Por Chemours Company

Chemours, líder mundial na produção de fluidos refrigerantes, possui soluções seguras e eficientes para os sistemas de refrigeração e Ar Condicionado.

 

São Paulo, novembro de 2020 – Qual a importância na escolha do fluido refrigerante de um sistema de refrigeração ou ar condicionado? A escolha correta desses produtos faz toda a diferença na segurança, performance, gasto energético e durabilidade de cada sistema. A Chemours, empresa química líder global em tecnologias de titânio, produtos fluorados e soluções químicas, oferece ao mercado um portfólio de produtos de alto rendimento e alta qualidade, que permite a aplicação  segura de sistemas de ar condicionado em residências, nos escritórios, na indústria e no comércio.

 

Recentemente, um de seus produtos, o Freon™ 410A foi apresentado na LG Expedição 2020, evento que, este ano foi voltado para responsabilidade social, no qual a Chemours foi patrocinadora. Utilizado no Instituto Jô Clemente (APAE) e operando integrado aos equipamentos da LG, a empresa trouxe o fluido refrigerante como a melhor alternativa para o Instituto, que utilizou o produto em salas de atividades e áreas internas comuns.

 

Tão importante quanto optar por um fluido refrigerante de qualidade, é estar atento para a segurança que ele proporciona.  A Chemours trouxe recentemente o Freon™ 410A em uma nova apresentação de embalagem, em cilindros de 650g, indicado para serviços únicos. A embalagem é a única que oferece válvula de segurança, permitindo que a pressão interna do cilindro seja aliviada, caso ocorra um aquecimento elevado do ambiente, aumentando a  condição de segurança do técnico e consumidor.

 

Além disso, a alta qualidade do fluido refrigerante garante o melhor desempenho esperado para os sistemas de climatização em residências, escritórios e empresas. O fluido refrigerante Freon™ 410A é compatível com os lubrificantes produzidos com poliol éster (POE), que  possui capacidade de resfriamento e pressão mais altas que a do R-22.

 

Produzido à base de hidrofluorcarbonos (HFCs), R-125 (50%) e R-32 (50%), o Freon™ 410A é classificado como atóxico e não inflamável (A1), segundo a Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE, na sigla em inglês), sendo uma alternativa aos fluidos à base de hidroclorofluorcarbonos (HCFC), já que não agride a camada de ozônio.

 

A má escolha do fluido refrigerante pode trazer impactos de longo prazo. A presença de contaminantes e umidades trazidas por fluidos de baixa qualidade danificam os sistemas de ar condicionado silenciosamente, reduzindo a performance ao longo do tempo, aumentando o consumo de energia e comprometendo os componentes do sistema. A escolha certa depende da atenção desde a compra até a instalação e manuseio dos fluidos pelos profissionais que precisam de capacitação especializada. “É indispensável analisar o rótulo do produto, procedência, qualificação do fabricante e integridade da embalagem – checar se não está violada. Quanto a conservação, é importante conservar as embalagens dos fluidos sempre em local seco, bem ventilado e longe de fontes de calor. Procure conhecer o fabricante do fluido refrigerante, observe se o mesmo fornece documentação e suporte local adequado. Verifique o peso e as características de segurança das embalagens, pois podem representar um risco ao técnico ou ao consumidor se não forem adequadas”, Arthur Ngai, gerente de Marketing na Chemours da América Latina.

 

Usado nessas condições, o Freon™ 410A é uma solução ampla e efetiva para diversos tipos de sistemas de climatização. “Os fluidos refrigerantes são os principais agentes de transferência de calor dos sistemas de ar condicionado e, quando aplicados corretamente, garantem o funcionamento de forma econômica e eficiente. Ao mesmo tempo, é seguro para o usuário e instalador, pois mesmo em casos de vazamento ou fugas não oferecem riscos relacionados a toxicidade e inflamabilidade”, finaliza Ngai.

 

Sobre Chemours

A Chemours Company (NYSE: CC) é líder global em tecnologias de titânio, produtos fluorados e soluções químicas, fornecendo aos seus clientes soluções em uma ampla variedade de setores com produtos que definem o mercado, experiência em aplicações e inovações baseadas em química. Ingredientes Chemours são encontrados em plásticos e revestimentos, refrigeração e ar condicionado, mineração e fabricação industrial em geral. Os principais produtos incluem marcas de destaque, como Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™, Opteon™, Freon™ e Nafion™. A empresa tem aproximadamente 7.000 funcionários e 26 fábricas, atendendo a aproximadamente 3.700 clientes em mais de 120 países. A Chemours está sediada em Wilmington, Delaware, e está listada na NYSE sob o símbolo CC.

Para mais informações, nós convidamos você a visitar chemours.com ou nos seguir no Twitter @Chemours ou LinkedIn.