Atualizado por Yuri Correa em 21/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Quem aí sofre com a Asma? O desconforto e as noites mal dormidas são companheiros fiéis de quem convive com essa condição. Na presença do ar-condicionado o quadro do asmático costuma piorar ainda mais, seja pela falta de limpeza dos filtros ou pela sensação de secura causada pelo aparelhos de climatização.

Em 2011, a empresa médica Airsonett, da Suécia, criou o Protexo, um aparelho desenvolvido especialmente para asmáticos que ajuda a reduzir os efeitos noturnos da asma. A equipe do WebArCondicionado foi atrás dos avanços desse projeto para saber como ele está hoje em dia.

Como funciona o Protexo?

Porém, antes de qualquer coisa, vamos entender como funciona o Protexo. A Airsonett explica que o ar quente liberado por uma pessoa enquanto dorme acaba por atrair ar frio das redondezas, que chega até a pessoa carregado de alergênios captados dos lençóis da cama e outras superfícies. A Airsonett testou o aparelho durante um ano e os resultados foram positivos, eles apresentaram caída significativa nos sinais de inflamação dos asmáticos que participaram do teste.

O Protexo aplica um tratamento conhecido por TLA (Temperature controlled Laminar Airflow treatment), que emite uma brisa suave de ar filtrado na direção da pessoa. Este ar é apenas um pouco mais frio do que a temperatura ambiente e por ser filtrado não causa problemas aos asmáticos, servindo-lhes como um escudo contra as partículas alérgicas que possam existir no quarto.

 

Onde consigo um ar-condicionado para asmáticos?

Infelizmente, desde o anúncio em 2011 a Airsonett ainda não conseguiu comercializar de forma ampla os aparelhos. Pelo site da empresa dá para saber que modelos mais atualizados já foram construídos e outros protótipos estão sendo testados. Porém, a comercialização ainda não está aberta ao público geral, somente à entidades médicas registradas. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa.

Por enquanto, para evitar os desconfortos da asma e ainda conseguir desfrutar do ar-condicionado, o melhor é cuidar da limpeza e da manutenção do seu equipamento. Saiba mais sobre como evitar problemas respiratórios com o ar-condicionado.

E qual é a sua opinião sobre o Protexo? Por que você acha que ele ainda não emplacou? Deixe seu comentário abaixo!