[ x ] Fechar

Projeto ensina como reaproveitar água do ar-condicionado

  • 26 de janeiro de 2015
  • 4 Comentários

A ideia de reutilizar a água que pinga dos aparelhos de ar condicionado serviu como impulso para a professora Juliana Girardello Kern criar o projeto sustentável vencedor da 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Com o título de “Reúso da Água de Condicionadores de Ar para Irrigar Hortas Suspensas”, a mestra de biologia esteve entre os 39 vencedores do concurso na categoria Temas Livres, subcategoria Ensino Médio.

O projeto
Desenvolvido com 40 alunos de segundo ano do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas (TO), a ideia do trabalho surgiu em 2013, quando Juliana criou um protótipo como experiência com apenas dois alunos envolvidos. Mas o projeto só veio a ser posto em prática de abril a outubro de 2014, com a participação da professora de língua portuguesa.

A bióloga mostrou aos alunos o desperdício de água proveniente do ar-condicionado e explicou que aquela água poderia ser reutilizada. “Pensamos em uma horta, mas a horta comum seria apropriada para pessoas que moram em casas, não em apartamentos. Chegamos então à conclusão de que deveríamos fazer uma horta suspensa”, explicou.

Sendo assim, com a turma dividida em grupos, cada aluno escolheu uma residência para a realização do projeto. Essa medida também possibilitou o acompanhamento das famílias na atividade durante o desenvolvimento das plantas.

Para a confecção das mini-hortas foi usado material reciclável, como caixotes de madeira, garrafas plásticas e garrafões de água de 20 litros.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Portal Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Projeto ensina como reaproveitar água do ar-condicionado"