[ x ] Fechar

Piauí quer implantar energia solar em prédios públicos

  • 18 de novembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Piauí quer implantar energia solar em prédios públicosO governo do Piauí está planejando a implementação de projetos pilotos para a produção de energia solar em edifícios públicos do Estado. O assunto foi discutido em reunião com o governador Wellington Dias e o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho.

A ideia é iniciar o projeto em uma escola técnica, uma unidade hospitalar e uma estação de tratamento de água. Mas o objetivo é expandir para outras instituições e departamentos públicos, como as escolas estaduais.

“Com esse trabalho disseminado em diferentes departamentos públicos, passamos a divulgar o potencial ecológico e econômico dessa energia. A intenção de fazer essas plantas pilotos, uma na educação, outra na saúde, e outra no tratamento de água é justamente disseminar no meio público que é possível fazer isso”, explica o secretário.

Em alguns locais do estado, a energia solar já é utilizada na iniciativa privada. Produtores rurais da região do Matopiba, na área dos Tabuleiros Litorâneo, nos Platôs de Guadalupe e em São João do Piauí, por exemplo, já investem em geração de energia fotovoltaica.

Veja quais são os estados que mais produzem energia sustentável no País

Os projetos pilotos irão gerar energia solar durante o dia para servir de exemplo a outras instituições, porém, à noite será usado o sistema convencional. “Esse sistema produz sua própria energia. No final do mês há o encontro de contas do que a produção solar produziu e o que houve de consumo de energia durante à noite. Às vezes zera o ponteiro, não se paga nada ou se paga só a taxa mínima. A menor economia chega a 25% ou 30%”, diz Coelho.

Registro inteligente de irrigação

O Governo do Estado também pretende fornecer a pequenos produtores, um Registro inteligente de irrigação, que dispara de forma automática nos horários de energia verde. “Quando o relógio dispara entre 21h30 e 6h você consegue ter um desconto de até 70% na conta de energia, então atende o mesmo objetivo com uma energia mais barata. Também na área da mineração com o Fundo de Mineração. A meta é termos uma parceria com a Eletrobrás para poder acelerar uma solução para as famílias que precisam”, disse o governador.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *