[ x ] Fechar

Universidade do São Francisco, em Pernambuco, ganha uma sede sustentável

  • 19 de janeiro de 2016
  • Nenhum Comentário

Universidade do São Francisco, em Pernambuco, ganha uma sede sustentávelA nova sede do NEMA (Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental) da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina/PE é uma construção sustentável, que está aumentando muito a eficiência energética da instituição.

O Nema é responsável pelos projetos ambientais para a preservação e recuperação da flora nas áreas afetadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. O campus está funcionando desde abril de 2015, antes o núcleo funcionava em uma área cedida pelo Cemafauna (Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga).

Projeto e arquitetura
O prédio possui tecnologia própria para armazenar a água da chuva e foi construído de forma que a ventilação natural seja privilegiada. Além disso, foram implantados painéis solares fotovoltaicos para a utilização da energia solar.

A arquitetura das salas e laboratórios possui temperatura agradável o que ajuda a diminuir o uso de ar condicionado.

A construção é semelhante a um boqueirão (acidente topográfico típico do sertão nordestino), possui uma área úmida, com muita sombra e adequada para abrigar espécies de plantas que não necessitam da incidência de sol para se desenvolverem. Nessas áreas serão abrigadas plantas nativas como bromélias e orquídeas.

Nos jardins internos serão plantadas espécies comuns da caatinga, que necessitam menos de água e mais da incidência solar, como os cactos.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *