[ x ] Fechar

Uso de disjuntores em ar-condicionado

  • 08 de outubro de 2013
  • 329 Comentários

Disjuntor em ar condicionadoA instalação elétrica está ligada diretamente com a durabilidade e desempenho dos condicionadores de ar, sejam eles tipo split ou janela. Por isso, na hora de instalar um aparelho, o profissional técnico deve avaliar itens como tensão da rede, voltagem do equipamento e localização das unidades. Algumas questões úteis serão levantadas neste texto a fim de orientar profissionais e usuários. Lembrando que todo o processo de instalação deve ser feito por um profissional habilitado.

Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Uso de disjuntor
Todo ar condicionado deve ser ligado a um disjuntor, pequena caixa com um interruptor que fica próximo do aparelho. O disjuntor serve para proteger os circuitos, isto é, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite ele desarma automaticamente, preservando o eletrodoméstico de curtos circuitos e aquecimentos. Existem diversos tipos de disjuntores, sendo o termomagnético o mais usado no Brasil em instalações residenciais.

Cada qual com o seu igual
Por puxarem muita energia, cada ar-condicionado deve ser instalado a um disjuntor exclusivo. Esta segmentação de disjuntores por eletrodomésticos e ambientes serve para proteger o circuito elétrico do imóvel. Profissionais recomendam que quando mais segmentado for o sistema elétrico melhor, mantendo cada equipamento em um circuito individual.

Amperagem necessária
Cada disjuntor tem uma amperagem que deve ser definida de acordo com a potência do eletrodoméstico a ser ligado. No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9 mil BTU usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18 mil BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente.

Leia Também:  Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?

Irregularidades
No entanto, muitos técnicos não cumprem as indicações e acabam fazendo instalações erradas que comprometem o ar condicionado. Alguns deles colocam dois ou mais aparelhos em um disjuntor só, elevando a amperagem do dispositivo. Ou ainda há quem não use disjuntor na instalação, o que pode comprometer a vida útil do aparelho, pois ele fica sem proteção no circuito.

Adaptação da rede para splits 220v
Os splits só podem ser instalados em redes bifásicas ou trifásicas, por isso não existem splits de 110v (exceto alguns modelos de window split). Então, quem tem imóvel monofásico (110v) e precisa instalar um split precisa solicitar junto à concessionária de energia a liberação de mais uma rede, tornando assim sua residência bifásica (220v). Assim que liberado, o morador deve contratar um eletricista para preparar as esperas que receberão o AC split. Neste momento o técnico em climatização tem o sinal verde para instalar o split.

Leia mais: Afinal, posso ou não posso usar transformador no ar-condicionado?

 

Exceções à regra
A potência também vai influenciar no tipo da rede utilizada. Segundo profissionais de HVAC, a grande maioria dos equipamentos com até 30 mil BTU podem ser ligados em rede bifásica. Potências acima disso necessitam de rede trifásica (380v). Contudo, esta regra pode perder a validade levando em conta algumas especificações contidas em alguns produtos de determinados fabricantes. Na dúvida, o que vale são as informações contidas nos diagramas elétricos ou manual técnico do AC.Disjuntor em ar condicionado janela

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

329 Ideias sobre "Uso de disjuntores em ar-condicionado"

    • Olá Nestor,

      em cursos específicos do setor se aprende a fazer os cálculos. Participe do nosso Fórum, pois lá profissionais do setor poderão lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Joel,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Para dúvidas técnicas aconselhamos o nosso Fórum, que fizemos especialmente para tirar dúvidas e trocar experiências.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia!!

    Gostaria de saber , sobre “Disjuntor” ,porque tenho um ar condicionado e qual é o tempo ideal para desligar o disjuntor após o Ar ser desligado no controle?

    Ou desligo o Ar e o disjuntor em seguida?

    • Olá Hemerson,

      o disjuntor não precisa ser desligado. Mas se mesmo assim você preferir desligar, pode ser em seguida, não precisa esperar nenhum tempo.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho 2 ar condicionados splits de 9000 btus…
    A rede é com fio de 6mm. Qual seria o ideal, usar 2 dijuntores de 40A, um pra cada ar condicionado
    ou 2 dijuntores de 25A, um pra cada ar condicionado?

    Obrigado!

  • Na instalação do ar Split , tem como instalar um medidor de consumo so pra ele , para que se possa diferenciar o consumo deste aparelho do consumo do resto da casa ?
    Agradeço a orientação .

  • Ano passado mudei a fiação da casa para fio de 10mm já tenho um ar instalado, com seu devido disjuntor..
    A pergunta é, essa fiação suporta outro as condicionado em outro cômodo da casa?

    Não gostaria de sobrecarrega-lo..
    Agrado resposta.

    Muito obrigada.

  • Bom dia, vi que agora existe ar condicionado split inverter 110v, eu posso instalar esses aparelhos em redes monofasicas? No caso, eu economizaria energia mesmo em 110v? Estou perguntando pois meu cunhado tem esse aparelho mas é em220v e a energia dele diminuiu bastante.

  • caso uma residência seja monofásica vou utilizar um transformador (127para 220) para o ar split (220v) preciso instalar o disjuntor ((potência do equipamento/pela tensão)) entre o ar e o transformador ou não precisa.

    • Olá,

      nós não indicamos instalar transformador em ar-condicionado e sim, pedir alteração da rede para bifásica. E o uso de disjuntor é muito importante.
      Se quiser opiniões de profissionais do setor, compartilhe sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Diego,

      os técnicos que consultamos explicam que sim. Pois se ocorrer um superaquecimento o disjuntor não vai desarmar. Mas aconselhamos que converse com um eletricista para ver a possibilidade. Poste sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado, para que alguém consiga lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Mike,

      o aconselhado pelos profissionais eletricistas é que o ar-condicionado tenha um disjuntor exclusivo para ele, pois é um equipamento que puxa muita energia elétrica.

      Obrigado pelo contato.

  • Sou técnico e projetista de instalação elétrica. Gostaria de receber informações sobre capacidade de disjuntores e bitola de cabos para instalações diversas de seus equipamentos

  • FIZ UMA INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO DE JANELA, COM UM DISJUNTOR E TOMADA (CAIXA EXTERNA COM DISJUNTOR E TOMADA PARA AR CONDICIONADO) E USAMOS UM FIO DE 4MM INTERLIGADA COM A CAIXA DO DISJUNTOR E COM UMA TOMADA QUE TEM PRÓXIMA DA TOMADA DO AR (NA CAIXA COM DISJUNTOR) ISSO É POSSÍVEL?

  • bom dia, muito boa sua informação, mas eu preciso se vc pode me ajudar de como ligar o ar-condicionado direto sem o uso do controle só chave disjuntora, quero dechar ele num gral determinado e ligar e desligar sem controle. fico no aguardo caso possa me ajudar obrigado

    • Olá Maykon,

      acredito que não tenha como fazer isso, pois os aparelhos geralmente não oferecem essa opção. Se tiver como, estará explicado no manual do usuário. Caso não possua o manual informe o modelo e marca do seu aparelho para que eu tente encontrá-lo.

      Obrigado pelo contato.

      • Não sei se todos, mas vários modelos de split tem uma chavezinha (dentro da tampa frontal da evaporadora, que pode ser colocada em AUTO, o que faz com que o aparelho ligue automaticamente quando a luz retorna em caso de falta de energia, ou no seu caso, quando o disjuntor é ligado. Não creio que isso seja aconselhável, porque vários split executam alguns processos quando são desligados, tais como fechamento das aletas e sopro de ar durante alguns minutos para evitar bolor, etc..

    • Olá Jonathan,

      sim, segundo o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório em ar-condicionado. Veja o que diz a norma: “Casos em que o uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório… c) os circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior”

      Obrigado pelo contato.

  • gostei das dicas :
    porem ao executar uma instalaçao eletrica para um ar condi cionado , como fazer quan do o ciente nao sabe a capacidae do ar que ele vai usa?

  • boa tarde , gostaria de uma informacao , um ar condicionado 110v ligado em um fio de 2,5 pode cair o rendimento dele?
    o meu gela mt pouco e é novinho ;S

  • Gostaria de saber se e possível instalar dois ar condicionados em paralelo de 7500 btus em rede 220v utilizando um disjuntor bipolar de 20 amperes,visto que o quadro só tem um espaço para um disjuntor .

    • Olá Dario,

      essa questão de disjuntor para ar-condicionado precisa ser seguido a risca para evitar curtos e até mesmo incêndios. O correto é usar um disjuntor para cada aparelho. De acordo com a Siemens, para um aparelho de 7500 BTU, um disjuntor de 7,5A já é suficiente.

      Obrigado pelo contato.

  • olá queria saber se existe uma possibilidade de adaptar um botão para ligar e desligar o ar condicionado de janela? queria adaptar tipo um interruptor para ligar e desligar o ar. tem como se estiver manda pra mim o esquema por favor!

  • Caro,

    Boa Tarde

    Necessito dirimir uma dúvida :

    Meu eletricista mandou eu comprar disjuntor 16A curva c bipolar para instalação de aparelho split ? Está correto…. outra existe recomendação de marca ou seja a marca siemens é a melhor ?

  • eu tenho um ar de parede consul 10.000 e moro numa casa que bate sol o dia inteiro tem problema deixar ele ligado direto ou da algum tipo de problema ??

  • Boa tarde, de uns dias pra meu ar condicionado split springer 18.0000btus parou de funcionar, digo ele liga, funciona a ventilação, mas na hora de partir o compressor ele está desligando o disjuntor, o que será que pode ser?

  • Bom dia! Gotaria de saber é necessário acolocação do disjuntor ao lado da tomada ou se pode ser no quadro de distribuição do apartamento.
    Pergunto pois no meu apartamento já existe tomada expecifica para o ar condicionado, e já existe disjuntores expecíficos no quadro. Porém, no manual de instalação do equipamento, está dizendo “o disjuntor deve ficar próximo ao aparelho”.
    Desde já obrigado!

    • Olá Homero,

      o ideal é que fique próximo ao aparelho. Mas aconselhamos que converse com o instalador, de preferência um autorizado da marca.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola!! tenho um ar de janela 7500 instalado.. mais com tomada sem dijuntor.. o dijuntor exclusivo ira me da alguma economia a mais de energia? ou é mais pra proteger o sistema dele msm? o tecnico que instalou falou que na precisava de um dijuntor.. pq ja tinha o de casa, e caso tivesse algum pico, o de casa ja dispararia contando toda energia, após ler esse anuncio, acho que esse tecnico n era tão tecnico assim =( acoselha eu instalar um dijuntou pra ele? 7500 é um dijuntor de quanto? e vai economizar mais energia? obgg

    • Olá Israel,

      não encontramos essa informação. Cada disjuntor tem uma amperagem a ser definida de acordo com a potência do ar-condicionado. É possível conferir no próprio manual ou na etiqueta da condensadora do aparelho qual a amperagem necessária expressa pelo fabricante. Mas acredito que 15 ou 20 seja muito alto para 11500 BTU.

      Obrigado pelo contato.

  • Eu vou instalar um ar condicionado split de 9000btu/h, mais minha energia é de 110v, nesse caso irei usar um autotransformador de 5000v.
    Dessa forma eu irei utilizar o disjuntor antes do autotrasnformador.
    Pensando nisso qual disjuntor devo usar em minha energia de 110v?

  • Eu fiz um comentário sobre como descobrir a potencia para ar condicionado para estalar disjuntor na amperagem correta.Só errei no nome do site na1° vez que coloquei webcontinental e o certo é Webarcondicionado vlw. aguardo contato.

  • Bom dia
    O dijuntor que fica ao lado do meu ar condicionado é de 25 A.
    Comprei um ar ontem e resolvi testar a tomada antes que ele chegue em minha casa.
    Quando liguei o meu celular para carregar na tomada do ar condicionado e ativei o dijuntor ficou dando pico de energia no celular, como se eu tive ligando e desligando ele da tomada.
    Tem alguma coisa a ver com os amperes do disjuntor ou é problema na tomada?
    Obrigado

    • Olá Felipe,

      carregador de celular é para funcionar em qualquer tipo de tomada sem causar nenhum pico de energia, portanto, aconselhamos que chame um eletricista para verificar.

      Obrigado pelo contato.

  • Muito boa suas explicações!!!
    Me tire uma duvida, tenho um ar 10000 consul de janela, instalado corretamente com um disjuntor só pra ele, mas quando passa das 17 horas ele fica desligando o compressor o tempo todo, o que pode está havendo!!!!

    • Olá Carlos,

      a grande maioria dos aparelhos de ar condicionado funcionam assim, como as geladeiras. Apenas os aparelhos inverter não desligam o compressor.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, muito bacana esta troca de informações.
    No meu caso, tive a placa queimada de uma evaporadora de um Fujitsu Multisplit. Buscando algumas explicações na internet, me parece que pode ter ocorrido uma sobrecarga no aparelho e queimado a placa. Isso o técnico não disse porque poderia levar a conclusão que foi feita uma má instalação elétrica, já que não há os disjuntores individuais, apenas aquele na caixa central de disjuntores. No meu caso, é um tri-split, deveria ter disjuntores individuais conforme a capacidade de cada evaporadora? Estou um pouco confuso. Obrigado.

    • Olá Filipe,

      se a alimentação elétrica dele é feita pelas evaporadoras (unidades internas) sim, deveria ter um disjuntor para cada uma.

      Obrigado pelo contato.

  • boa noite!!! tenho uma Duvida, o disjuntor é pra proteger a rede ou o aparelho? porque tenho uma loja e pedi pra instalar um ar condicionado de 60,000 BTU trifásico e o eletricista passou três cabos 10mm e um 4 mm de aterramento só que ele não terminou o serviço e não voltou mais, na especificações do fabricante do ar falava que o consumo nominal do ar é 17 amperes o cabo então teria que ser um 4 mm e um dijuntor de 25 certo ? mais agora que o cabo que ele colocou é 10mm qual disjuntor eu uso? de 25 ou de 50? é bom colocar um dispositivo DPS? se puder tirar essa duvida fico ricamente grato, abraços

    • Olá Marcos,

      cada disjuntor tem uma amperagem a ser definida de acordo com a potência do ar-condicionado, assim como os cabos. Por isso, aconselhamos que chame outro profissional para verificar. Essas questões técnicas nós não temos como lhe responder, somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Para encontrar profissionais técnicos próximos de você, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Oi, meus pais tem um ar de 7.500, se eu instalar outro no meu quarto de 7.500 será que a luz aguenta ( não desarma ) no caso somando tudo daria 15.000 BTU, no caso seria um dijuntor de 15 para cada. A luz aqui no RJ e 110v e gostaria de saber se a luz aguentaria ou teria de colocar um fio de 2,5mm no meu ar ?

  • Por favor tire uma dúvida, estive lendo seus comentários sobre condicionadores de ar SPLIT, casa monofásica tem por obrigação solicitar junto a concessionária rede bifásica, caso contrario se me for negado o direito de ter bifásico nunca podei ter instalado em minha casa um aparelho SPLIT, ou tem outra forma para a instalação. gostaria que está dúvida fosse retirada, visto que tenho ouvido informações de que: também podem ser instalado sobre um transformador próprio para este tipo de ar condicionado, é verdade ou não.

    Grato.

  • Contratei um instalador para instalar um ar novo de 18.000btus, mas ele não fez o processo e vácuo alegando que ao fazer a medição com o manômetro a pressão do gás estava ideal. Também ele não realizou carga de gás. É necessário a carga já que o ar split é novo? Devo chama-lo para fazer o processo de vácuo?

    Grato pela atenção.

    • Olá Alexandre,

      o aparelho já vem com gás de fábrica, porém, o vácuo é importante que seja feito. Solicite o processo de vácuo assim que for possível.

      Obrigado pelo contato.

      • Obrigado pela resposta. Contatei o instalador, ele disse que o processo de vácuo com a bomba é realizado apenas quando a tubulação excede a 5mts, no meu caso tubulação de 1,80mts o vácuo foi feito apenas liberando um pouco de gås. Está correto?
        Ele me forneceu nota fiscal com 1 ano de garantia na instalação. Confesso que não fiquei muito convencido…..

        • Olá Alexandre,

          o ideal é que sempre seja feito o vácuo, independente do comprimento da tubulação, é uma prevenção. Porém, infelizmente muitos instaladores se negam a fazer, pois toma um tempo a mais deles na instalação. Temos um texto sobre esse assunto, acesse aqui.

          Obrigado pelo contato.

  • Se não usar disjuntor, além do dano ao aparelho, há risco de incêndio? Na minha casa tem o disjuntor, mas a tomada e o plug não são compativeis, enquanto não acho o adaptador ideal, posso usar a tomada do split numa extensão até uma tomada normal?

    • Olá Tathiana,

      não aconselhamos que ligue seu aparelho em uma extensão direto na tomada, pois sim, o disjuntor protege o equipamento de curtos circuitos e aquecimento que podem causar incêndios.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostei muito da matéria e das explicações,técnicas pois, atuo na areia de manutenção e instalação de aparelhos, condicionadores de ar:parabéns, pela pagina que é altamente instrutiva e de um alto nível técnico alto .

  • Bom dia .

    Para um ar condicionado de 10000 BTUs onde potencia e de 980w ligado em 127V, devo utilizar um disjuntor de 10A. Porque existem caixas de comando de ar condicionado que já vem com disjuntor e tomada, só que o disjuntor é de 25A. Neste caso é só substituir o disjuntor desta caixa?

    • Olá Alexandre,

      aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com outros profissionais, participando do Fórum do Ar Condicionado, pois somos um comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, não temos conhecimento técnico.

      Obrigado pelo contato.

  • oi gente eu tenho um ar condicionado de 10000btus e potencia 220v, gostaria de saber se ele pode ser instalado com disjuntor de 20A e fios de 6mm?
    Agradeço.

  • N igreja que faço parte, estamos vamos climatiza-la, tem uma área de 170m2 com pé direito 6m. Temos aproximadamente 200 membros.
    Gostaria de saber quantos ar cond. e de quantos BTUs.

    • Olá Davi,

      nesse caso, você precisa chamar um profissional técnico para avaliar o local e fazer um dimensionamento correto, pois nossa calculadora de BTUs está programada para ambientes com pé direito padrão (aproximadamente de 2,60 m a 3,00 m). Se precisar de indicação, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.

      Obrigado pelo contato.

      • N igreja que faço parte, estamos vamos climatiza-la, tem uma área de 170m2 com pé direito 6m. Temos aproximadamente 200 membros. Podemos posso colocar na altura de “3,00m”, pois os ar condicionados me dá a flexibilidade de trabalho (resfriamento) na horizontal e vertical, estou certo?.
        Gostaria de saber quantos ar cond. e de quantos BTUs.

        • Olá Davi,

          não, somente uma empresa especializada poderá fazer esse dimensionamento corretamente, nós temos como base essa calculadora de BTUs que está configurada para ambientes com pé direito de no máximo 3 m. Infelizmente não temos como lhe dizer a quantidade de BTUs e quantidade de aparelhos porque não temos conhecimentos técnicos. Somos um portal comparador de preços e escrevemos matérias sobre climatização baseando-nos em manuais.

          Obrigado pelo contato.

  • Meu ar condicionado foi instalado uns dois dias, e agora que chamei um eletricista aqui em casa para ligar a fiação, funcionou uns 2 minutos e desligou sozinho, e não ligou mais o que devo fazer? Obrigado

    • Olá Walter,

      assim a distância fica difícil de fazermos uma avaliação. Sugerimos que chame novamente o eletricista, pois ele tem o conhecimento técnico para lhe ajudar.
      Ou, se precisar de indicação de outros profissionais, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia ! Aqui na minha casa é Trifásica, sendo ”uma fase” para o primeiro piso, e ”uma fase” para o segundo andar. poço puxa um fase de cada andar pra criar 220v ?

    • Olá Rodrigo,

      aconselhamos você a contatar um eletricista pra ele avaliar se essa ligação pode ser feita sem problemas.

      Obrigado pelo contato.

  • Prezado já tenho um split 12000 instalado com disjuntor na caixa de disjuntor de 20A e fio de 2,5mm. Quero agora instalar um inverter de 12000Btu e gostaria de sua opinião sobre as seguintes opções quanto a instalação elétrica:

    1) Instalar o segundo ar no mesmo disjuntor mantendo o cabo de 2,5mm
    2) Instalar o segundo ar no mesmo disjuntor trocando o cabo para 4,0mm
    3) Instalar o segundo ar em um disjuntor separado a ser colocado perto da unidade condensadora e não na caixa de disjuntores

    Obrigado

  • instalei tres splint de 60 mil btus cada, em galpão de 17 de Comp. 10 de Larg. 6 de Alt. fio 6m/m dijuntor de 50 amp. quando eu ligo as tres maquinas o dijuntor desarma. qual o dijuntor ideal a ser usado. desde já agradeço pela dica.

    • Você deve separa os circuitos, creio que as máquinas devam ser trifásicas, sendo assim vc deverá colocar um disjuntor tripolar geral e um tripolar para cada uma das máquinas, o tripolar geral deverá ser maior que os das máquinas.

      Ex: Se os disjuntores das máquinas forem de 30A, o Geral deverá ser de 100A.

      • Cada aparelho deve ser ligado individualmente, para evitar desgaste no circuito como também prejudicar o bom funcionamento dos mesmos.

  • a minha rede e de 110v , existe alguma possibilidade de transformar somente uma tomada da casa em 220v para ligar um ar condicionado split.mim responda o que devo fazer para alterar esta voltagem sem o uso de um transformador . obrigado

    • Olá Adaelson,

      pode sim. Você precisa fazer uma solicitação à concessionária de energia elétrica da sua cidade e em seguida chamar um eletricista para fazer essa alteração.

      Obrigado pelo contato.

    • sou eletrotécnico e posso orçar um aumento de carga para sua residencia, pois somente com aumento é possível instalar com segurança e manter a garantia do aparelho.
      21 7762-4134

  • Boa noite.

    Tenho um ar de 10.000 BTUS 110v e o eletricista usou um disjuntor de 40.

    E pelo que li o necessário seria 20.

    Isso dá algum problema?

    Obrigada desde já.

  • Bom dia tenho uma dúvida, tenho um ar condicionado da Consul modelo bem estar 9000 BETUS FRIO,220 V coloque um disjuntor bifásico de 25 A para proteção do equipamento e, além disso, um dispositivo de proteção de surto DPS iClamper Pocket 3P Transparente só que este equipamento suporta 10 A . Será que esta quantidade de amperes suporta o ar condicionado? Grato.

      • Não foi informado a bitola dos condutores elétricos desse circuito, só lembrando que disjuntores são para proteger o circuito, nesse caso já que usou um disjuntor 25A seu circuito deverá ser de no mínimo 4mm.

  • Eh sério essa bobagem que acabei de ler, que split só pode ser instalado em BIFÁSICO?

    1. Existe ar condicionado 110v SIM!!
    2. Em estados onde a rede 220v é monofásica fica como???

    • Olá André,

      ar-condicionado 110v existe sim, o que o texto diz é que “não existem splits de 110v”. E quem tem rede 220v não precisa alterar. Como explicamos no texto, “quem tem imóvel monofásico (110v) e precisa instalar um split precisa solicitar junto à concessionária de energia a liberação de mais uma rede, tornando assim sua residência bifásica (220v)”.

      Obrigado pelo contato.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    • Olá, Deoclecio.

      Não apoiamos essa ação, pois cabos de bitola inferior ao aconselhável poderão ser danificados ao longo do tempo de uso do ar-condicionado, assim como os próprios equipamentos correm o risco de não funcionar corretamente.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, eu instalei recentemente um ar condicionado split de 220v em um transformador, tudo de acordo com voltagem e os fios mais grossos porém não coloquei disjuntor…..realmente é preciso colocar esse disjuntor? Caso sim, vc me aconselha a colocar ele antes ou depois do transformador? É verdade que com o transformador 3000VA de 110 para 220 vai consumir mais energia?

  • tenho um ar Springer de 220v, 7500btu e minha rede é bipolar de 110v, comprei um transformador elevador de 3000va liguei o ar as 22:00hrs e +- as 3:00hrs manhã acordei com o ar desligado e o transformador ligado; estava quente que é normal, desliguei e as 7:00hrs manha liguei novamente e o ar funcionou o que pode ter acontecido., por que o ar condicionado desarmou.

  • Por favor, tenho uma instação elétrica que era para um chuveiro da suite, que vou usar para instlar apenas o ar condicionado, ele já tem um dijuntor na caixa de fusivel, eu preciso colocar um dijuntor ao lado do ar condicionado.
    obrigado.

    • Olá Alexandre.

      Se for o disjuntor adequado, pode haver uma distância entre ele e o aparelho sim. Em média, é cerca de 20 metros.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia.

    A informação da rede é para splint, porém, minha casa é monofásica e desejo colocar um ar cond. de janela 10.000 BTUs (já calculado).
    O profissional da área fala em instalar um transformador, eu li a vossa informação negativa.
    O quê fazer?

    • Olá Márcio,

      o ideal é chamar um eletricista para avaliar antes, se não houver a possibilidade de instalar um disjuntor.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber que fiação e disjuntor eu uso para meu ar condicionado de 12000 btus de janela.
    Voltagem de 127v.

    Abs e obrigado pelas dicas!

  • ola! gostaria de saber o seguinte: fiz um circuito com cabo de 6mm saindo do quadro, e distribui para 2 circuito de 2,5mm para dois ar de 12mil btus a questão é: se eu posso usar 1 dijuntor de 40 A para segurar os dois ar.

    • Olá Joel,

      conforme o texto acima, “por puxarem muita energia, cada ar-condicionado deve ser instalado a um disjuntor exclusivo”. Um aparelho de 12000 BTUs pode ser ligado em um disjuntor de a partir de 10,6 A.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, amigo gostaria que você me tirasse uma dúvida, moro em casa alugada e percebi que no quadro só tem 1 disjuntor que distribui toda a fiação para a casa, e vi que não tem espaço para colocar outro disjuntor, vou colocar um ar condicionado Split, gostaria de saber se eu posso pegar uma fiação de uma tomada mais próxima do ar condicionado e colocar em um disjuntor e desse disjuntor eu colocaria a fiação na tomada que eu irei ligar o ar condicionado, esse procedimento pode ser feito, ou eh arriscado? pois o disjuntor central fica um pouco longe do quarto que quero instalar o ar condicionado.
    ou terei mesmo que puxar o fio diretamente do disjuntor central para o disjuntor do ar condicionado? obrigado

  • Ola comprei uma ar condicionado portatil Springer 12000 BTus 110v Potencia 1400W minha rede e de 110 v consigo usar o equipamento sem fazer alteração na rede. Ou preciso colocar tomada de 20A.

    Obrigado.

  • Alguém sabe me informar qual o milimetro do fio devo usar pra instalar um ar de 7500btus Electrolux 110v, se serve um de 2,5mm ou 4,0mm qual o melhor para não forçar demais…

  • meu ar funcionava bem , ate alguem trocar os fios , meu ar funcionava junto com o a l-/:igacao do banheiro com uso do dijuntor , agora estou ser ar e ninguem sabe fazer o que faco <

  • Minha rede é monofásica e já tenho dois split de 12 btus e estou querendo colocar mais um de 30 btus , porem as estaloções são individuais ,, posso fazer isso ?

  • tenho um ar condicionado 30000 btus. Depois de algum tempo ligado ele para de funcionar,e duas luzes no display começam a piscar e para o

    funcionamento.O disjuntor e de 25A da simens e nao desarma e a fiaçao e de 6mm separada so para ele.Algem poderia me ajudar por favo.

    • Olá Wesley,

      ele pode estar com alguma programação. Sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:

      -Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
      -Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Remover as pilhas do controle remoto.
      -Aguardar de 01 a 02 minutos.
      -Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
      -Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
      –Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
      Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
      Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.

      Obrigado por seu contato.

  • Boa tarde,
    Comprei um Split de 12000 btus, vou conecta-lo na rede elétrica do meu antigo ar condicionado de janela que tem um disjuntor de 25A e fio de 4mm,
    A pergunta seria o seguinte tem problemas já que o disjuntor é daqueles antigos Lorenzetti Pretos?
    Ou tenho que mudar para outro?

  • Olá, boa noite.

    Comprei um Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo – 12.000 Btus, Frio e estou com duvida na instalação eletrica. Pelo que vi, o produto consome 5 A. Minha ideia é puxar a tomada com fio de 2.5 mm de uma rede de 6 mm (rede geral da casa). 2,5 mm é o suficiente? Pelo que vi ele segura ate 21 A sem aquecer. A rede é 220 V. Em relação a Disjuntor vi que o Siemens é o mais recomendado. De quantos A tem que ser o disjuntor para o meu split?

    Se puder me ajudar, lhe agradeço.

    Obrigado e parabéns pela materia.

  • Bom dia, Eu tenho um ar condicionado da marca Rheem, de 48000btus, que foi estalado na rede trifasse, com fio de 6mm. e um disjuntor bipolar de 30 amperes, chegou a funcionar, mas ultimamente vem desarmando o disjuntor com muita frequência, já troquei o disjuntor. mas continua desarmando qual seria o problema ? o disjuntor de 30A bipolar ta correto ?

  • Olá amigo tenho uma dúvida a principio simples pra quem entende do assunto, mas pra mim que não entende fica complicado. Tenho um ar de 9 mil no meu quarto nele marca que tem 4.20A e tenho um de 12 mil na sala que marca 5A. Na caixa de djuntores do meu AP marca 1 só disjuntor de 10A para tomadas de sala e quartos. Nesse caso o instalador não me falou nada, mas acredito que não posso ligar os 2 ao mesmo tempo certo? Ainda não liguei pq fiquei com medo. Obrigado

    • Olá Stelio.

      Na verdade, é recomendado um disjuntor específico só para cada aparelho. O de 9.000, por exemplo, o ideal seria um de 12A e o de 12.000, um de 15A no mínimo. Sugiro que contate um profissional para avaliar sua rede.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho um ar condicionado portátil, Springer, 12000BTUs, 3400Wats… posso usar um dijuntor/tomada de 20amperes no lugar da minha antiga tomada?
    Vou chamar um eletricista, mas já quero comprar o material e não quero ser “enrolada” com um monte de coisas desnecessárias, Obrigada!

      • Muito obrigada pelo retorno, no fim ele veio e dispensou o disjuntor… trocou a tomada e disse que aparentemente, por ter potencia nominal de 1540Wats, a fiação do meu apartamento “aguenta”… certamente que não estou 100% tranquila, mas trocar toda a fiação elétrica não estava nos planos…

  • Estou interessada em comprar um ar condicionado split de 24.000 Btus, mas, estou com receio de que minha rede elétrica não vá aguentar e eu não vá conseguir usá-lo.
    A rede da casa é antiga e possuímos um único disjuntor de 30 amperes para toda a rede da residência.
    Será que a eletricidade aguenta? Se eu comprar um ar de menor potência seria melhor?
    Já entrei em contato com eletricistas, mas nenhum soube me precisar se isso pode ou não ocorrer.

    • Olá Emeli.

      Um aparelho de 24.000 BTUs precisaria de um disjuntor de 30A apenas para ele. Quanto a fiação, é aconselhado que sera de 4mm. A ideia de adquirir um aparelho de menor capacidade é interessante, mas desde que seu ambiente consiga ser climatizado com um aparelho de menor capacidade. Aqui você pode saber exatamente quantos BTUs seu ambiente necessita.

      Obrigado pelo contato.

      • Também estou avaliando a instalação de um ar de 24.000 btus, consumo de 3218W em 220v. Não consigo entender por que a recomendação de um disjuntor de 30A, pois o fabricante (Samsung) recomenda um T3.15A no manual.
        Fazendo os calculos, um disjuntor de 16A atenderia, pois veja: 2318W / 220v = 10.5 A + 20% da carga de start => 14A
        Não seria um de 16A com fiação de 2.5mm suficiente? Já que o consumo continuado está na faixa dos 10.5A ?

    • Olá Luis.

      A princípio, de acordo com seus dados, tudo certo sim! Fios de 4mm devem suportar até 28A de energia, mas se apenas seu AC está instalado nele, a carga é bem menor.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, tenho um split consul 220v de 12000 btu que instalado na parede da minha sala e que foi já testado pelo instalador, porém ainda é necessário fazer a parte elétrica para poder utilizar ele na sala. Gostaria de saber se é melhor colocar o disjuntor junto com os outros na caixa elétrica que temos na cozinha do apartamento, ou se devemos colocar uma tomada com disjuntor ao lado do split. Também gostaria de saber se podemos utilizar a fiação de uma tomada que fica na parede mais próxima do split (mais ou menos 1,80m ou 2,00m de distancia) pra puxar a elétrica para ele. Na nossa caixa de distribuição os disjuntores são todos de 20A, exceto o do chuveiro, que é de 30A

    • Olá José.

      Creio que ambos os casos você não terá maiores problemas. Claro, desde que a fiação seja da espessura aconselhada. O ideal, é que o técnico na hora da instalação faça uma avaliação no local das possibilidade, apenas ele, no local, poderá avaliar corretamente.

      Obrigado pelo contato.

  • bom dia comprei dois ar condicionado de 80000 btus cada e tenho uma duvida sobre a parte eletrica dele a rede que tenho e trifasica 380v só que já aconteceu de faltar uma fase então se colocar o disjuntor ele ira desarmar quando estiver em duas fases ou tenho que colocar um contador e rele de proteção em cada aparelho para desarmar quando estiver em duas fases

  • Olá. Tenho um ar condicionado de 48000BTU/h, frio, constando 5000W. O mesmo é 380V e consta na placa 11A. Medindo no local a corrente, a mesma deu 11,1A. Porém, os técnicos pediram para colocar um disjuntor de 25A. Esta correto? Se sim, porque? Existe alguma particularidade para ar condicionado? Pois tanto placa como medição em campo constam em torno de 11A?

  • Esse negócio de nao poder usar transformadores está completamente equivocado. Só nao e possível usar um transformador monofásico em um ar condicionado bifásico, no caso, os apenas nos modelos acima de 30.000 btus. Os abaixo disso são monofásicos ~220v. Sabendo disso é perfeitamente possível instalar em conjunto de um trafo. No próprio site do fabricante é especificado que é possível (no meu caso, no FAQ da Midea). Se nao existissem os transformadores de tensão, hj em dia nada poderia ser ligado à tomada, visto as inumeras transformacoes a quais a eletricidade passa ate chegar em 127/220v em nossas residências.

    • Bom dia Jose Alfredo! pois é amigo, vejo alguns comentários negativo quanto ao uso de transformadores que nao sei mais o que faço. Comprei um Split de 12.000Btu’s Eletrolux, sendo que minha rede elétrica é monofásico (110v) e a concessionária de energia elétrica da minha região não está fazendo nenhuma mudança neste sentido. Se realmente eu perder a garantia do produto por conta desta instalação com transformador, como disse um comentário acima, vou ter que me desfazer do Ar condicionado. Será que é isso mesmo? Não ha risco na instalação de um tranformador que converta a voltagem de 110 para 220v?
      Obrigado amigo!
      marco

  • Gostaria de saber qual a amperagem do disjuntor que devo utilizar para a instalação de um Ar Condicionada da marca ELGIN de 12.000 Btus?

  • Bom dia meu amigo.Para um ar condicionado de de 9000 BTUS qual é o disjuntor adequado, sendo que a distância do quadro para o ar é de aproximadamente 5 mts.

    • ola sou eletricista e trabalho fazendo enumeras instalações, isto é possível sim, mais o seu aparelho estaria desprotegido, a corrente nominal de seu aparelho e de aproximadamente 16 A, isto em condições normais eu aconselho por um disjuntor termomagnético de 20 A e cabos de 2,5 mm, fica a dica um profissional qualificado fará com que o seu aparelho tenha uma vida útil maior.

      abraço

  • quando vc diz que os splits so podem serem ligados em redes bifasias ou trifasica vc se esqueceu de pesquisar mais algumas coisas como por exmplo em brasilia que a rede eletrica residencial e 220 monofasica fase e neutro, nao usamos duas fases para dar 220 v

  • instalaram meu split de 24.000 btus na minha casa,e 15 dias depois ele parou de funcionar a parte da condensadora.só funcionava a evaporadora com alarme desse tipo,E-9.mas o tecnico teve aqui e me disse que o disjuntor é inadequado,10 A.ele disse que houve queima de peças,nesse caso pode o compressor ter queimado,ou só a placa da condensadora pode ter sido danificada,já que eu sentir um cheiro de queimado no transformado dessa placa.obrigado!

    • Olá Beres.

      Quanto ao código, você pode observar aqui se consta a marca de seu aparelho e procurar pelo significado de E9. Já sobre o disjuntor, realmente é inadequado, poucos amperes para 24.000 BTUs.

      Obrigado pelo contato.

    • ola amigo sou eletricista, vejo que seu eletricista errou na escolha do disjuntor pois o seu ar e de 24.000 BTUs se a sua rede for 220 na tensão entre fase e neutro ou entre fases sua corrente no ar seria de aproximadamente 32 A o disjuntos pode não ter sido o causador de seus problemas pois ele não chegaria a ligar o seu ar pois a corrente seria tão alta para ele que ele iria desarmar protegendo seu aparelho, tenho certeza que seu eletricista deve ter errado na bitola dos cabos isto deve ter sido o causador do cheiro de queimado que você sentiu, os seus cabos deve ser de 4 mm, dá uma observada ai beleza.

      abraço.

  • Boa noite preciso de uma ajuda gostaria de uma ajuda,estou querendo presentear uma pessoa com um ar split sendo que na residência dela o relógio é monof, entrei em contato com a Light eles pedir para contratar um eletricista credenciado, sendo que o eletricista disse que para realizar esse procedimento seria necessário trocar toda fiação da residência de às condições financeiras da pessoa não permite ele tb não faz esse tipo de serviço, gostaria de saber se existe outro procedimento a ser realizado sem trocar tudo? É um prédio antigo, alguns moradores do AP já trocaram em obras sendo que essa pessoa não tem condições de trocar tudo

    • Olá Lu.

      Bem interessante sua dúvida, mas sugiro que coloque no Fórum, em troca de conhecimento técnico. Muitos profissionais participam e poderão lhe dar um auxilio correto.

      Obrigado pelo contato.

      • Boa tarde, nesse caso é necessário apenas a troca do disjuntor, colocando um de 50A e acrescentando um fio para ser ligado no poste, claro, depois de pedir troca do padrão com a concessionária. Portanto basta apenas puxar mais um fio do disjuntor para dar 220V dentro de casa. Não é preciso trocar toda a fiação. Seu eletricista tá querendo te enrolar. Sem mais.

  • instalei um ar cassete de 48000 btus funciono tudo normal ficou sem ligar durante um ano agora fui ligar o djuntor desarma qual sera o ploblema o djuntor e de 20A
    aguardo infomacoes

    • Olá Valdir.

      Creio que para esta carga de BTUs, seu disjuntor precisa conter maior quantidade de amperes. Sugerimos que contate um eletricista para avaliar.

      Obrigado pelo contato.

  • galera goataria de saber se eu posso ligar o ar condicionado diretamente pelo dejuntor, pois assim eu nao ficaria toda hora girando o botao do mesmo ????

      • Não. Não se pode. Disjuntor não é interruptor. O disjuntor possui um mecanismo de desarme que fica enfraquecido ou até mesmo deteriorado com o laga-desliga constante como se fosse um interruptor. Muitas pessoas fazem isso sem saber. Vc diminui a vida útil da peça e o pior, quando realmente precisar dele arrisca que não esteja funcionando e sua casa pega fogo.

  • Boa noite, olha so eu tinha um ar de 12000 btus e utilizava um transformador de 3000w, o técnico que instalou meu ar novo de 24 000 btus utilizou mesmo transformador e mesma fiação, mas isso nao funcionou por muito tempo, e me menos de um mes apos a instalação o transformador queimou. Pq será que isso aconteceu? Qual potencia devo compra agora?

    • Olá Leomara,

      conforme explicamos no texto, “é recomendado nunca ligar ar condicionado em transformadores, pois isto implica na perda de garantia do fabricante. Quando feito isso, o consumidor está confiando unica e exclusivamente no transformador. Por isso, se houver alguma falha no transformador, automaticamente o ar-condicionado será danificado”. E “Todo ar condicionado deve ser ligado a um disjuntor, pequena caixa com um interruptor que fica próximo do aparelho. O disjuntor serve para proteger os circuitos, isto é, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite ele desarma automaticamente, preservando o eletrodoméstico de curtos circuitos e aquecimentos”.
      Aconselho que procure a assistência técnica ou eletricista pra fazer as devidas alterações. Se precisar de indicação, acesse o nosso Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.

      Obrigado pelo contato.

  • A instalação feita com transformador elevador de 127 para 220V é confiável e segura desde que o profissional faça a escolha da potencia do trafo adequadamente. O resto é conversa fiada.

  • A não ser que esteja falando do tempo do “epa” mas atualmente a tensão em cada fase, como você quis abordar no texto, seria 127V e não 110V, que é o padrão das concessionárias (com variação de até 5% acima ou abaixo) e dos aparelhos que são fabricados para trabalharem com tal tensão, a maioria dos aparelhos elétricos não funcionaria ou não teriam desempenho correto trabalhando com uma tensão menor a que ele foi projetado.

    De onde surgiu essa ligação trifásica 380V? A sua ligação trifásica (127V entre fase e neutro como abordado no texto) continuaria sendo 220V. Ligação trifásica 380V só ocorre quando a tensão em cada fase for 220V.

    Exemplos:

    Ligação bifásica (127V por fase) = 220V

    Ligação trifásica (127V por fase) = 220V

    Ligação bifásica (220V por fase) = 380V

    Ligação trifásica (220V por fase) = 380V

    Ligação bifásica (380V por fase) = 660V

    Ligação trifásica (380V por fase) = 660V

    E assim segue.

    Nota: Alguns estados brasileiros possuem padrão 127V entre fase e neutro e outros 220V entre fase e neutro.

    • Sou eletricista recem formado, foi chamado para fazer uma instalação eletrica trifásico
      para dois aparelho de ar split, porém não verifique de quantos BTU É cada um .
      porém verificando, alguns comentários observei que ar ate 18 mil BTU instalou um
      djuntor de 20A. porem os aparelhos que tem lá são grandes eu calculei o djuntor de
      25A. estou certo ou não. aguardo a resposta
      muito obrigado.

      • manos, parem de falar tanta merda, o basico é facil, se o ac consome 4000w
        vc divide por 220v=
        dijuntor de aprox 20a.

        batata
        tenha sempre um extintor por perto para eventuais cagadas.

    • 6 mm para cada e na entrada do seu quadro geral deve aumentar a bitola também para 10 mm pois não ira adiantar faze o calculo na entrada do ar mais no seu padrão de entrada vc ter uma falha.

      sou eletricista em Pernambuco.
      aqui a tensão e de 220 entre fase e neutro e 380 entre fases, seu rede ai pode ser de 127 chame um profissional habilitado pra fazer o calculo das cargas ai em seu prédio ok

  • Moro num condomínio de apartamentos, voltagem 110V. Gostaria de instalar um split quente/frio de 18000 BTU. Como no caso o split é de 220v, para apartamentos também é possível solicitar individualmente mais 1 fase ao concessionário? Isso afeta os demais equipamentos (eletrodomésticos, computadores, etc) que já tenho em casa? Nenhum apartamento do condomínio tem ar condicionado instalado ainda.

    • Olá Marcelo.

      Os dois aparelhos 9000 seriam modelo janela e só ciclo frio ou window split? Melhor seria solicitar o 220v, caso no futuro coloquei um split hi wall ou janela ciclo quente/frio.

      Agradecemos seu contato.

  • Bom dia,comprei um ar de 10 mil btus e gostaria de saber se posso ligar o djuntor direto na tomada sendo que o meu relogio ele é trifasico.

  • o ar condicionado de 9000btus tem uma corrente de 12 amperes+20%=14.4 amperes.Não estaria errado o disjuntor de 15 amperes.Já que estaria muito próximo o ponto de desarme

  • Olá, eu preciso comprar um ar condicionado e gostaria de saber se posso ligá-lo na tomada normal que alimenta 3 cômodos de energia por um período de 2 meses até comprar a aparelhagem para instalá-lo individualmente? obrigado!!

  • Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida. posso usar um disjuntor monofásico de 40a, na instalação de um ar-condicionado de 7,000 btus

    • Olá Daniel.

      Conforme aconselhamos no texto “Mas em média, para aparelhos de 9 mil BTU usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18 mil BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente”. Para o seu de 7000, um de 10A já estaria ótimo. Se o seu desejo é colocar o de 40A mesmo assim sugerimos que consulte um técnico especializado.

      Agradecemos seu contato.

  • comprei um ar condicionado springer 10.000 btus de janela, fiquei apavorada , liguei somente 4 dias 4 horas por noite, ao todo ele funcionou 16 horas, o eletrecista fez direitinho fio de 6m, ja que a distancia do poste e 20m, dijuntor , tudo certo. so que ele desarma e arma , porque a tensao ta baixa ja vindo da rua, a tensao ta 101. nessas 16 horas ele gastou 230 kw, em um mes todo eu gasto 160 kw. Ah! meu relogio e monofasico 110, porque ele gastou tanto e por causa da baixa tensao? Me ajudem.

    • Olá Shirlei.

      Essa pergunta é bem técnica e seria aconselhado que alguém com conhecimento elétrico lhe respondesse.

      Sugerimos que olhe essa postagem e procure pela tabela que contenha o modelo do seu aparelho. Lá, você terá informações quanto ao consumo do aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  • Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Estava procurando informações a respeito de condicionadores de ar tipo split no Google e a página da webarcondicionado apareceu, depois de ler, vi algumas informações que não são totalmente coerentes, se fizessem consultas com um Técnico em Eletrotécnica, para um maior esclarecimento de alguns assuntos abordados, acredito que as informações repassadas para as pessoas seriam mais precisas.

    • Oi Pablo. Obrigado pelo seu contato.
      O assunto referente às instalações elétricas sempre rende bastante dúvidas.
      Qual informação não ficou clara para você?

  • Qual dijuntor tenho que usar para ar condicionado condicionado 10.000 btus? Podi ser instalado no relogico monofasico? Gasta 1020kw e economico ou nao?

    • Oi Angélica. Depende se o aparelho é 220v ou 110v. Verifique a voltagem do equipamento. Lembrando que nao exitem splits de 110v, exceto os split window que são uma mistura de janela com split.
      Todavia, para a instalação de um aparelho, você deve solicitar os serviços de um profissional técnico.
      Att

  • Prezados

    Porque os fabricantes não disponibilizam os equipamentos em bivolt 110/220v com a chave seletora manualmente ou automático para Split até 30.000 Btu’s, após 30.000 Btu’s exclusivamente 380V.

    Atenciosamente.

    Waldir Silva
    Gestor de Negócios
    Artelin Climatização e Serviços Ltda.
    Salvador/BA.

    • Olá Waldir.

      Não temos esta informação, mas o que observamos é que equipamentos de grande porte geralmente não usam chave seletora. É mais comum observarmos pequenos aparelhos ou portáteis com esse sistema.

      Agradecemos seu contato.

  • Bom dia. Sou Técnico em eletrotécnica e Eletrônica Industrial, bem como sou mecânico de Refrigeração. Na questão acima com relação ao uso dos transformadores com a finalidade de se obter 220VAC quando se tem somente 127VAC, sempre utilizei os transformadores e nunca tive problemas de nenhum tipo. O que se tem que ter cuidado é com o dimensionamento do mesmo em função do tipo de Ar condicionado. Há no mercado muitos fabricantes de transformadores que colocam uma potência escrita na embalagem e na realidade o dispositivo não tem as vezes a metade da potência informada. Mas há fabricantes que trabalham sério. Outra situação que acontece muito é o “profissional faz tudo” especificar o transformador na base do “achômetro” e aí o transformador é que leva a culpa. Isto é um mito que deve cair, pois o transformador é um dispositivo que irá elevar a tensão de 127VAC para 220VAC. No entanto muitos profissionais esquecem que o que está envolvido neste assunto é a grandeza Potência elétrica. Potencia Elétrica envolve resumidamente: Tensão e corrente -Volt/Ampere-(VA). O que se deve levar em conta de dimensionar um transformador para esta finalidade também é o tipo de equipamento pois alguns equipamentos, tem uma corrente de partida elevada. Tudo isso deve ser considerado e na dúvida, solicitar ajuda de quem entenda do assunto. Não é vergonha pedir ajuda, mas sim causar problemas incalculáveis a quem quer que seja.

    • Olá Alessandro.
      Acreditamos nas suas informações. No entanto, não recomendamos transformadores pois os fabricantes não dão garantia quando os aparelhos são ligados a eles.
      Obrigado pelo contato.

      • Bem, entendo então que nenhum fornecedor iria honrar a garantia, pois a tensão de 127VCA residencial é o resultado final do trabalho de inúmeros transformadores até a energia elétrica da estação geradora chegar a nossas residências (inclusive em alguns casos, por transformadores em instalações particulares.).