[ x ] Fechar

Ufal cria sistema que capta água do ar-condicionado de ônibus

  • 06 de abril de 2015
  • Nenhum Comentário

Divisão de Transporte da Ufal criou sistema que capta água do ar-condicionado dos ônibusO setor de Transporte da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), aderindo à campanha institucional “Consumo Consciente”, implantou um sistema de reaproveitamento de água nos equipamentos de ar condicionado dos ônibus rodoviários. Toda a água que seria jogada fora, é desviada para o esguicho do para-brisas, para a descarga e também para a pia do banheiro, com o objetivo de promover a economia dos recursos ambientais.

Sistema que capta água do ar-condicionado no ônibusEconomia comprovada
A iniciativa é pioneira no serviço público segundo o chefe da Divisão de Transportes da Ufal, Evandro Pinheiro. “Temos um baixo custo de instalação e enorme benefício para sociedade. Incluindo mão de obra e material, foram gastos 130 reais para instalação do sistema em cada ônibus. É uma excelente contribuição para minimizarmos o atual momento em que passamos com a crise hídrica e econômica”, disse ele.

A economia de água foi comprovada em uma viagem teste de Maceió até o Rio de Janeiro.  “Numa viagem desse porte, durante o trecho Maceió – Rio de Janeiro – Maceió, tínhamos reabastecer reservatório de água umas seis 6 vezes. Agora, com esse novo sistema, não foi preciso reabastecer em nenhum momento e ainda sobrou água no reservatório quando o ônibus chegou de viagem. Isso só confirma a economia e indica que estamos no caminho certo, que é reaproveitar para proteger nossos recursos naturais”, explicou Pinheiro.

Bojo que capta a água do ar-condicionadoDe acordo com Evandro Pinheiro, graças a implementação desse sistema, as reclamações por conta do mal cheiro dos banheiros, principalmente em viagens longas, acabaram. “Em percursos longos, a água não era suficiente e, por isso, o mau cheiro incomodava os passageiros, que usavam os banheiros e não havia água para a descarga e a pia. Agora, com água abundante eliminamos este incômodo para quem viaja”, completou.

Água da chuva também é coletada na Ufal
Outra medida adotada pela Divisão de Transportes da Ufal, é o aproveitamento da água das chuvas, que será utilizada na lavagem dos veículos e também da própria garagem central que está em construção no Campus A. C. Simões.

São inciativas simples nas quais não são necessários grandes investimentos, porém ajudam a diminuir um pouco os problemas causados pela crise hídrica em que o país se encontra.

Caso semelhante no Espírito Santo
Reaproveitamento de água do ar-condicionado de ônibus não é novidade aqui no blog. Em 2013 contamos o caso de um motorista, que, incomodado com a quantidade de água disponível no reservatório do limpador de para-brisa, resolveu criar um sistema que direciona a água do ar-condicionado, que antes pingava por todo o trajeto do ônibus, para a limpeza do para-brisa.

A ideia do motorista Douglas Lascosck, foi levada aos profissionais técnicos da oficina da empresa e logo foi colocada em prática. Leia o texto completo.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *