[ x ] Fechar

Telhado verde criado por morador de São Luis economiza até 40% de água

  • 03 de março de 2015
  • Nenhum Comentário

Telhado verde criado por morador de São Luis economiza até 40% de água O Sistema do Batatã, que abastece água para grande parte da população de São Luis no Maranhão, está com apenas 1% da sua capacidade. Por esse motivo, mesmo com o período de chuvas previsto para os próximos dias, será necessário que os moradores redobrem os cuidados e passem a economizar água. Essa iniciativa pode fazer com que a Capital não passe por crises hídricas em 2015.

A água do reservatório garante apenas o bombeamento por mais 30 dias, em turnos de 12 horas, caso não chova.

Pensando nisso, o designer Júnior Ramos, criou um telhado verde, que coleta água da chuva. O projeto ajuda a economizar até 40% da água na residência e também na empresa do designer durante o mês.

Como funciona o sistema
No telhado foi plantado grama. Essa grama absorve a água da chuva e a transporta através de uma estrutura embutida na parede, com camadas de terra, isopor e brita, até uma caixa. Desta caixa, a água é redistribuída para as torneiras que regam a grama e para os banheiros.

Na laje, Ramos criou uma horta, irrigada também pelas águas da chuva, onde planta cebolinha, alface e tomate.

“O projeto nasceu da vontade de fazer algo pelo planeta. Eu tenho essa preocupação de como vai ser o dia seguinte, como será o dia dos meus filhos amanhã. Se cada um pudesse fazer só uma parte disso, seria um grande projeto onde cada um poderia ajudar um pouquinho”, incentiva ele.

Além disso, o mesmo sistema também reutiliza a água que é eliminada pelos aparelhos de ar condicionado.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de G1 Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *