[ x ] Fechar

Uso de ar condicionado pode aumentar temperatura externa em até 1ºC, diz estudo

  • 18 de junho de 2014
  • Nenhum Comentário

O uso de aparelhos de ar condicionado está aumentando a temperatura ambienteOs aparelhos de ar condicionado criados para resfriar os ambientes estão gerando um efeito contrário em alguns lugares. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, o uso desses eletrodomésticos vem aumentando a temperatura em grandes cidades, principalmente durante a noite.

Segundo a pesquisa, o calor emitido durante o dia pelos aparelhos é praticamente imperceptível, visto que, a temperatura já é muito elevada. Entretanto à noite, o calor emitido durante horas de ar condicionado ligado podem causar um aumento de mais de 1ºC.

O problema acontece devido ao ar quente liberado pelos sistemas de refrigeração de casas, prédios e escritórios. Assim, quanto mais calor é liberado no ambiente, maior será a demanda pelos aparelhos e quanto maior o número de ar condicionado, maior será a quantidade de ar quente desprendido deles.

A equipe focou o trabalho no papel do ar condicionado na região metropolitana de Phoenix, Arizona, aonde a temperatura no verão chega a fazer 41º durante o dia e cerca de 30º à noite.

Mesmo não sendo um dos países mais quentes do mundo, nos EUA 87% das casas possuem ar condicionado e em muitas áreas o uso deles representa 50% do consumo total de eletricidade.

Entenda a pesquisa
Para realizar seus estudos, os cientistas da Universidade do Arizona analisaram as atividades meteorológicas de 10 a 19 de julho de 2009, dias esses de muito calor. Usando computadores e leituras detalhadas sobre o tempo, foi analisado o efeito dos sistemas de ar condicionado no ambiente externo. Apesar do maior uso desses durante o dia, o aumento da temperatura foi sentido sempre à noite.

Os pesquisadores apontaram ainda que este efeito não é o único que está esquentando as cidades. O trânsito, sistemas de transporte, iluminação, atividade industrial, asfalto, construções e o aumento da população, são alguns dos fatores que fazem com que alguns lugares têm temperatura média de 5º acima do normal.

“Nosso trabalho mostra que o uso de ar condicionado durante o dia causou um aumento de mais de um grau durante a noite. Este aumento da temperatura do ar exterior, por sua vez, provoca um aumento na procura de ar condicionado”, disse o pesquisador Francisco Salamanca, principal autor do relatório.

A matéria foi publicada na última semana, dia 09 de junho no Journal of Geophysical Research Atmospheres, revista científica americana, que trata de pesquisas e assuntos sobre a Terra.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *