[ x ] Fechar

Setor de climatização aposta no verão para o crescimento nas vendas

  • 11 de dezembro de 2013
  • Nenhum Comentário

Setor de climatização aposta no verão para o crescimento nas vendas

As fortes ondas de calor que chegaram antes do verão em 2013 têm refletido no mercado de climatização, superando as expectativas do setor.

A aposta de fechar 2013 com um bom crescimento vêm sendo alertado desde setembro, onde a ABRAVA estimou uma alta nas vendas de 8% neste ano, ou seja, mais de R$ 30 bilhões de faturamento no setor de HVAC-R (refrigeração, aquecimento, ventilação e condicionamento de ar) em 2013, número muito superior aos 2,9% projetados para o PIB brasileiro.

Com a proximidade do verão, o mercado está aquecido e promete grande crescimento. O consultor comercial da Alpes Conforto Térmico, de Araraquara (SP), Danilo Reis, aposta em um aumento de 50% nas vendas de ares-condicionados e climatizadores durante esta estação do ano. “O grande boom foi na chegada do calor, em outubro, com 60% a 70% a mais que setembro. A média deve se manter em 50% de crescimento no verão. Classes B e C estão adquirindo muito, devido ao parcelamento de até 10 vezes.”

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) prevê uma alta menor para a Capital gaúcha, mas mesmo assim de grande valia. “É uma época de aumento nas vendas devido ao grande calor que faz na cidade. Os lojistas devem estar atentos ao estoque, ao bom atendimento e aos tipos de produtos mais procurados”, diz o presidente do Sindicato, Ronaldo Sielichow.

De acordo com o Sindilojas, os empresários porto-alegrenses esperam uma elevação média de 15% nas vendas nos meses de verão, na comparação com o mesmo período no ano passado.

Procura no mercado online
Quanto à busca dos consumidores no e-commerce, consultamos nosso comparador de preço do WebArCondicionado, referente ao início de outubro até o dia de hoje, e chegamos a conclusão que o consumidor está atento a economia de energia, pois os termos “Procel A” e “Inverter”, encabeçam a lista de maior procura no portal.

Quando o assunto é potência, 12000 BTUs é a mais procurada, seguida de longe por 9000 e 18000 BTUs. Referente aos modelos de aparelhos, o Split Hi-Wall realmente caiu nas graças do público, sendo o de maior número de buscas. O ar-condicionado tipo janela, apesar de perder mercado, também continua sendo bem procurado, estando entre os cinco principais termos de busca no site.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Sindilojas e Araraquara.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *