[ x ] Fechar

WebArCondicionado marca presença no seminário do Qualindoor, da ABRAVA

  • 11 de junho de 2015
  • 2 Comentários

ProgramaçãoO Portal WebArcondicionado esteve presente na última quarta-feira (10/06) no seminário sobre Higienização em Sistemas de Ar Condicionado e Ambiente, realizado pela ABRAVA, através do seu Departamento de Qualidade do Ar de Interiores, o Qualindoor, em São Paulo.

As oito horas de seminário foram proveitosas e os profissionais puderam apresentar a importância da higienização consciente sob os diversos focos que fazem parte do tema.

O objetivo do evento de promover a troca de conhecimento técnico e científico sobre qualidade do ar de interiores foi alcançado com sucesso, assim como a discussão sobre novas tecnologias e procedimentos na manutenção, operação e controle de sistemas de ar condicionado.

Sobre as apresentações:
Giovanni Tagliari (Ecocleaner) - “Higienização de Ambientes”Giovanni Tagliari, da Ecocleaner, apresentou “Higienização de Ambientes”, abordando assuntos como a contaminação de ambientes fechados, como reter esses contaminantes e como manter o ambiente limpo e higienizado. Tagliari defendeu a utilização de carpete ao invés do piso frio. “O carpete serve como um filtro que retém poeira, ao contrário do piso frio que você varre e ela fica circulando no ambiente. Se higienizado da forma correta, os benefícios do carpete são maiores”.

“Higienização de dutos” foi o assunto abordado por Leonardo Cozac, da Conforlab Engenharia e vice-Leonardo Cozac (Conforlab Engenharia e vice-presidente do Qualindoor) - Higienização de dutospresidente do Qualindoor. Entre os assuntos levantados por Cozac estiveram o fato da casa de máquinas ser usada apenas para as máquinas, ao contrário do que muitas empresas fazendo, utilizando o local como um deposito. O engenheiro também aproveitou para defender o sistema de dutos, lembrando que o popular Split hi-wall não renova o ar, diferente dos dutos, onde há circulação com ar renovado.

A bióloga Maria José Silveira, do laboratório Controlbio, apresentou “Análises microbiológicas de ambientes Flávio Augusto Valledo Nascimento (Trox do Brasil) - Filtragem e Manutenção de Filtros de arclimatizados artificialmente”. Os principais contaminantes dos ambientes climatizados artificialmente, como bactérias, fungos, protozoários, vírus e algas foram abordados pela bióloga, que também deu diversos exemplos sobre formas de monitoramento para manter a qualidade do ar ambiental.

Flávio Augusto Valledo Nascimento, da Trox do Brasil, trouxe o assunto “Filtragem e Manutenção de Filtros de ar”, abordando os contaminantes do ar, os mecanismos de filtragem, a classificação dos filtros e normas referentes ao assunto.

Itamar Lima (Masstin) - Higienização de Máquinas“Higienização de Máquinas” foi o tema da apresentação de Itamar Lima, da empresa Masstin, que abordou o funcionamento das máquinas para então explicar sobre a higienização das mesmas, principalmente em componentes como o filtro, serpentina, ventilador e a bandeja de dreno.

Henrique Cury, da EcoQuest América Latina e presidente do Qualindoor, encerrou o dia de seminário, com o tema “Novas Tecnologias para a Higienização do Sistema de Ar Condicionado e Ambientes”. Cury abordou as tecnologias ativas, como ozonização, ionização contemporânea e foto-catálise, e as passivas, como filtros. Diversos testes de tecnologia realizados em universidades e instituições foram levantados por Cury, na intenção de demonstrar que novas tecnologias e estudos estão sendo criadas e o futuro pode ser próspero.

Ao final do evento conversamos com o presidente do Qualindoor, Henrique Cury, confira o vídeo abaixo.

O que é Qualindoor?
O Qualindoor é um dos diversos Departamentos Nacionais da ABRAVA criado em 09 de abril de 2008. Ele visa garantir a qualidade do ar de interiores através de ações voltadas à organização, interlocução, integração e conscientização de práticas comerciais e tecnológicas de entidades e empresas deste setor.

Sua missão é: promover eventos e treinamentos; troca de conhecimentos e de discussão de problemas relacionados com o setor através do fórum; participação ativa nas principais negociações nacionais e internacionais e de acordos técnicos e comerciais de interesse do setor; participação na elaboração da política industrial e comercial brasileira, colaborar com as autoridades no estudo e solução das questões relacionadas ao setor; contribuir para criação e revisão de Normas; publicações de artigos técnicos; incentivo a gestão voltada para qualidade, com base nos conceitos de tecnologia, modernidade, preservação ambiental e responsabilidade social.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "WebArCondicionado marca presença no seminário do Qualindoor, da ABRAVA"