Redação WebArCondicionado 

Uma adega climatizada é indispensável para quem tem vários vinhos e deseja manter a qualidade

Nunca o brasileiro tomou tanto vinho como em 2020. Entre janeiro e setembro do ano passado, o consumo per capita teve um aumento histórico de quase uma garrafa: foram em média 2,68 litros consumidos por pessoa, crescimento de 26% em relação a 2019. Com a pandemia, o mercado se movimentou e criou-se um novo hábito: consumir vinho com regularidade.

Vinho: A bebida dos Deuses

Evidências arqueológicas indicam sua origem no sul da Ásia em 6.000 a.C. Mas foi por meio dos gregos e romanos que passou a fazer parte de rituais sociais e religiosos.

Nas crenças pagãs, o vinho assumiu um papel relacionado à fertilidade. Em algumas civilizações da Antiguidade, moças, ao namorar, ofereciam ao futuro marido uma taça de vinho, considerando-se, a partir daí, firmemente comprometidas. A ligação entre a bebida e o sexo é pesquisada até hoje.

Quando o vinho chegou às Américas?

Foi a partir do século XVI, por meio dos espanhóis, que a produção do vinho começou nos países sul-americanos. A Argentina tem o posto de maior da América Latina, com rótulos apreciados em todo o mundo, especialmente o Malbec, feito da uva que melhor se adaptou aos solos pouco nutritivos e secos do país, tradicionalmente produzidos na região de Mendoza.

Rio Grande do Sul é o destaque brasileiro

O Estado responde por 95% da produção nacional e cerca de 1,1 mil vinícolas espalhadas por todo o País.

Com o investimento em tecnologia realizado nos últimos anos, a produção de espumantes, refrescantes, com concentração moderada de álcool e sabor frutado único, caiu no gosto dos brasileiros e até do mercado externo, com a vantagem de garantir um ótimo custo-benefício.

Taça e Temperatura adequadas: preceitos básicos para admiradores

A conservação influencia diretamente na qualidade do vinho e a temperatura do armazenamento é fundamental para preservar suas propriedades e sabor.

Hoje as adegas residenciais estão mais acessíveis e além de manter o seu vinho na temperatura correta, as
garrafas são organizadas na vertical, posição ideal para conservação e manuseio.

Pensando em adquirir a sua? Clique Aqui e encontre modelos para todos os gostos e bolsos.