Como sabemos, o ar-condicionado liberada água geralmente através de drenos. Essa água não pode ser ingerida, mas existem diversas formas de reutilização. Na Bahia, o Aeroporto da Capital vem economizando através da reutilização da água.

Imagem: Salvador Bahia Airport

Mesmo não sendo potável, existem diversas formas de reaproveitar a água

A água exalada pelo aparelho de ar condicionado não é própria para o consumo, pois contém diversos tipos de impurezas. Porém, essa água pode ter uma serventia muito maior do que apenas ficar pingando na calçada ou em um recipiente.

Formas de utilizar a água, como lavar o pátio, o carro e regar plantas estão entre as alternativas de reutilização, já que a água liberada pelo ar-condicionado não possui poluentes.

Leia também: Reutilização da água do ar-condicionado: Como Fazer

Aeroporto de Salvador reutiliza grandes quantidades de água do ar-condicionado

O Salvador Bahia Airport, após sua última reforma, renovou totalmente seu sistema de refrigeração, que passou a ser mais sustentável.

A novidade ficou por conta de uma estrutura que permite a captação e o armazenamento da água do ar-condicionado em tanques com capacidade de 5.400 litros cada. O destino é o abastecimento das torres de resfriamento do aeroporto. A prática reinsere no sistema a água que poderia ser descartada e se cria um conceito de economia circular.

Através desse novo conceito do aeroporto, anualmente serão reaproveitados 15.768 m³ de água.

Redação WebArCondicionado