[ x ] Fechar

Tóquio 2020: rua é pavimentada para resfriar a temperatura da superfície nas Olimpíadas

  • 13 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

O Japão já está nos preparativos para as próximas Olimpíadas, e a preocupação com a climatização já foi revelada pelos asiáticos, que testaram um piso térmico para a redução de temperatura.

A prova foi feita por corredores de maratona em uma rua especialmente pavimentada para diminuir as temperaturas da superfície. O pavimento poderá ser usado nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, durante o mês de agosto, quando um intenso calor é esperado.

Leia também: Roupa térmica auxilia atletas a manter temperatura ideal para o corpo

Na maratona de cadeira de rodas, o corredor Nobukazu Hanaoka estava entre aqueles que testaram um trecho da via, no distrito de Shibuya, na capital japonesa. O ex-corredor de maratona Toshihiko Seko, que ganhou competições internacionais como a Boston Marathon dos anos de 1981 e 1987, também se exercitou sobre a pavimentação.

Rua refrigerada
Você deve estar se perguntando como essa tecnologia funciona. Segundo o Portal Mie, um material que reflete luzes infravermelhas é aplicado na via, e evita que o calor se acumule na superfície. Outra superfície pavimentada contém material que retém água, e sua evaporação resfria a temperatura do ar.

A tecnologia foi adaptada à 250m de pavimentação, para depois ser comparada com uma via “normal”, ou seja, sem o material utilizado para refrigeração. Após tocar a superfície onde correu, Seko disse ter sentido a diferença. “A pavimentação com isolamento térmico é claramente mais fresca”, confessa o ex-corredor.

Para se ter noção, a temperatura da superfície da via revestida com a tecnologia foi de 47,2ºC – 4,8ºC inferiores da pavimentação padrão. A via com retenção de água marcava 48,3ºC antes de ser molhada, e sua temperatura se manteve relativamente baixa, sendo reduzida para 40,6 graus até uma hora depois.

O ministério da infraestrutura adicionará os resultados desses testes aos seus estudos de pavimentos para cursos de corrida.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Portal Mie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *