[ x ] Fechar

Rebaixamento em gesso para ar condicionado Cassete

  • 11 de fevereiro de 2014
  • 4 Comentários

Rebaixamento em gesso para AC casseteConsiderado um dos modelos mais elegantes que existe no mercado, o ar-condicionado Cassete é discreto e eficiente. Este tipo de aparelho é Indicado pra ambientes que necessitem de potência, mas que ao mesmo precisem manter a estética do projeto. A sua estrutura permite ficar embutido no forro, sendo a opção predileta de muitos arquitetos. No entanto, todo este charme traz algumas implicações bem particulares que devem ser observadas pelo olhar de um profissional habilitado.

Split Cassete sem acabamento no forroOs aparelhos K7, como também são chamados, necessitam de acabamento especial para efetivar a sua beleza. Geralmente o remate é feito em gesso, mas pode ser encontrado em outros materiais como forro mineral, PVC ou madeira, dependendo do caso. A altura do rebaixamento vai variar conforme o modelo da unidade interna do ar condicionado. Antigamente, a evaporadoras partiam de, no mínimo, 40 cm. Hoje já existem modelos mais compactos que permitem 30 cm de rebaixamento aumentando as possibilidades de uso.

Pensando em todos os setores envolvidos, a redação do Portal WebAr entrevistou três profissionais para saber o que eles acham sobre a utilização deste tipo de equipamento:

Rebaixamento em gesso para AC CasseteA arquiteta Carolina Esteves comenta que, sempre que possível, dá preferência para o modelo Cassete em seus projetos. Segundo ela, os principais motivos são a estética e a possibilidade da renovação do ar. “Eles são ideais, pois a evaporadora fica diluída na composição. Os K7 não conflitam com os outros elementos do projeto. O fluxo da saída de ar destes equipamentos também acaba sendo mais confortável, de maneira mais uniforme no ambiente. Além disso, eles promovem a renovação do ar, o que é muito importante para quem está no cômodo. Ao contrário dos splits hi-wall, grande parte dos modelos já conta com esta função.”

Ar condicionado split CasseteO consultor técnico em climatização Salvador Fraga comenta que o aparelho tem um nível de dificuldade simples de instalação comparando a qualidade do sistema em questão. Contudo, ele faz uma ressalva quanto à questão estrutural: “Eles são muito eficientes, existindo diversos modelos que já contam com quatro ventiladores de distribuição de ar independentes. Mas, sem o acabamento necessário, teremos uma caixa metálica de aproximadamente 30Kg pendurada no meio da uma laje. Com certeza isto comprometerá a questão visual.”

Para Michel Pereira, proprietário da empresa Gesso Braz, o tipo de gesso utilizado varia de acordo com as características de cada projeto. “Para acabamento perfeito utilizamos Rebaixamento em gesso para AC Casseteo gesso tradicional. Já o material acartonado, que também é chamado de drywall, é muito utilizado, mais rápido, maleável e prático. Cada caso é um caso. A decisão final deve ser de acordo com o proprietário juntamente com o arquiteto responsável.” Para Michel, o rebaixamento em gesso pode ser feito antes ou depois da instalação do aparelho.

Recomendações estruturais
O Modelo K7 precisa estar integrado com a interface elétrica, hidráulica e arquitetônica do ambiente. Segundo técnicos, a instalação geralmente é 50% a 70% mais cara do que sistema de split hi-wall, em função da diferença no sistema hidráulico e elétrico (bomba de dreno).

Todos os profissionais entrevistados nesta matéria apontaram que para a utilização deste equipamento é necessário observar as medidas de pé-direito do ambiente previamente. Não recomenda-se quando o teto for abaixo de 2,40m (pé-direito padrão) ou maior que 4m. Muito baixo ele trará desconforto pelo vento insuflado diretamente no rosto das pessoas e muito alto, no inverno, as pessoas podem sentir frio, visto que o ar quente tente a subir.Ar condicionado split Cassete

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

4 Ideias sobre "Rebaixamento em gesso para ar condicionado Cassete"

  • Olá,
    Eu gostaria de saber de quais instalações – elétrica e hidráulica – ele precisa para pode funcionar. Preciso especificar em um projeto, e quero coloca-lo, mas não sei se ele precisa de algo especial. Ele funciona com duas partes, certo? Uma que fica fora da casa, e a que é instalada no forro. Como ocorre a ligação entre os dois?

  • Boa tarde.
    Caso o forro de gesso existente não tenha 30 cm de rebaixo é inviável a instalação, ou existe acabamento opcional lateral para o aparelho, com rebaixo menor do que 30 cm.
    Agradeço.
    Att:
    Edson A. Martins.

    • Olá Edsonugusto.

      Tudo vai depender da medida do forro que você já tem. Se for menor que 30 cm fica bem complicado colocar um k7. Caso seja maior, você deve verificar a medida da unidade interna dos aparelhos antes de instalar, desta forma você deve procurar um aparelho com a medida semelhante ao seu forro.
      Além disso, sugiro que você converse com algum profissional do gesso para verificar adaptações.

      Obrigado pelo contato.