Redação WebArcondicionado com informações do Portal Solar.

Boa parte do Brasil está sofrendo as consequências do calorão fora de época, afinal estamos na primavera e os termômetros chegam ou ultrapassam a marca dos 40 graus. Com essa temperatura na cabeça, você já parou para pensar sobre a probabilidade de fazer um ar-condicionado funcionar somente com energia emitida pelo sol?

Se você acha que é possível, acertou, mas infelizmente, neste momento, não é viável. E a explicação para isso é simples. Caso o dia esteja muito nublado ou chuvoso, a energia gerada pelo painel solar pode não ser suficiente para o ar-condicionado funcionar. Por isso, o aparelho precisa de um fornecimento estável de energia.

Além disso, para ter um ar-condicionado movido somente a energia solar, são necessárias muitas placas solares e muitas baterias, mas isso torna o custo alto e para uma casa comum a recuperação do investimento é demorada.

Uma boa alternativa é optar pelo um sistema fotovoltaico conectado à rede que capta a energia do sol e, quando o painel não conseguir fornecer para o funcionamento do equipamento, a rede distribuidora faz esse papel.