[ x ] Fechar

Válvula Reversora: O que é e Como Testar

  • 19 de abril de 2018
  • 4 Comentários

válvula reversora de ar condicionado

Você sabe o que é a Válvula Reversora e qual sua função nos aparelhos de Ar Condicionado? Também conhecida como Válvula de 4 vias ou Válvula Inversora, essa peça é responsável por mudar o ciclo do ar-condicionado do quente para o frio, e vice-versa.

A seguir vamos conhecer essa parte vital do equipamento e como ela funciona.

Composição da Válvula Reversora

A peça também é chamada de “4 vias” porque de um lado da válvula existe apenas um tubo de conexão, vindo do compressor, e do outro existem três tubos de conexão. Dois desses são de saída (descarga) e o outro é o de retorno para o compressor, sempre instalado no meio dos outros dois.

Outra parte importante da válvula é a solenóide instalada do lado de fora do corpo principal da Reversora. A solenóide é uma bobina que ativa outros pequenos tubos ligados ao corpo da Válvula Reversora, fazendo pressão nas laterais dessa para que o êmbolo dentro da peça se desloque para a direita ou para a esquerda.

composição da valvula reversora

A Válvula Reversora no Ciclo Frio

O êmbolo que fica dentro da Válvula Reversora está sempre fazendo a ligação entre dois tubos de conexão, sugando o gás e o jogando de volta para o compressor. Quando se desloca para um lado, ele permite a passagem do gás para um dos tubos de saída.

Quando o gás, que vem quente do compressor, entra pelo tubo de descarga que leva ao condensador, o gás é refrigerado e enviado para o evaporador, que refrigera o ambiente. Depois disso, o gás retorna à válvula pelo outro tubo de descarga, passa por dentro do êmbolo que o joga no tubo de conexão central, que leva ao compressor novamente.

valvula reversora no ciclo frio

A Válvula Reversora no Ciclo Quente

A solenóide é ativada e pressuriza a válvula, jogando o êmbolo para o lado oposto. O tubo de saída que estava fazendo conexão com o tubo central passa a ficar aberto para receber o gás quente vindo do compressor. Só que este outro tubo de descarga dá direto no evaporador, que por sua vez aquece o ambiente ao invés de refrigerá-lo.

O gás quente então passa pelo condensador, é refrigerado e volta para a Válvula Reversora pelo outro tubo de descarga, passa por dentro do êmbolo que o joga no tubo de conexão central, que leva ao compressor novamente.

valvula reversora ciclo quente

Como soldar a Válvula Reversora

Para vedar completamente a passagem do gás quente e frio, o êmbolo interno da válvula é revestido de pequenos anéis de náilon, ou por uma cobertura de borracha em alguns modelos. Essa proteção fica em contato direto com o corpo da válvula, que é de metal. Portanto, ao soldar os tubos de conexão da válvula, o técnico precisa ter muito cuidado para que o corpo da peça não seja aquecido, pois isso derreteria a proteção e o êmbolo perderia a eficiência, levando a um mau funcionamento do ar-condicionado.

Cuidado com a solenóide

Um dos métodos de fazer a soldagem sem aquecer o corpo da válvula é mergulhá-la em água fria, deixando para fora apenas as pontas dos tubos a serem soldados. Também não é aconselhável soldar a válvula com o cilindro em qualquer outra posição que não seja a horizontal, para não danificar o êmbolo.

Outro cuidado é com os filamentos da solenóide, que são muito finos e ficam na parte exterior do corpo da válvula. Essas pequenas conexões são essenciais para o funcionamento da peça, e podem ser facilmente rompidos durante a instalação.

Como testar a Válvula Reversora e Por que ela congela

Para testar se a vedação interna de uma Válvula Reversora foi comprometida ou não, basta ligar o aparelho e verificar se mais de um tubo está aquecido. Quando funciona corretamente, a válvula aquece apenas um deles.

O que também pode ocorrer é o congelamento, mas isso é sinal de vazamento ou bloqueio/entupimento em algum ponto do percurso do gás, fazendo-o se concentrar em algum ponto da válvula. As causas desses problemas normalmente são choques e más instalações.  

Preços da Válvula Reversora

O WebAr fez um levantamento sobre os preços da válvula de acordo com a potência do ar-condicionado. Para aparelhos domésticos, que variam entre 7.000 e 9.000 Btu, a peça custa em torno de 130 reais, podendo variar um pouco pelo fabricante.

Essa pesquisa foi feita em abril de 2018.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Válvula Reversora: O que é e Como Testar"

  • Excelente informação. Ajuda muitos técnicos inclusive iniciantes a fazer um diagnóstico mais preciso em relação ao compressor.

  • quero parabenisar este site maravilhoso, trazendo sempre informações relevantes sobre refrigeração, me interesso muito por refrigeração automotiva, é do seu conhecimento algum site, parecido com vcs, sobre esse assunto?????

    • Olá, Edson.

      Agradecemos pelo elogio e ficamos contente em ajudá-lo. Nós temos alguns materiais sobre refrigeração automotiva, você pode acessar clicando neste link.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição. Muito obrigado!