[ x ] Fechar

Setor coureiro calçadista investe em climatização para diminuir perdas da matéria-prima com o calor

  • 26 de março de 2012
  • Nenhum Comentário

Texto extraído do site Segs.com.br

A produção do couro exige, entre outros cuidados, o controle rigoroso de temperatura e da umidade e os aparelhos de climatização se tornaram uma alternativa econômica e eficiente nesse processo. O controle de temperatura e umidade auxilia produtores, indústria e comércio da região do Vale dos Sinos. Presente na Fimec, em Novo Hamburgo, a empresa de climatizadores Joape exibiu a técnica e funcionamento dos equipamentos no evento que iniciou no dia 20 de março e encerra na noite de 23 de março.

Esse ano o Verão foi muito rigoroso em todo o estado do Rio Grande do Sul. Em Novo Hamburgo e Campo Bom, onde há uma concentração muito grande de fábricas de calçados e produtos de couro, houve uma grande procura pelos climatizadores, segundo o distribuidor Joape na região, Pedro Kayser.

– Para a parte da produção das indústrias o climatizador tem sido muito útil. O ventilador, nesses casos, praticamente não resolve nada porque ele só faz a movimentação do ar. Já o climatizador, limpa, hidrata e refresca o ar – explica.

Além do benefício proporcionado com bem-estar aos trabalhadores, o controle de umidade e temperatura ajuda a manter a qualidade da matéria-prima.

– No verão o que acontece são muitos dias sem chuva com baixa umidade relativa do ar. Isso prejudica porque quebra a flor do couro. Chegamos a vender até para expedição em algumas empresas, porque diminui o índice de perdas de material – completou Kayser.

Além da exibição de toda linha de climatizadores para indústria, comércio e residências, a feira serviu para realização de negócios com outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A Fimec é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, e contou com aproximadamente 1.200 marcas, através de 600 expositores de 22 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *