[ x ] Fechar

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveis

  • 02 de abril de 2013
  • 66 Comentários

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveisA construção civil é um dos setores que mais cresce no Brasil. O desenvolvimento deste mercado trouxe facilidades em linhas de crédito, fazendo com que mais brasileiros conquistem o sonho da casa própria. E para atender a demanda, as construtoras estão padronizando alguns itens nas novas moradias, como é o caso das pré-instalações para ar-condicionado split.

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado já é uma tendência Esta nova opção traz agilidade para o usuário que pensa em adquirir um ar condicionado split na casa nova. Porém, pode ser tornar uma dor de cabeça quando feita sem planejamento técnico. Por isso, o portal WebArCondicionado entrevistou o consultor de sistemas de climatização Salvador Fraga, que listou dicas para serem aplicadas antes da entrega do imóvel.

1. O que é uma pré-instalação para ar-condicionado?
Salvador Fraga: é a prática que consiste na organização prévia de pontos de espera para receber um ou mais aparelhos de ar condicionado em imóveis residenciais ou comerciais, sem que seja necessário qualquer intervenção na alvenaria, elétrica, hidráulica, pinturas ou acabamentos. A pré-instalação engloba aspectos diversos do sistema de ar-condicionado split, como fiação elétrica, dreno e tubulação, fazendo interface com os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico, razão pela qual é prudente que seja definida ainda na fase de projetos da obra.

2. Quais os benefícios das pré-instalações?
Pré-instalação de ar-condicionado em andamento com a obraSF: Uma pré-instalação criteriosa, definida e executada com responsabilidade, contendo os tubos de cobre nas bitolas e espessuras adequadas ao dimensionamento da carga térmica do ambiente, conduítes com alma interna lisa e cabo guia de aço, espera elétrica com cabos dimensionados para a carga do condicionador, proteção elétrica por disjuntor individual para cada condicionador de ar, e com rede para escoamento da drenagem resultante da condensação, em direção ao esgoto pluvial e realizada em tubos de PVC com bitolas igualmente adequadas ao volume e distância do escoamento d?água, traz agilidade para o técnico na hora de instalar o aparelho e, consequentemente, para o usuário.

3. Quais os pontos negativos?
SF: Quando feita sem critérios e sem acompanhamento técnico, as consequências podem ir desde a necessidade de remoção dos tubos e demais materiais aplicados na obra, com necessidade de quebra da alvenaria e remoção de acabamentos cerâmicos para a colocação de uma pré-instalação adequada ao condicionador ar, ou modificações de posicionamento da espera junto a unidade interna, onde também se faz necessário a quebra da parede de alvenaria, ainda que em menor escala. Outra situação da falta de acompanhamento técnico é a possibilidade de amassamento ou furo nos tubos de cobre instalados dentro da alvenaria, prejudicando o rendimento ou impedindo o funcionamento do condicionador de ar.

4. O que o morador deve observar na pré-instalação antes de adquirir um imóvel?
SF: recomenda-se que o morador faça uma verificação nos pontos de espera antes da entrega do imóvel. Para isso, ele deve chamar um profissional técnico de sua preferência para acompanhá-lo na obra. Verifica-se então, a olho nu, a existência de uma caixa de espera, embutida na alvenaria, no local que será ocupado pela unidade interna, que deverá conter as pontas dos tubos de cobre, devidamente isolados termicamente, a ponta do conduíte de alma lisa, preferencialmente com 25 mm de diâmetro, contendo o arame guia, espera para a conexão de dreno e elétrica. O mais eficiente isolante térmico para tubos de cobre é a espuma em borracha elastomérica extrusada expandida sem emprego de CFC e de estrutura celular fechada, embora existam outros materiais disponíveis no mercado.

Caixa de espera para pré-instalação

Os tubos devem estar, no mínimo, com as extremidades lacradas, sendo que o mais seguro é que estejam pressurizados por nitrogênio, o que pode ser avaliado com a aplicação de equipamento específico pelo profissional técnico, que também irá verificar se as bitolas e espessuras dos tubos de cobre estão adequadas à aplicação do condicionador de ar definido pelo dimensionamento prévio da carga térmica do ambiente a ser climatizado. É importante ressaltar que se faz necessário confirmar o espaço deixado para a aplicação das unidades interna e externa, pois, além de contemplar o tamanho das unidades, é necessário que se respeite as folgas mínimas em altura, largura e profundidade solicitadas pelo fabricante para o correto funcionamento do condicionador de ar.

5. Existe mais de um tipo de pré-instalação?
Caixa de espera para pré-instalação de ar condicionadoSF: Sim! A pré-instalação mais comum e a que fica embutida na alvenaria, perfeitamente incorporada ao projeto de construção. Para as obras construídas com blocos estruturais de concreto, onde não é possível embutir a pré-instalação, costuma-se deixa-la aparente, podendo receber um acabamento em gesso ou noutro material. Também podemos denominar de pré-instalação a viabilização do caminho mecânico por onde passarão as tubulações no momento da instalação do condicionador de ar, deixando-se furos em vigas e pilares, espera elétrica e hidráulica, mas, sem os tubos de cobre e conduítes. O tipo irá variar conforme o projeto de engenharia adotado por cada empreiteira.

6. Este tipo de prática da construção civil é uma tendência?
Pré-instalação de ar-condicionado adaptada com sanca de gessoSF: Sim, estima-se que no futuro as esperas serão uma prática incorporada naturalmente em projetos de todos os tipos. Entretanto, atualmente, apenas 20% das empresas construtoras seguem as orientações indicadas por profissionais capacitados para a realização das pré-instalações de ar-condicionado split.

7. Se houver incompatibilidade entre os componentes da pré-instalação e o aparelho comprado, o que o usuário deve fazer?
SF: O usuário deve contatar o corretor de imóveis ou o engenheiro responsável pela obra, informando as incompatibilidades encontradas pelo técnico em climatização, assim como, as soluções por ele recomendadas. Este processo de verificação em determinados itens da obra é totalmente natural no que diz respeito à aquisição de um novo imóvel.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

66 Ideias sobre "Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveis"

  • Boa tarde

    Gostaria de saber quais as bitolas de cano para mim fazer duas esperas na minha obra ,vou usar um split 36.000 btus e um de 60.000 btus. Não sei qual marca de aparelho ainda vou adquirir…obrigado aguardo sua ajuda

    • Olá Fabiano,

      sugerimos que participe do Fórum do Ar Condicionado para troca de conhecimento com outros profissionais, pois não temos uma equipe técnica para poder lhe orientar, somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre climatização.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber quais as bitolas de tubulações em cobre utilizadas para deixar a pre instalação pronta para receber o split no futuro? e também se o flangeamento das tubulacoes poderao ser feito no futuro quando da instalação do Split?
    Para 9000 BTU
    12000 BTU
    18000 BTU
    Obrigado

  • Preciso refazer a instalação em um cômodo de minha casa, onde foi instalada bomba (faz muito barulho) e pretendo fazer um dreno convencional com readequação hidráulica e de alvenaria. Quem poderia me indicar um profissional?

  • ola. gostaria de saber qual o diametro do tubo que fica dentro da parede por onde passam os dois tubos de cobre e rede eletrica do ar… se tiver algum modelo, marca me indique por favor… futuramente devo colocar um ar sprinter e nao sei a espessura de mangueira ou tubo devo colocar antes do “repoco”. obrigado.

    • Olá Renan,

      o ideal é entrar em contato diretamente com alguma empresa para solicitar orçamento. Não encontramos valores também.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Rogério.
      Agradecemos o
      contato, porém informo que não vendemos peças nem aparelhos de ar-condicionado. Somos um comparador de preços e gerador de conteúdo de climatização.
      Para adquirir a caixa você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog. Você também pode adquirir através de algum profissional técnico clicando aqui e consultando o mais próximo de sua região.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Agradecemos o contato.

  • Boa tarde, tenho minha própria empresa mas estou a procura de algumas empreiteiras q fazem pré instalação vcs pode me ajudar indique alguma no meu e mail obrigado.

  • Achei que o comentario foi bom, mais as fotos apresentadas como modelo de uma boa instalação prévia deichou a desejar, serviços como este incentiva a instaladores com
    pouco conhecimento a praticar da mesma forma. Em uma caixa de passagem o técnico deverá passar a tubulação sempre a esquerda da caixa com sobra de canos de cobre no mínimo com 30 centimetro no interior para evitar que na ocasião da instalação do split tenha que fazer solda de acréscimo, evitando que por descuido o técnico queime a pintura da parede e até a propria caixa.

  • gostaríamos de estar atualizados pra isso gostaríamos de que nos enviassem cursos modernos atualidades tendencias do mercado em ar split.estamos começando porisso queremos entrar no mercado competitivo com melhor reforço. obrigado

  • Olá.

    Amigo, gostaria de saber se existe uma tendência da substituição do alumínio pelo cobre, ou se apenas alguns instaladores passaram a usar por uma alternativa de preço?
    Nos casos de pré instalação, o alumínio tem sido mais usado?

    grato
    Weberton

    • Olá Weberton.

      Na verdade não, o uso aconselhado é sempre o cobre por ser mais resistente. Instalações de alumínio não são recomendadas.

      Obrigado pelo contato.

    • olá Henriel,

      a instalação de aparelhos split é feita de forma diferente dos modelos janela. Aconselho que você chame um técnico para avaliar como pode ser feita essa instalação.
      Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.

      Agradecemos o seu contato.

  • As vezes vejo como as pessoas são capazes de fazer instalações tão porcas ao ponto de manter a tubulação do split aparente na área externa da construção. É lamentável esse tipo de instalação. Sempre me pergunto o porque as pessoas fazem este tipo de instalação tao precária pois já que investiram um dinheiro em um aparelho não gastam nem 10% do valor com uma alvenaria descente.

  • ola amigos muito bao este comentario sobre pre instalaçao se presisar conprar as caixas eu fabrico e vendo dois modelos a pequena e a grande com otimo preço para distribuiçao e so me ligar 47 33742192 alirio

  • ola Trabalho a 8 anos com pre-instalaçao .mas pretendo abrir minha propria empesa,
    so que eu gostaria de saber se preciso de diploma , algum curso , que papeis sao nescessarios para conceguir pegar uma obra pra fazer…

    • Boa tarde Christian.

      Para isso, você teria que criar sua empresa (ou microempresa, empresa individual, etc…) para possuir um cnpj. Para instalação não é necessário uma graduação específica.

      Sempre que possuir alguma dúvida, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato e boa sorte!

  • PREZADO PROFESSOR, AQUI EM MANAUS EXISTE UMA VERDADEIRA MA FÉ DE ALGUNS REFRIGERISTA QUE TEM EM ASSISTENCIA TECNICA,

    SOU FORMADO PELO SENAI, EM JANELA- E ESPLIT, BEBEDOURO, FREEZER, GELADEIRA.
    E VEMOS MUITA IRREGULARIDADES NESTA INSTALACOES DESTES FUNCIONARIOS.

    ABRI UMA EMPRESA SIMPLES COM UM AMIGO S DECURSO. E APLICAMOS NO QUE SOMOS ORIENTADOES NO SENAI, MAIS TEM MUITOS LAMBE, LAMBE DE PLANTAO QUE FAZEM ISSO, DA PROPRIA ASITENCIA TECNICA.

    E QUANDO VOCE MNDA UMA SOLICITCAO PRA FAZER SERVICO PELA EMPRESA TAL.. ELA NAO NOS DAR NENHUMA RESPOSTA.
    ,

    OU SE VAMOS FLAR PELO 0800 DA VIDA, O FORNECEDRO QUE VENDE PRA ESTA EMPRESA, DIFICULTA O CONTATO COM A EMPRESA.

    MINHA VIZINHA COMPROU UM ELETROLUX DE UMA LOJA, DEPOISD E05 DIAS QUE VINHERAM INSTALAR, PASME.

    O SUPOSTO TEC LAMBELAMBE. FEZ A INTALACAO DELA TIPO UM `L` INVESTIDO, E DEIXOU SPLIT DELA COM 30 DE GAS.

    ELA ME PEDIU PRA VER DPOIS. DISSE QUE NAO PODERIA FAZER NADA POIS ELA TINHA QUE LIGAR PRA EMPRESA E MNDA O TEC VIR NO LOCAL POIS NAO ESTAVA GELANDO..

    E AI OQUE O SENHO PODE ME DIZER…

    OUTRO CASO TEM AR DE 60MIL QUE VEM SEM AS OS ACESSRIO, PORCA, CONTROLE,
    OU COLOCAM FITA NA ELISE DO VENTILADOR, OU TROCAM A FIACAO DE POSICAO..

    GRATO CLEYTON DE MANAUS

  • Prezado Fraga Salvador, parabéns pela publicação!
    É comum em nosso país após a popularização dos condicionadores de ar tanto pelo aumento de renda quanto pela necessidade em função do clima, observarmos nas fachadas dos imóveis gambiarras e cicatrizes de instalações de splits sem nenhum critério, estas instalações são feitas por empresas desestruturadas e o setor necessita de projetos de detalhamento e materiais técnicos que melhorem a eficiência do sistema e não agridam os imóveis.

  • Valeu grande professor, suas ilustrações e comentários foram incriveis, de muita valia para nós instaladores. Um grande abraço e muito obrigado.

  • Muito bom, o mercado imobiliário cresceu e qualidade destes serviços de pré instalação
    precisa melhorar muito, porém as construtoras nem sempre estão dispostas a contratar
    instaladores profissionais capacitados, economia que gera muita dor de cabeça quando
    na instalação das unidades do ar split nos deparamos com diversas irregularidades.

  • Salvador, seus comentários são de grande valia, pois só quem passou por isso, sabe dos transtornos que surgem quando nos deparamos com necessidade de quebra de paredes, reconstituição de rebocos, repinturas, surgimento de fissuras na parede reconstituída, etc.

    Sem dúvida, a melhor opção técnica e econômica é prever que todas as instalações sejam projetadas durante o projeto da obra.

    Obrigado pelas dicas.

  • Muito bom amigo Salvador Fraga.
    Suas colocações estão muito boas, como não poderia deixar de ser. Você é expert no assunto.
    Felicidade!