiente

O condicionador de ar do tipo Janela é outro dispositivo bastante tradicional, e mesmo o mais antigo que o Split, cumpre bem a função de climatização do ambiente. Por isso, ele pode ser encontrado facilmente em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

tudo-sobre-ar-condicionado-janela-antes-de-comprar

Ar-Condicionado Janela ainda tem boa movimentação no mercado

Também conhecido como modelo “Janeleiro”, esse ar-condicionado é mais fácil e prático de instalar, pois nesse caso todo o circuito e as peças são identificadas em uma única unidade.

Ideal para espaços menores ou locais em que o nível de ruído não é um problema – a Janela costuma fazer mais barulho que o Split – ele está disponível nas versões de 7.000 a 18.000 BTUs. Mais uma vantagem: é uma linha de ar-condicionado mais barata do mercado.

Ar-Portátil Portátil: Praticidade e Mobilidade 

O ar-condicionado portátil é o aparelho mais indicado para quem não quer quebrar uma parede ao fazer a instalação ou não tem condições de utilizar uma parte externa do ambiente. Ele também é uma ótima opção se você alternar o local e solicitar um condicionador de ar para o transporte, sendo útil para levar uma sala para o quarto ou até o mesmo em viagens, por exemplo.

tudo-sobre-ar-condicionado-portatil-antes-de-comprar

Comprar um dispositivo portátil seria ideal para o seu caso?

De qualquer forma, vale lembrar que o Portátil não foi criado para substituir o ar-condicionado Split. Mas serve como uma recomendação para os casos citados acima, climatizando o espaço com eficiência e trazendo conforto ao mesmo tempo em que é móvel. 

Com uma montagem simples, ele está disponível nos modelos de 7000 a 18000 BTUs, sendo indicado para pequenos ambientes.

Outros tipos de ar-condicionado

Lembra que falamos que existem outros tipos de ar-condicionado ? Agora vamos conhecer rapidamente cada um, depois entender melhor ou usar outras opções como a Janela e o Portátil.

Divisória Hi-Wall

tudo-sobre-ar-condicionado-split-oi-parede-antes-de-comprarPopular também como ar-condicionado de “parede”, esse modelo de Split é o mais comum no mercado de Climatização, podendo ser encontrado na maior parte das salas e quartos que possui ou condicionador de ar.

O termo “Hi Wall” significa “Parede Alta”. Por isso, ele chama assim, já que sua evaporadora precisa ser instalada nos pontos altos da parede. Faça o contrário, o aparelho não funcionará corretamente.

Falando no evaporador, é apenas uma unidade interna desse tipo de ar-condicionado que chama a atenção, um tamanho menor do que os outros Splits, com um design leve e compacto. Extra: esse tipo de divisão é o mais barato da categoria.

Multi Split

tudo-sobre-ar-condicionado-multi-split-antes-de-comprarO ar condicionado Multi Split é uma solução para quem precisa climatizar mais um ambiente ao mesmo tempo e disponibilizar pouco espaço externo para instalar um condensador. Ele pode ser instalado em residências, pequenos armazéns ou ambientes de porte médio.

Com características semelhantes ao Split Hi-Wall explicado acima, a diferença é que você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Por isso, ele é indicado para o refrigerador mais de um ambiente em simultâneo.

Existem modelos Bi Split, Tri Split, Quadri Split e até mesmo Penta Split (2, 3, 4 e 5 unidades internas, respectivamente)

Split Cassete

tudo-sobre-ar-condicionado-split-cassete-antes-de-comprarO Cassete Split Ar-Condicionado (K7) é ideal para ambientes residenciais ou comerciais de porte médio. Esse modelo é comum principalmente em salas de aula, universidades, bancos, escritórios, salões de festas, etc. Ou seja, ambientes amplos e de grande circulação.

O Cassete possui até quatro vias para a saída do ar e pode ser instalado no teto ou no forro. Uma das principais vantagens desse tipo de divisão é que ele fica embutido no teto, favorecendo quem busca um aparelho com design mais discreto.

Outro diferencial é que é possível controlar o fluxo de ar em cada um dos seguintes parâmetros, dependendo do fabricante.

Split Piso Teto

tudo-sobre-ar-condicionado-split-piso-teto-antes-de-comprarO Piso Ar-Condicionado Split permite uma possibilidade de instalação no piso ou no teto. Versátil, ele pode ser colocado em diversas posições, liberando um espaço maior para o movimento das pessoas. 

Esse tipo de divisão contém um alto desempenho para refrigeração, sendo indicado para ambientes com muita circulação, aglomeração de pessoas e construções com pé direito muito alto, pois sua vazão de ar é maior que os tradicionais Split Hi-Wall. 

Ou seja, é um aparelho que consegue dar conta de ambientes maiores com facilidade, climatização ou espaço rapidamente.

 

Inversor Ar-Condicionado: Vale a pena? 

Mas afinal, o que é o Ar-Condicionado Inverter? Ele é bom? Vamos lá: os aparelhos que possuem tecnologia O inversor pode atingir a temperatura mais rapidamente, mantendo constante e com pouca oscilação de energia.

tudo-sobre-ar-condicionado-inversor

Inversor Ar-Condicionado: Considere se vale a pena para você

Retomando como isso acontece, o sistema Inversor é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado – ou do motor – conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. 

Segundo os fabricantes, isso pode resultar em uma economia de até 70% na conta de luz. Tudo, é claro, dependendo do uso do ar-condicionado. Por isso, o inversor acaba sendo mais indicado para regiões onde há muita variação de temperatura, trazendo uma economia maior pela forma como o compressor funciona.

A tecnologia Inverter hoje está disponível em diferentes modelos de ar-condicionado. 

Cálculo de BTUs: Descobrindo um poder ideal

Além de definir qual o melhor tipo de ar-condicionado para o seu ambiente, outra informação MUITO importante que toda pessoa que vai comprar ou já tem o aparelho deve saber isso. Qual o número de BTUs ideal para o ambiente em que o condicionador de ar será instalado. 

O caminho para descobrir isso é fazer um cálculo, mas não se preocupe em quebrar a cabeça, pois existe um Calculador de BTUs (clique sobre ela para acessar), que dá o resultado na hora. 

ar-condicionado-calculadora-btus

Descubra agora mesmo o poder ideal de ar-condicionado

ATENÇÃO: Nunca se baseou no “acômetro” na hora de definir o número de BTUs, pois é um ar-condicionado com carga térmica abaixo do recomendado, consome mais energia na conta de luz. Além de não gelar ou ambiente de forma eficiente e trazer problemas em seu funcionamento. 

Exemplos de BTUs de Ar-Condicionado 

Seguem as 3 potências de ar-condicionado mais procuradas atualmente no mercado. 

9000 BTUs

É um dos menores usados ​​em BTUs de ar-condicionado. Ideal para quartos, salas e escritórios pequenos e facilmente encontrados em modelos de Split Hi Wall e Portátil. 

12000 BTUs

Um poder de 12000 BTUs também costuma ser recomendado para casas e apartamentos, por exemplo, e outros espaços não tão amplos. Está disponível no ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Multi Split e Portátil. 

18000 BTUs

Indicado para ambientes maiores como grandes salas comerciais e armazéns ou então espaços com aglomeração de pessoas. Uma capacidade de 18000 BTUs pode ser encontrada nos aparelhos Janela, Split Hi Wall, Multi Split, Split Cassete, Piso Teto e Dutado.

LEMBRE-SE: Esses são apenas exemplos. Utilize uma Calculadora de BTUs para saber com precisão ou poder ideal para você.

Consumo de Energia 

consumo-de-energia-ar-condicionadoComo todo dispositivo conectado à eletricidade para funcionar, ou o ar-condicionado consome energia elétrica, sendo responsável por uma parcela em reais da conta de luz. 

Você sabia que existe uma outra calculadora que mostra quanto custa em reais (R $) por mês com ar-condicionado? Assim, é possível ter uma noção do quanto apenas o condicionador de ar já consome ou consome na sua conta. 

DICA: Se você deseja comprar um novo aparelho, escolha os modelos com o Selo Procel A , que é o mais eficiente para economizar energia.

kWh 

Falando em consumo, é importante saber qual unidade representa esse gasto em energia do ar-condicionado é kWh (quilowatt-hora) . Essa informação costuma ser exibida no manual ou na etiqueta do aparelho, ou então pode ser encontrada na descrição do produto nos sites que vendem os condicionadores de ar. 

Para descobrir o quanto um ar-condicionado está consumindo dinheiro, por exemplo – mesmo usando uma calculadora -, é necessário saber também qual é o preço da energia em kWh na sua região, já que o valor varia da cidade para a cidade.

Marcas de Ar-Condicionado

Existe uma grande variedade de marcas de ar-condicionado no Brasil, vindas de diferentes fabricantes. LG, Samsung, Electrolux, Fujitsu, Springer Carrier e Midea são alguns exemplos, produzindo diversos modelos de condicionadores de ar.

Conhecer melhor cada fabricante e ver como usar a eficiência, a garantia e a avaliação farão toda a diferença antes da compra, assim você pode usar um novo aparelho com segurança.

Preço de Ar-Condicionado 

preço-ar-condicionado-quanto-custaAgora que você já conhece uma série de itens SUPER importantes para observar na hora de escolher um novo ar-condicionado, provavelmente você pode perguntar se é ou usa um medidor desses aparelhos.

A resposta é: depende. Como acontece com qualquer produto, o preço do ar-condicionado varia muito de acordo com os recursos de cada modelo. Você pode encontrar aparelhos em promoção por menos de R $ 1.000,00 até outros modelos na casa dos R $ 10.000,00. Tudo é muito relativo.

Você pode acessar o COMPARADOR DE PREÇOS exclusivo do ar-condicionado para encontrar a melhor oferta do modelo que você busca.

[RESUMO]: 6 pontos para observação ao comprar ar-condicionado 

  • Conheça todos os tipos de ar-condicionado e escolha o ideal para você
  • Pense se o inversor vale uma pena no seu caso
  • Utilize uma Calculadora de BTUs 
  • Considerar o Consumo de Energia
  • Defina a melhor marca para você
  • Compare os Preços de Ar-Condicionado

Além dessas recomendações, indicamos que também verifique a voltagem do aparelho para ver se é compatível com sua rede e o ciclo , se preferir apenas Frio ou Quente / Frio.

 

EXTRA # 1: Controle de ar-condicionado 

funções-controle-remoto-ar-condicionadoPara quem já possui um ar-condicionado ou está pronto para receber seu novo, é essencial conhecer o controle remoto do aparelho e entender cada função e botão. Só assim você pode operar o equipamento com eficiência e saber como utilizar o seu ar-condicionado com todo o potencial.

Desde colocar o ar-condicionado no modo Frio até direcionar o fluxo de ar, ou então programar para desligar, é mais fácil do que você pensa! 

 

EXTRA # 2: Como conectar ou ar-condicionado pelo celular

como-ligar-ar-condicionado-pelo-celularVocê sabia que é possível ligar o aparelho pelo próprio celular? Não é apenas acionar, mas também controlar o equipamento à distância, fazer com que ele esteja ligado a temperatura certa na hora de você chegar em casa ou no escritório, por exemplo.

Esse comando é feito por aplicativos baixados em dispositivos móveis – seja smartphone ou tablet – em conexão com o dispositivo instalado no seu ambiente. 

Agora que você é um especialista na escolha e nos comandos do ar-condicionado, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais para seus amigos que estão passando pelo mesmo que você pode ser ajudado. 

E não esqueça de acessar ou comparar os preços do ar-condicionado para encontrar a melhor oferta do seu modelo preferido e economizar!