[ x ] Fechar

Verão árabe poderá alterar a data de realização da Copa de 2022

  • 11 de setembro de 2013
  • Nenhum Comentário

Atualizado em 07/10/2013

Joseph Blatter - Presidente da FIFA

A Copa do Mundo de 2022 já tem data e local agendado. Será realizada no Catar entre os meses de junho e julho. No entanto, desde já, a execução do Mundial de Futebol está gerando polêmica por dois motivos. Primeiro, houve a especulação de que o país comprou votos para se tornar sede do evento. Em seguida, o outro agravante que vem sendo discutido sãos as altas temperaturas projetadas para os meses da Copa. O verão árabe é rigoroso e marca facilmente 50º entre junho e julho, período que acontecerá o evento.

A situação tomou esta dimensão depois que o presidente da FIFA, Joseph Blatter admitiu um possível erro sobre a escolha do país. “Após muitas discussões, deliberações e revisões críticas de todos, tirei a conclusão de que realizar a Copa do Mundo no auge do verão do Catar não foi uma coisa muito responsável. Por isso que fui a público e sugeri que a Fifa revisse o período de realização do evento”, afirmou Blatter.

Copa poderá ocorrer no inverno
Mesmo com a implantação de um moderno sistema de climatização individual, anunciado em maio deste ano, o chefe da FIFA sugere que o Mundial seja alterado para os meses de dezembro e janeiro. Porém, a realização no período de inverno do hemisfério norte não agrada a maioria das pessoas. A troca de datas resultaria em problemas com o ajuste dos calendários nacionais e também em entraves com divulgações e publicidades do evento.

Joseph Blatter ainda citou que o regulamento da FIFA não determina que a Copa seja realizada obrigatoriamente nos meses de junho e julho. Segundo ele, os documentos só expressam a vontade de fazer o evento neste período, e não determinam uma obrigação. Numa etapa inicial, o suíço informou que o Comitê Executivo da FIFA irá se reunirpara discutir quais serão os efeitos da possível mudança. É. Tem casos que nem ar condicionado de alta tecnologia salva. A preocupação da entidade é principalmente com os turistas. A decisão, sobre a mudança ou não de data, ocorrerá após a Copa de 2014.

O que o Catar diz
Segundo eles, mesmo no forte calor, já existe a tecnologia que fará a Copa ser realizada no meio do ano e transcorrer sem problemas. “Mesmo em uma situação de calor extremo, temos a tecnologia necessária para que o Mundial aconteça. Estamos preparados pra isso”, afirmou o comitê organizador através de nota oficial.

Catar

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de MSN Esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *