[ x ] Fechar

Países assinam acordo da COP21 hoje na sede da ONU

  • 22 de abril de 2016
  • Nenhum Comentário

Mais de 150 países irão se reunir hoje para assinar o acordo fechado em dezembro do ano passado em Paris, durante a 21ª Conferência Mundial do Clima (COP 21).

A reunião acontecerá em uma cerimônia na sede da ONU, em Nova York, com a presença de mais de 60 chefes de Estado e de governo, incluindo a brasileira Dilma Rousseff. Entre os signatários estarão algumas das maiores potências mundiais e vários dos principais emissores de gases do efeito estufa, como China, Estados Unidos, Índia, Japão e vários países da União Europeia.

O acordo é o primeiro pacto universal de luta contra a mudança climática de cumprimento obrigatório e determina que seus os países signatários ajam para que a temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C.

No Dia Mundial da Terra, não se estranha que tenha sido simbolicamente o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar início ao processo de assinatura do documento.

Próximos passos
Paris foi o primeiro passo. Agora, Nova Iorque é o início do segundo. Mas tudo indica que pode ser o tratado internacional mais rapidamente assinado de sempre, já que os representantes dos 155 países que prometem estar presentes na sede da ONU hoje pretendem depositar as respectivas assinaturas e assim confirmar o compromisso que irá ser assumido. Agora falta o terceiro passo: o da ratificação.

Isso significa que, em países como os Estados Unidos, onde o Congresso de maioria republicana resiste em aprovar medidas de corte de emissão, as decisões podem ser implementadas por decretos presidenciais, ou seja, sem a aprovação de leis no sentido estrito, envolvendo decisões do poder legislativo.

Vamos aguardar!

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *