O curso de ventilação da ASBRAV é parte integrante do “Projeto de Ar Condicionado”, onde estão sendo ofertados seis cursos. O programa foi formatado para alunos ou graduados em Engenharia, preferencialmente Mecânica, Técnico ou Tecnólogo semelhante. Porém, esse não é um pré-requisito obrigatório, os demais interessados também poderão participar.

Os cursos serão ministrados pelo Engenheiro Paulo Otto Beyer e cada um será realizado em quatro encontros, sendo duas sextas-feiras e dois sábados.

Programa do curso de ventilação

Tipos de Trocas de Ar, Taxa de Troca de Ar, Constante de Tempo, Idade do Ar, Efetividade de Troca de Ar, Ventilação e Cargas Térmicas, Qualidade do Ar Interior (QAI), Nível de CO2.

Método do Dt (Aquecimento do Ar), Ventilação por Infiltração pela Área de Frestas, Infiltração pelo Número de Trocas, Vazão de Projeto.   Ventilação Natural, Velocidade do Vento, Pressão do Vento, Fluxo de Ar através de Janelas, Pressão de Chaminé, Fluxo causado por Forças Térmicas, Cálculo das Áreas de Ventilação, Superposição dos Efeitos de Vento e Temperatura.

Ventilação Forçada, Aplicação dos Ventiladores, Ventilação e Conforto Térmico,  Controle da Contaminação Cruzada, Componentes da Ventilação Forçada, Ventilação Geral, Ventilação Local, Ventilação por Deslocamento, Exaustão Local.   Ventiladores, Equações para os Ventiladores, Filtros, Melhoramentos em Sistemas de Ventilação.

Datas e horários

Sextas-feiras: 7 e 28 de abril das 18h às 22h

Sábados: 8 e 29 de abril das 8h às 12h

Local

Sede ASBRAV em Porto Alegre

Endereço: Rua Arabutan, 324 – Bairro Navegantes – Porto Alegre / RS

Investimento

Associados ASBRAV e estudantes de graduação  450,00
Apoiadores  560,00
Demais interessados  676,00

Sobre o Programa de Ar Condicionado

Curso anterior:

1- Psicrometria                                             3, 4, 17 e 18/3

Próximos cursos:

3- Carga Térmica                                          12, 13, 26 e 27/5

4- Difusores e Dutos                                     9, 10, 23 e 24/6

5- Ciclos de Refrigeração                              7, 8, 21 e 22/7

6- Equipamentos de Ar Condicionado           4, 5, 18 e 19/8

De acordo com a ASBRAV “O aluno pode fazer qualquer um dos cursos e receber o respectivo certificado. Mas além disso, é possível pleitear o certificado Projeto de Ar Condicionado, fazendo os seis cursos e um estágio, ou trabalhar em empresa de Ar Condicionado por no mínimo 300 horas, com um Tutor na empresa que tenha CREA ou CAU. Para receber o Certificado terá que cursar as disciplinas acima, passar em duas provas e apresentar um Projeto de Ar Condicionado desenvolvido por ele durante o estágio e com ART (ou equivalente no CAU) em seu nome, aprovado pelo Tutor e por representante do Curso”.

O projeto final será entregue até o dia 30 de novembro, e as provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro. Caso o aluno não passe nas provas, será necessário fazer a recuperação em janeiro de 2018.

Redação do Portal WebArCondicionado.
Compartilhar: