VRF: ligações elétricas das evaporadoras e condensadoras

Por Otto Rezende *

13.1 - As ligações elétricas de força das condensadoras são normalmente trifásicas 3f+n+t(380 v) ou 3f+t (220 v), observando-se logicamente a bitola dos cabos de acordo com as potências das mesmas.

13.2 - As evaporadoras normalmente são monofásicas 220V e devem ser aterradas. Logo abaixo você pode ver um esquema unifilar com as ligações de potência e interligações dos cabos de comunicação entre evaporadoras e condensadoras.

Clique na imagem para ampliar


Como podemos observar, o cabo shield sai da condensadora, onde é ligado nos bornes correspondentes. A malha do shield é ligada à terra, passando pelas evaporadoras e fazendo uma ligação em série. Atenção para a polaridade.

A malha do shield não precisa ser aterrada nas evaporadoras, mas precisa ser contínua até a última evaporadora do sistema. Desta maneira, quando energizamos o sistema, a placa de rede da condensadora reconhece todas as evaporadoras que estão ligadas no cabo de rede, e quando ligamos qualquer uma das evaporadoras pelo controle remoto a condensadora também correspondente via rede e entra em funcionamento para atender à carga  solicitada por esta evaporadora.

Podemos ver na imagem que nas placas de rede das condensadoras também temos saída para comunicação entre as demais condensadoras e saída para automação, que podem ser integradas ao sistema de automação central do imóvel.

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

22 ideias sobre “VRF: ligações elétricas das evaporadoras e condensadoras

  1. Observando de longe a instalacao de um splt eletrux 9000,vi q o tecnico antes de fazer toda eletrica ele abriu a evaporadora e mudou a posicao de um dos fios q era verde. Porq tem q ser feito esse procedimento? Ja q ja tava tudo na posicao de fabrica.
    Por favor me expliq se isto e important

  2. tenho varios ar condicionado carrier e estao aparecendo o erro 8 e uma luz vermelha parecendo um sininho o que sera que esta acontecendo e o que devo fazer ? obrigado

    • Olá Fernando,

      infelizmente, no momento, não possuímos este esquema, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
      Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.

      Agradecemos seu contato.

  3. bom dia !!
    Sr Otto Rezende
    Acabei de instalar um midea vrf modelo mdv-12w/ddn1(b) com 9 evaporadoras 8 com controle de fio e uma com controle sem fio.

    O comando liguei L N FASE P Q E INTERLIGAÇÃO DE TODAS AS EVAS LIGANDO TAMBEM NA COND E ABCDE CONTROLE …….. A EVAPORADORA LIGA MAS A CONDENSADORA NAO PARTE ! O QUE PODE ESTA ACONTECENDO ?

  4. Boa noite,
    Estou precisando do esquema elétrico completo da cassete 36.000 btu`s (da evaporadora modelo 40kmc0360ba02thc), agradeceria muito se puder me ajudar.

    Atenciosamente

    Erom

  5. Srs., Muito boa Noite!!!
    Devo comunicar-lhes, que a dúvida que tinha, no dia 8 de outubro, com relação a uma luz verde da evaporadora piscando, no Split Cassete de 36000 btus, já foi resolvido, porém o que acontece no momento é que a evaporadora está bloqueando de gelo. Tudo indica que o sensor de temperatura está com defeito, mas já fiz o teste de continuidade e não acusou tal defeito, o que pode ser??? Seria excesso de gás, ou não tem nada à ver?

    Mas uma vez agradeço a colaboração dos amigos neste blog!
    Um forte abraço à todos!!!

    Mário Jorge

  6. Prezados Senhores,
    Boa noite!!

    Estou com uma dúvida, e espero contar com sua colaboração!!! Em um aparelho tipo Cassete Carrier de 36000 btus está com a luz (verde) da placa receptora piscando e o ventilador da evaporadora inicia o funcionamento, mas para aos 30 segundos. A fim de evitar comprar peça errada, gostaria de saber que tipo de problema seria esse. Será que os senhores poderiam me ajudar??? Fico muito grato!!!

      • Srs., Muito boa noite!!!
        No dia 8 deste mês eu estava com uma dúvida à respeito de uma luz verde (piscando) na evaporadora de um Cassete de 36000 btus Carrier. Pois é, esse problema já foi resolvido, só que depois de algumas horas de funcionamento as aletas da evaporadora ficam bloqueadas com uma parede de gelo. Será o sensor de temperatura, ou existe algum outro problema, tal como axcesso de gás?. Obs. Fiz o teste de continuidade no sensor e não acusou interrupção de corrente. Obrigado pela colaboração de todos e até outro dia!!!

        Mário Jorge

        • mario a evaporadora pode estar com muita sujeira ou o filtro sujo. mas veja tambem a valvula de espansao na entrada do evaporador pois se ela, estiver na posiçao contraria o evaporador vai broquear de gelo pode me ligar 81 98100741

  7. gostaria de saber qual o código da parte externa da máquina Electrolux 58.000 ciclo reverse

    são 4 chaves que estão em determinadas posições. a 1 pra cima a 2 e 3 esta para baixo e a última esta para cima..

    existe uma sequencia correta para essas chaves?? para acionar o compressor?

    obrigado!!

  8. Gostaria de tirar uma duvida por favor comprei um ar condicionado por um preço ate bom
    O aparelho externo `o Springer Maxiflex modelo 38mqa00951ms 9000 BTU
    E o aparelho interno o TRANE modelo MCW 512k 10 rab pretendo instalar o aparelho
    E split
    Sou tecnico de maquinas de lavar Geladeira e condicionado de Janela naõ sei como
    Interligar na parte eletrica a borneira de ligação é o seguiinte no evaporador N1 2 3 e terra o aparelho que vai fora a borneira N° 1 2N 3 4 e terra desde ja fico muito agradecido