[ x ] Fechar

Países chegam a acordo histórico sobre o clima

  • 18 de outubro de 2016
  • 1 Comentário

Mais uma vez um novo acordo foi assinado para conter o aquecimento global. Após a COP 21 no ano passado ser encerrada firmando o compromisso dos participantes em conter esse fenômeno, dessa vez a ideia é colocar novas medidas em prática para impactar ainda mais o meio ambiente de forma positiva, reduzindo o aquecimento em 0,5ºC.

No último sábado, representantes de 197 países assinaram um acordo histórico na capital de Ruanda para eliminar a emissão de hidrofluorcarbonetos (HFCs), que têm um efeito grande sobre esse aquecimento do planeta. Após uma madrugada de negociações, o ministro do Meio Ambiente do país, Vincent Biruta, anunciou: “A decisão foi aprovada”, sendoi aplaudido de pé.

O acordo vai banir gradualmente o uso desses gases, que são usados em aparelhos de ar-condicionado e geladeiras. Para se ter noção do mal que eles fazem, os HFCs são até 10 mil vezes mais prejudiciais para o planeta que o dióxido de carbono, produzido pela queima de combustível fóssil.

Obrigação em ação
Diferentemente do acordo mais amplo de Paris, citado no início da postagem, este documento é legalmente obrigatório, limitando e reduzindo os HFCs em um processo gradual. Os países são separados em três grupos. Os desenvolvidos, como Estados Unidos, países europeus e Japão, terão que suspender a fabricação de novos produtos com o gás a partir de 2019.

Os países em desenvolvimento, como Brasil, China e todos os da África, terão até 2024 para começar a transição. Já a Índia, Paquistão, Irã, Iraque e países do Golfo Pérsico, como o Kuwait, receberam um prazo mais longo, até 2028. Esse tempo maior se justifica porque eles estão na região mais quente do planeta e ainda tem uma grande parcela da população que só agora está começando a ter acesso a ar-condicionado e geladeira.

O acordo prevê ainda que os países ricos ajudem a financiar a transição nos países em desenvolvimento. “Foi um momento histórico, e estamos felizes de termos chegado a esse ponto em que podemos ter um consenso sobre a maioria das questões colocadas na mesa”, disse o principal delegado da Índia, Ajay Narayan Jha.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Países chegam a acordo histórico sobre o clima"