[ x ] Fechar

Vale a pena o instalador também vender ar-condicionado?

  • 22 de agosto de 2017
  • Nenhum Comentário

Difícil encontrar um profissional que não tenha feito essa pergunta para si mesmo. Alguns acham que vale a pena, pode ser uma renda a mais. Outros profissionais entendem que é melhor deixar a venda para as lojas e continuar focando apenas em instalação e manutenção. Separamos abaixo alguns prós e contras sobre as duas ideias.

Acesse a maior lista de profissional de climatização do Brasil

Não vale a pena instalar e vender aparelhos de ar condicionado

De acordo com José Alberto Pinheiro, da JANP Refrigeração e Climatização de Ambientes, do Rio de Janeiro/RJ, “É melhor focar na instalação e manutenção, até por que os distribuidores pagam muito pouco, no máximo 5%. Tô fora!”. Ideia compartilhada com o profissional Glédson Roque, de João Pessoa/PB: “Melhor focar em serviços. Muita dor de cabeça vender máquinas”.

Claro que vale a pena vender aparelhos de ar condicionado e instalá-los

Para Rafael Prediger, da Refrigeração Preditec, de Lindolfo Collor/RS, “a vantagem de vender, por mais pouco que se ganha na comissão, é você garantir a instalação. Hoje em dia o cliente já prefere comprar de quem vai instalar, o motivo é a garantia, se der problemas sempre fica aquele um empurra pro outro. Se o cliente comprar direto do instalador, além da responsabilidade ser total do vendedor/instalador, os distribuidores fornecem peças em garantia, então você tem aval do distribuidor pra dar a garantia de fábrica pro cliente, isso diminui a burocracia pro cliente em casos de garantia”.

Josiane Rocha, da Tempo Bom Climatizações, de Passo Fundo/RS, acredita que compensa vender aparelhos: “Vale muito a pena! Além de garantir a instalação, você ganha a comissão e o seu negócio gira muito mais”.

Segundo Jaime Carvalho, da Carvalho Ar Condicionado, de Santa Bárbara Do Oeste/SP, “vale muito a pena! Além de você dar a sua garantia tem a do fabricante e a do revendedor. Ótimo! Ressaltando que tem clientes que preferem comprar o próprio equipamento, daí eu ressalto sobre a garantia. Vale muito a pena você ter a parceria de revenda ou direto da fábrica, como minha empresa que somos autorizados de várias marcas”

Leia também: Profissional de climatização: saiba como atrair mais clientes para o seu negócio

Depende: vender e instalar os aparelhos de ar condicionado pode ser uma boa ou não

Marcelo Freitas, da Eletroar ar condicionado, de São Vicente/SP, faz uma ressalta: “acho que depende da infraestrutura de sua empresa, se você for pequeno, é claro que melhor não misturar”.

O que as lojas dizem sobre a venda de aparelhos por parte dos instaladores?

De acordo com algumas lojas que conversamos, mas optaram por não se identificar, é comum manter parcerias com instaladores em troca de uma porcentagem, que geralmente fica em torno de 5% da venda, para o profissional.

“O instalador que deseja ser parceiro nesse sentido pode levar a comissão desde que se acresça ao valor do pedido. Quando o instalador aceita esse tipo de negociação nós deixamos bem claro que não vamos tratar com o cliente, ele por conta própria fecha toda a venda e traz o pedido praticamente com tudo pronto, para que possamos finalizá-lo”.

Com o crescimento do e-commerce, esse tipo de ação ocorre cada vez menos, já que o cliente pode fazer uma pesquisa de forma rápida sobre o valor do produto, se é viável ou não. Devido a isso, o número de instaladores parceiros para venda de produtos vem caindo.

Uma das lojas que conversamos realizou uma pesquisa interna para verificar o ciclo de instaladores que eram parceiros e tinham essa possibilidade de venda de produtos, mas apenas 3% conseguiam executar todo o processo até efetivar a venda.

Nossa sugestão é que o instalador avalie os prós e contras dessa possibilidade, converse com parceiros que utilizam essa prática, se realmente vale a pena e também converse com lojas de sua preferência, que mantenha um bom relacionamento e entenda bem o processo a ser realizado.

Queremos saber a opinião dos nossos leitores. Vale a pena?

Até a próxima, pessoal

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *