[ x ] Fechar

Sistema de refrigeração termossolar consegue transformar o calor do sol em frio sem o uso da energia elétrica

  • 04 de março de 2015
  • Nenhum Comentário

Sistema de refrigeração termossolar consegue transformar o calor do sol em frio sem o uso da energia elétricaUma engenheira da Universidade de Puebla no México, desenvolveu um sistema de refrigeração solar capaz de funcionar como geladeira e também como ar-condicionado. O sistema termossolar consegue manter a água a uma temperatura de 9º C durante todo o dia e transforma o calor do Sol em frio sem a necessidade do uso da energia elétrica.

“Com essa temperatura é possível conservar alimentos, mas nosso objetivo é chegar a 5º C, o que tornará possível conservar pescado sem desnaturar as proteínas do peixe,” explicou a engenheira Susana Flores.

De acordo com Susana, com a geladeira termossolar será possível conservar medicamentos e vacina até mesmo em localizações remotas.

Como funciona
O sistema de refrigeração termossolar utiliza um ciclo termodinâmico de absorção que dura 24 horas para aproveitar o calor do Sol. O metanol é utilizado como refrigerante e zeólitas, um mineral altamente poroso, são usadas como absorvente.

“Durante o dia se produz o aquecimento, a desadsorção e o período de condensação. A energia solar aquece a zeólita e aumenta a pressão de vapor do metanol. Este refrigerante se condensa e é conservado em um tanque que alimenta o evaporador,” explica a engenheira e completa que a noite o processo é inverso, quando ocorre a evaporação, adsorção e o resfriamento.

“A temperatura da cama adsorvente diminui depois do pôr-do-sol, por isso a pressão do refrigerante se reduz e ocorre a evaporação, enquanto o adsorvente é esfriado. Durante este período o refrigerante começa a evaporar e é novamente adsorvido pela zeólita, gerando o esfriamento. O processo de adsorção continua toda a noite, até a manhã seguinte,” explica Susana.

O resfriamento com o uso do protótipo, chegou a 11º C em relação à temperatura ambiente. Porém essa temperatura pode variar de acordo com a incidência do Sol e dependendo da região e da estação.

O projeto ainda está em fase de otimização mas já tem empresários alemães interessados na tecnologia.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *