[ x ] Fechar

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveis

  • 02 de abril de 2013
  • 68 Comentários

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveisA construção civil é um dos setores que mais cresce no Brasil. O desenvolvimento deste mercado trouxe facilidades em linhas de crédito, fazendo com que mais brasileiros conquistem o sonho da casa própria. E para atender a demanda, as construtoras estão padronizando alguns itens nas novas moradias, como é o caso das pré-instalações para ar-condicionado split.

Pré-instalação e esperas de ar-condicionado já é uma tendência Esta nova opção traz agilidade para o usuário que pensa em adquirir um ar condicionado split na casa nova. Porém, pode ser tornar uma dor de cabeça quando feita sem planejamento técnico. Por isso, o portal WebArCondicionado entrevistou o consultor de sistemas de climatização Salvador Fraga, que listou dicas para serem aplicadas antes da entrega do imóvel.

1. O que é uma pré-instalação para ar-condicionado?
Salvador Fraga: é a prática que consiste na organização prévia de pontos de espera para receber um ou mais aparelhos de ar condicionado em imóveis residenciais ou comerciais, sem que seja necessário qualquer intervenção na alvenaria, elétrica, hidráulica, pinturas ou acabamentos. A pré-instalação engloba aspectos diversos do sistema de ar-condicionado split, como fiação elétrica, dreno e tubulação, fazendo interface com os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico, razão pela qual é prudente que seja definida ainda na fase de projetos da obra.

2. Quais os benefícios das pré-instalações?
Pré-instalação de ar-condicionado em andamento com a obraSF: Uma pré-instalação criteriosa, definida e executada com responsabilidade, contendo os tubos de cobre nas bitolas e espessuras adequadas ao dimensionamento da carga térmica do ambiente, conduítes com alma interna lisa e cabo guia de aço, espera elétrica com cabos dimensionados para a carga do condicionador, proteção elétrica por disjuntor individual para cada condicionador de ar, e com rede para escoamento da drenagem resultante da condensação, em direção ao esgoto pluvial e realizada em tubos de PVC com bitolas igualmente adequadas ao volume e distância do escoamento d?água, traz agilidade para o técnico na hora de instalar o aparelho e, consequentemente, para o usuário.

3. Quais os pontos negativos?
SF: Quando feita sem critérios e sem acompanhamento técnico, as consequências podem ir desde a necessidade de remoção dos tubos e demais materiais aplicados na obra, com necessidade de quebra da alvenaria e remoção de acabamentos cerâmicos para a colocação de uma pré-instalação adequada ao condicionador ar, ou modificações de posicionamento da espera junto a unidade interna, onde também se faz necessário a quebra da parede de alvenaria, ainda que em menor escala. Outra situação da falta de acompanhamento técnico é a possibilidade de amassamento ou furo nos tubos de cobre instalados dentro da alvenaria, prejudicando o rendimento ou impedindo o funcionamento do condicionador de ar.

4. O que o morador deve observar na pré-instalação antes de adquirir um imóvel?
SF: recomenda-se que o morador faça uma verificação nos pontos de espera antes da entrega do imóvel. Para isso, ele deve chamar um profissional técnico de sua preferência para acompanhá-lo na obra. Verifica-se então, a olho nu, a existência de uma caixa de espera, embutida na alvenaria, no local que será ocupado pela unidade interna, que deverá conter as pontas dos tubos de cobre, devidamente isolados termicamente, a ponta do conduíte de alma lisa, preferencialmente com 25 mm de diâmetro, contendo o arame guia, espera para a conexão de dreno e elétrica. O mais eficiente isolante térmico para tubos de cobre é a espuma em borracha elastomérica extrusada expandida sem emprego de CFC e de estrutura celular fechada, embora existam outros materiais disponíveis no mercado.

Caixa de espera para pré-instalação

Os tubos devem estar, no mínimo, com as extremidades lacradas, sendo que o mais seguro é que estejam pressurizados por nitrogênio, o que pode ser avaliado com a aplicação de equipamento específico pelo profissional técnico, que também irá verificar se as bitolas e espessuras dos tubos de cobre estão adequadas à aplicação do condicionador de ar definido pelo dimensionamento prévio da carga térmica do ambiente a ser climatizado. É importante ressaltar que se faz necessário confirmar o espaço deixado para a aplicação das unidades interna e externa, pois, além de contemplar o tamanho das unidades, é necessário que se respeite as folgas mínimas em altura, largura e profundidade solicitadas pelo fabricante para o correto funcionamento do condicionador de ar.

5. Existe mais de um tipo de pré-instalação?
Caixa de espera para pré-instalação de ar condicionadoSF: Sim! A pré-instalação mais comum e a que fica embutida na alvenaria, perfeitamente incorporada ao projeto de construção. Para as obras construídas com blocos estruturais de concreto, onde não é possível embutir a pré-instalação, costuma-se deixa-la aparente, podendo receber um acabamento em gesso ou noutro material. Também podemos denominar de pré-instalação a viabilização do caminho mecânico por onde passarão as tubulações no momento da instalação do condicionador de ar, deixando-se furos em vigas e pilares, espera elétrica e hidráulica, mas, sem os tubos de cobre e conduítes. O tipo irá variar conforme o projeto de engenharia adotado por cada empreiteira.

6. Este tipo de prática da construção civil é uma tendência?
Pré-instalação de ar-condicionado adaptada com sanca de gessoSF: Sim, estima-se que no futuro as esperas serão uma prática incorporada naturalmente em projetos de todos os tipos. Entretanto, atualmente, apenas 20% das empresas construtoras seguem as orientações indicadas por profissionais capacitados para a realização das pré-instalações de ar-condicionado split.

7. Se houver incompatibilidade entre os componentes da pré-instalação e o aparelho comprado, o que o usuário deve fazer?
SF: O usuário deve contatar o corretor de imóveis ou o engenheiro responsável pela obra, informando as incompatibilidades encontradas pelo técnico em climatização, assim como, as soluções por ele recomendadas. Este processo de verificação em determinados itens da obra é totalmente natural no que diz respeito à aquisição de um novo imóvel.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

68 Ideias sobre "Pré-instalação e esperas de ar-condicionado para novos imóveis"