[ x ] Fechar

Projeto “Minha Casa, Minha Vida” usa espuma ecológia em construções

  • 15 de outubro de 2012
  • 2 Comentários
Projeto ?Minha Casa, Minha Vida? cria residências com materiais sustentáveis

Casa protótipo em Brusque (SC) feita com painéis de aço recheados com espuma

Como construir uma casa ecologicamente sustentáveis? O programa ?Minha Casa, Minha Vida? adotou um conceito diferente na construção das unidades populares, que estão sendo construídas a partir de uma tecnologia que utiliza aço e espuma ?ecológica? nas paredes.

O modelo, criado numa parceria entre a empresa Fischer e a indústria Purcom, utiliza uma espuma de poliuretano que preenche os painéis de aço. Esse material é feito sem utilização do gás HCFC (hidroclorofluorcarbono), gás empregado em condicionadores de ar e de refrigeração o qual o Brasil pretende abolir até 2040. Assim, o projeto garante um padrão de sustentabilidade à produção.

Vantagens:

Mas não é no apenas no aspecto ambiental que esse projeto traz benefícios. As casas que usam a espuma ecológica possuem melhor isolamento acústico, resistência ao fogo e maior conforto térmico, reduzindo assim a variação de temperatura.

Além disso, a construção das casas é muito mais rápida: enquanto as unidades convencionais de 39 m² demoram cerca de 120 dias para serem construídas, as unidades que possuem a espuma ecológica são concluídas em apenas quatro dias.

Por outro lado, por ser uma técnica recente, a utilização da espuma ecológica tem questões a serem resolvidas: as construções apresentam pouca flexibilidade para fazer modificações, dificultando a realização de reformas. Além disso, é possível ver os encaixes dos painéis, interferindo no acabamento.

O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal no fim de 2010 e oferece um modelo com 39,41 m², variando de R$ 28 mil a R$ 33 mil. Até o momento duas casas protótipas foram desenvoldias, uma em São José dos Campos (SP) e outra em Brusque (SC), com previsão de entrega de 2 mil unidades. As residências sustentáveis já foram construídos na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Projeto ?Minha Casa, Minha Vida? usa espuma ecológia em construções

Protótipo construído em Palhoça (SP)

Veja também: Projeto universitário reduz variação térmica em residências de madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Projeto “Minha Casa, Minha Vida” usa espuma ecológia em construções"