Atualizado em 24/08/2021

5-coisas-para-fazer-antes-da-instalacao

Chegou finalmente a hora de instalar o seu ar-condicionado. E nesse momento muitos cuidados devem ser levados em conta para o aparelho funcionar corretamente, sem apresentar problemas futuramente.

Os aparelhos de climatização são complexos, por isso, a atenção é fundamental se a ideia é fazer o investimento valer a pena. Assim, instalar o ar-condicionado com precaução vai trazer diversos benefícios.

Instalar Ar-Condicionado

Siga as dicas abaixo para o equipamento climatizar o ambiente com eficiência e trazer conforto térmico sem problemas. Para instalar o seu ar-condicionado, precisa cuidar de cinco pontos, que serão apresentados na sequência.

Porém, se vai adquirir agora, veja nosso guia para comprar o ar-condicionado ideal.

Veja agora quais tópicos precisa levar em contas na hora de instalar o ar-condicionado:

  1. Conheça estrutura da casa e do aparelho;
  2. Escolha o melhor lugar para instalar o ar;
  3. Fique de olho na parte elétrica;
  4. Chame um Técnico capacitado para realizar a instalação;
  5. Faça a Manutenção do Aparelho.

1. Conheça estrutura da casa e do aparelho

estrutura-ar-condicionado

O primeiro passo é entender a lógica da estrutura do ar-condicionado e como adaptar ao espaço. Como a maioria das instalações são de modelos Split, uma parte fica do lado de dentro (unidade interna, evaporadora) e a outra fora (unidade externa, condensadora)

Essas duas partes ficam ligadas por tubulações que utilizam:

Tubos em cobre ou alumínio (conhecida como “tubulação frigorífica”), com bitolas e diâmetros adequados à potência do aparelho;
– Tubulação com fiação elétrica, composta por cabos dimensionados conforme a potência e por disjuntor para cada aparelho instalado;
– Tubos de PVC para drenar a água, que são conectados à rede pluvial;
– Se está com a casa em construção, pode planejar o local da tubulação, dos cabos e dos fios, para que passem por dentro da parede. Em outras situações, análise os espaços em que serão colocadas as unidades, pois será feita uma abertura na parede para a tubulação.

E quanto maior a distância entre a evaporadora e a condensadora, maior será o gasto com a mão de obra e materiais que serão usados pelo técnico para instalar o ar-condicionado.

2. Escolha o melhor lugar para Instalar o Ar-Condicionado

O próximo passo é decidir o local para instalar as unidades. Para isso, preste atenção nos itens abaixo:

Unidade interna – evaporadora

– A estrutura do local deve suportar o peso da evaporadora, por exemplo, o reboco da parede. Além disso, o espaço precisa suportar as vibrações do aparelho enquanto está ligado;
– O local precisa aguentar a instalação das tubulações do dreno, do fluido refrigerante e da fiação elétrica. Assim como deve ser fácil para retirar os filtros quando for realizar a limpeza do ar-condicionado;
– Nenhum tipo de obstáculo deve atrapalhar a entrada ou a saída de ar do aparelho. Portanto, facilite o fluxo de ar para alcançar todo o ambiente;
– Pense no funcionamento do controle remoto. Escolha um espaço com distância mínima de 1 metro de outros aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes. Dessa maneira, vai impedir interferências eletromagnéticas.

Veja essas e muitas outras dicas no post: Qual o melhor lugar para instalar o ar-condicionado: Unidade interna e externa?

Unidade externa – condensadora

– Acima de tudo: evite ambientes fechados, como lavanderias, banheiros e varandas. Escolha espaços secos,  abertos e com boa ventilação para o melhor funcionamento do aparelho. Se no lugar tem exposição direta ao sol ou ventos fortes, proteja a unidade com um toldo;
– Assim como a evaporadora, a estrutura precisa aguentar o peso e as vibrações do aparelho. Observe se no local o ruído do aparelho vai atrapalhar os vizinhos;
– Enfatizando: Opte por um local sem exceder a distância entre as tubulações que conectam as unidades. Aqui, deixe espaços para facilitar a manutenção.
– Não esqueça de analisar os lugares para a drenagem da água. Como falamos antes, lembre-se de ver os pontos pluviais.

3. Fique de olho na parte elétrica

Como no Brasil tem duas tensões elétricas, 110v e 220v, diversos conflitos e dúvidas aparecem por causa dos aparelhos. Primeiramente, é vital que o ar-condicionado tenha a mesma rede do local em que será instalado.

fios-eletrica-ar-condicionado

Por exemplo, rede de energia 110V, escolha equipamentos na mesma voltagem: 110V. Em nosso país, a maior parte dos equipamentos opera em 220V. .

Na hora da instalação, peça ao técnico ou ao eletricista montar a tomada elétrica. Mais uma possibilidade é pedir para a distribuição de energia da sua região a alteração da rede.

Leia também:
A rede elétrica da sua casa está preparada para receber a instalação do ar-condicionado?
Ar-condicionado 110v existe?
Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de split 220v

ATENÇÃO
Cada ar-condicionado exige um disjuntor e uma fiação exclusiva. Sem isso, a ligação será improvisada ou haverá uma gambiarra, com a rede elétrica sendo sobrecarregada, colocando sua casa em risco. Sem esquecer que compromete a vida útil do aparelho.

4. Chame um técnico para Instalar o Ar-Condicionado

Agyx Serviços de Ar-Condicionado

Agyx – Instalação de Ar-Condicionado.

Depois de observar aqueles três tópicos, chegou a hora de fazer a instalação do equipamento com um profissional qualificado. Pois de nada vai adiantar comprar o ar-condicionado, preparar a estrutura e contratar um técnico incapacitado.

Embora o valor do serviço seja menor, a dor de cabeça virá depois. É aquilo que se diz sempre: é o famoso “o barato sai caro”.

Para ajudar você nisso, a dica principal é escolher um técnico ou uma empresa que faça o serviço do jeito indicado pelas marcas, pois assim a garantia de fábrica será mantida.

Nesse caso, a melhor escolha será a Agyx – especialista em instalação e manutenção de ar-condicionado. A empresa atende em todo o Brasil e tem a equipe de profissionais mais qualificada do mercado.

O serviço de instalar ar-condicionado da Agyx tem condições facilitadas de pagamento, pois pode ser parcelado em 10x sem juros, além de desconto à vista. Comprar o produto é muito fácil.

Acesse a loja Agyx e selecione a instalação, conforme o seu modelo de ar-condicionado.

Instalar AGYX

Instalação de Ar-condicionado – AGYX

5. Faça a Manutenção do Aparelho

Com o aparelho na sua casa, vai usá-lo regularmente. Por esse motivo, será indispensável fazer a manutenção do ar-condicionado. Em períodos de uso frequentes, limpe os filtros pelo menos uma vez por mês.

Agora vem a manutenção preventiva que deve ser feita por técnicos especializados. A recomendação é fazer uma vez a cada seis meses. A principal vantagem disso é aumentar a vida útil do equipamento de climatização.

Quando o ar-condicionado fica sem o cuidado, oferece riscos para a saúde. O cenário assim permite que bactérias, fungos e vírus se espalhem com maior facilidade. Por esse motivo, deixa a manutenção preventiva do equipamento em dia.

E mais uma vez a Agyx estará com você, pois oferece a Limpeza + Manutenção Preventiva. No mesmo local em que contrata a instalação, pode comprar esse serviço para o seu ar-condicionado.

Agora que tem consciência de tudo que precisa saber antes de instalar o ar-condicionado, coloque essas ideias em prática para aproveitar o aparelho!

Redação WebArCondicionado