Redação WebArCondicionado

Estação mais quente do ano, o verão se despede em março, dando lugar ao outono, que no hemisfério sul começa entre os dias 20 e 21 deste mês. Gradualmente, o calorão vai nos deixando e a temperatura cai, assim como as folhas das árvores. Tais transformações proporcionam aquela sensação de nem muito frio, nem muito calor.

O outono tem características conhecidas, como suas noites mais longas (em razão do movimento de translação e da inclinação do eixo terrestre), além da crescente chegada de massas de ar mais frio. No Brasil, ele é ameno e seco, com menor umidade relativa do ar em relação a outras estações e maior ocorrência de nevoeiros.

Tais características são mais presentes no sul do Sudeste brasileiro e na própria Região Sul do País. Nessas áreas há maior queda na temperatura diária e também cerração nos locais com maior altitude. Por serem regiões de clima subtropical, o aumento dos ventos também é comum durante o outono.

O Outono pelo Brasil

Por nossas dimensões continentais, nem todas as regiões assumem as características marcantes desta estação. As diferenças são reais. Em muitas cantos do país, o outono é uma estação de diminuição da chuva. Porém, para o Nordeste, os seus meses são os mais chuvosos de todo o ano. Por exemplo, na costa norte e no leste do Nordeste, a chuva é mais frequente e volumosa justamente no outono.

O início da estação na região Norte não afasta o tempo chuvoso. Porém, com ela começam a entrar as massas de ar frio continentais, isto é, aquelas que avançam pelo interior do Brasil e podem ter força suficiente para esfriar até mesmo estados como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. A queda da temperatura em áreas da Região Norte, causada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar é conhecida como friagem.

A Estação das frutas

No Brasil, o outono é conhecido como a estação das frutas. A explicação é simples e está atrelada ao término do verão, quando ocorre um amadurecimento frutífero de várias espécies tipicamente brasileiras.

A partir da chegada do outono, com a diminuição das temperaturas e das chuvas, as frutas estão no ponto exato para a colheita. Entre elas, as principais são: abacate, carambola, caqui, goiaba, laranja, limão, mamão, maracujá, melão, mexerica, entre outras. Aproveite este período para incorporar frutas em sua alimentação.

Compartilhar: