[ x ] Fechar

Projeto de lei que prevê aproveitamento da água do ar-condicionado é aprovado pelo Meio Ambiente

  • 26 de dezembro de 2016
  • Nenhum Comentário

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou a proposta que altera a Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/07), para aproveitamento de água condensada por aparelhos de ar condicionado.

Porém, a alteração quer que essa água seja considerada fonte alternativa para o abastecimento de casas e prédios, assim como as águas de reuso, de captação pluvial e outras fontes. Ou seja, a captação e o uso não pode ser uma obrigação.

Leia mais: Você está pensando em reutilizar a água do ar-condicionado mas não sabe como? Nós ajudamos

“Obrigar o aproveitamento da água do ar-condicionado em todos os aparelhos instalados e por instalar, não parece sensato e nem seria viável. Não se pode ignorar que uma medida que se mostra apropriada e vantajosa em uma situação específica pode não ser em outras condições. O Brasil é um país continental e com condições ambientais, sociais e econômicas muito diversas”, explicou o relator da Comissão de Meio Ambiente Luiz Lauro Filho. “

Para o autor do projeto original, o objetivo é evitar a proliferação do Aedes Aegypti e aproveitar cerca de 37 a 57 litros de água, que é condensada por dia, por aparelho de ar condicionado. Mas a proposta ainda deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *