Uma das coisas que incomodam bastante quem tem um ar-condicionado em casa é ver o aparelho tremendo na parede, especialmente se ela fica próxima do local de repouso. Quanto mais potente for o condicionador de ar, mais ruído e mais vibração na unidade externa. Mas o que causa esse incômodo? Como resolver?

Nessa postagem vamos falar um pouco sobre isso: quais as causas, cuidados e como solucionar esse problema.

O que causa a vibração do ar-condicionado na parede

Na condensadora

A vibração costuma vir da unidade externa, a condensadora. Isso ocorre porque é lá que fica o compressor e a ventilação mais pesada do equipamento. Com os motores trabalhando juntos, a vibração é inevitável. Como essas unidades costumam ficar presas à parede, a vibração passa para a estrutura e provoca incômodos do lado de dentro.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Na evaporadora

Porém, pode ocorrer de a vibração vir da unidade interna, a evaporadora. Isso pode acontecer se as hélices estiverem desbalanceadas ou se o filtro estiver sujo, atrapalhando a sucção e forçando as peças do aparelho. Se o filtro estiver há muito tempo sem limpeza, é possível que a sujeira já tenha se alastrado para a colmeia, que é a parte seguinte da sucção de ar. Se chegou nesse nível, a vibração com certeza deve vir dessa parte da evaporadora.

A solução mais comum para o ar-condicionado tremendo

O que se costuma fazer para diminuir a vibração é colocar umas borrachinhas redondas em forma de disco embaixo dos pés da unidade externa, chamadas de “coxins”. Mais exatamente entre o pé e a base do suporte que o segura na parede. Na teoria, os coxins absorvem a vibração e amortecem as ondas vibratórias ao invés de passá-las adiante para o suporte e do suporte para a parede.

Entretanto, o que muitas vezes acontece é que esses coxins funcionam apenas por um tempo, pois a vibração também vai esmagando a borracha, que acaba virando apenas um pequeno disco duro e comprimido. Desse modo as vibrações continuam passando adiante.

Banner Split

Outras soluções para conter a vibração

Calços mais resistentes

Um alternativa para os coxins são pequenas molas de válvula de motocicleta. Essas molas são muito resistentes e podem ser encontradas na maioria das ferragens e automotoras. Uma em baixo de cada pé normalmente dá conta das vibrações. E o melhor, como a resistência das molas de metal é bem maior do que a da borracha dos coxins, sua elasticidade dura por bem mais tempo.

Existem também pequenos suportes individuais para cada pé da condensadora que podem ser comprados em borracharias ou ferragens. Chamados de vibra-stop, eles são produzidos com foco em máquinas industriais, e por isso estão preparados para aguentar mais o atrito das vibrações.

Cuidados na instalação

Pode ajudar a prevenir as vibrações se as tubulações não estiverem esticadas demais na parede. Não precisa deixar mangueira sobrando, mas deixar as passagens um pouquinho folgadas ajuda nesse problema. Os parafusos muito apertados também anulam o propósito dos coxins. Os parafusos apenas tem de prender o pé da condensadora ao suporte, não devem ficar esmagando e comprimindo os coxins, ou se não eles deixam de absorver as vibrações.

Por outro lado, o suporte deve estar muito bem fixado na parede. Um suporte solto vai reagir muito mais às vibrações e fazer um barulho bem incômodo. Não tente colocar os coxins entre o suporte e a parede, pois há risco de eles jogarem a vibração de volta para o suporte e, aos poucos, soltar o parafuso da parede. É muito perigoso.  

Agora que você sabe por que o ar-condicionado está tremendo na parede e como resolver, siga nossas dicas e compartilhe esse conteúdo com os interessados. Se tiver dúvidas, utilize o espaço abaixo para deixar seu comentário.

Redação do Portal WebArCondicionado