Você já ouviu falar em aparelhos de ar condicionado que não necessitam de unidade externa? Sim, existe. A equipe da WebArCondicionado encontrou duas empresas que comercializam estes aparelhos aqui no Brasil. A portuguesa Sanostra, com filial no Rio de Janeiro, e a italiana Artel, com filial no Rio Grande do Sul.

Sanostra 
Sanostra 01A empresa é fabricante, importadora e distribuidora de diversos equipamentos e tecnologias no setor da construção civil, de elevadores e sistemas de aspiração de pó. Na área de climatização, além de ar Condicionado sem unidade externa, ela trabalha com cassetes e sistemas VRF.

Características do aparelho sem unidade externa:
Nome: Sanostra 01
Capacidade: 11.000 BTUs
Não necessita de dreno
Design moderno
Tamanho diferenciado
Controle remoto

Como é feita a instalação e como funciona?
Aplicação SanostraNa parede, são feitos dois furos com diâmetro de16 cm, por onde é feita a troca de calor com o exterior.  Junto ao aparelho, vem um tubo de 60 cm que será introduzido na parede, e duas grades que são fixadas pelo lado de dentro da parede, podendo ser pintada na cor da fachada.

Artel
Artel DivaAtuante no mercado internacional de tratamento de ar, produz e distribui uma ampla gama de aparelhos de alta tecnologia, entre eles, o Diva, ar condicionado sem necessidade de unidade externa.

Características do aparelho sem unidade externa:
Nome: Diva
Capacidade: 9.000 e 12.000 BTUs
Não necessita de dreno
Design semelhante ao de um Split hi-wall
Controle remoto

Como é feita a instalação e como funciona?
Modelo Diva, da ArtelO aparelho é embutido na parede, onde a unidade condensadora fica totalmente inserida, ficando aparente apenas a unidade evaporadora. O conjunto é fixado diretamente sobre o local desejado. Suspenso, onde todo o equipamento é fixado no local ou em janelas, utilizando a abertura já existente.

Funções
Refrigeração
Aquecimento
Desumidificação
Ventilação

Vantagens
De acordo com Alberto Costa, representante da empresa Sanostra, além de não necessitar da unidade externa, este sistema também não necessita de dreno, pois a água da condensação é evaporada e conduzida para fora através dos tubos de exaustão de ar quente.

A instalação é feita de forma rápida, pelo lado interno da edificação, sem precisar de andaimes, garantindo a segurança do instalador.

A parte estética do prédio não é prejudicada.

O aparelho pode fica apoiado no chão ou em um suporte, ou até mesmo pendurado na parede.

Outros modelos
Na Europa existem alguns modelos que são capazes de climatizar dois ambientes, utilizando apenas um motor, com duas unidades que podem ser instaladas juntas ou separadas, de acordo com as necessidades específicas do local. Porém, esta tecnologia que ainda não chegou no Brasil.

Você conhece algum outro ar condicionado sem unidade externa comercializado no Brasil? Compartilhe conosco!

Redação do Portal WebArCondicionado.