Atualizado em 17/11/2020

Redação WebArCondicionado

O ano de 2020 foi marcado por recordes de calor em várias cidades. Em São Paulo, por exemplo, em um intervalo de seis horas, foram dois recordes históricos de temperatura.

Junte tudo isto, a um ano de pandemia, onde, muitos passaram a ficar todo o tempo em casa, inclusive trabalhando em home office. A preocupação com o conforto e com a harmonia da casa cresceu exponencialmente.

Porém, criar um design que combine com cada ambiente, não é fácil. A arquiteta Carol Gomes, do escritório Bossa Nova Arquitetura, nos conta que na hora de fazer um projeto ela sente a necessidade de novos designs e medidas para adequar os aparelhos à decoração. “Cada projeto que realizamos é diferente do outro, por isso precisamos de um leque grande de opções de máquinas e acabamentos para achar o modelo ideal”.

Cada ambiente necessita de um projeto exclusivo, para que o aparelho não destoe do resto, pois além de climatizar, de certa forma ele também pode e deve fazer parte da decoração. “Os clientes desejam ter ambientes bonitos, mas bem climatizados sempre”, afirma a arquiteta.

Foi-se o tempo em que eles precisavam ser escondidos, os fabricantes vêm desenvolvendo modelos mais bonitos, com design arrojado, minimalista, colorido e tudo isso com a máxima eficiência energética e sistemas de automação melhores. Existem modelos em cores mais escuras, com revestimento brilhoso ou sem brilho, mas como ainda não existem muitas opções, o jeito é personalizar. Como a maioria dos modelos tem a parte interna branca, uma boa ideia é usar um adesivo de vinil que combine com a decoração do ambiente ou solicitar a pintura da condensadora.

O professor Salvador Fraga, da SF Consultoria em Climatização, afirma que “a preocupação que as fabricantes têm em atender as necessidades dos arquitetos é tão grande, que a indústria já está disponibilizando tintas para colorir a parte interna dos aparelhos”. E salientou também que o conforto não é só térmico, mas também visual e sonoro.
Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no mercado são os armários embutidos, tipo venezianas, projetados especialmente para splits, eles escondem o aparelho dando um ar mais moderno ao ambiente. Mas vale lembrar que a passagem do ar não pode ser obstruída e o espaçamento correto da marcenaria e tamanho da caixa devem ser considerados.

Instalação de AC em closet

 “No closet precisávamos de uma máquina de tamanho reduzido, para aproveitamento máximo de espaço.”

Exemplo de instalação em dormitório

 “No dormitório buscamos uma máquina bonita e silenciosa”.

Exemplo de instalação na sala de jantar

“Na sala buscamos uma máquina também bonita, mas com alto rendimento para a grande área”

Aproveitando o máximo dos espaços, Carol inclui o ar condicionado em todos os seus projetos, pois acredita que o sistema é fundamental em áreas internas.