[ x ] Fechar

Primeira fazenda solar do Brasil é lançada em Minas Gerais

  • 22 de junho de 2017
  • Nenhum Comentário

A EBES – Empresa Brasileira de Energia Solar acaba de criar em João Pinheiro, na região Noroeste de Minas Gerais, a primeira Fazenda Solar do Brasil. No local não há produção agrícola, apenas de energia solar. É um modelo de negócio inovador, onde o consumidor final não precisa investir, apenas aderir a algum dos planos e aproveitar os benefícios.

Leia mais: Energia solar: crescimento de 70% em dois anos torna preço mais acessível e traz boas perspectivas

“Há projetos similares no país. Só que o nosso diferencial é a comercialização de cotas, como se fosse uma assinatura, para o consumidor comercial”, explica o diretor de novos negócios da empresa, Rodolfo Molinari.

A fazenda opera através de um modelo de assinatura, como se o consumidor estivesse alugando uma parte da usina. Ele pode escolher entre dois planos, o básico e o Plus, que funcionam com monitoramento online de geração e consumo de energia. O plano básico não tem carência nem fidelidade, e o Plus tem 10% de desconto ao mês e necessita de um contrato de fidelidade de dois anos.

Como funciona

A energia solar gerada na usina é enviada pela distribuidora Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para os contratantes. “Atendemos onde a Cemig opera a rede. A conta de energia vai chegar normalmente, só que vai ser abatida a cota contratada, da mesma forma como acontece com quem tem uma usina de geração de energia solar em casa atualmente”, explica Molinari.

Ainda de acordo com o diretor de novos negócios da EBES, esta unidade poderá atender cerca de 100 a 150 consumidores.

Planos para o futuro das Fazendas Solares

O objetivo para curto prazo da empresa é a viabilização da segunda usina solar na mesma fazenda. A previsão é de que já esteja em funcionamento em dezembro deste ano.

Já num prazo maior, cerca de três anos, Molinari explica que quer viabilizar 100 usinas de 5MW, onde deverão ser atendidos de 500 a 750 comerciantes, sendo a maior parte em Minas Gerais.

Leia mais: Veja quais são os estados que mais produzem energia sustentável no País

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *