O verão chegou! Confira nossas dicas e cuidados com calor* Atualizado em 13/12/2018

O verão chegou e provavelmente você se preparou bem para recebê-lo, não é mesmo? Alugou uma casa na praia ou deu aquela ajeitadinha básica na sua. Adquiriu um ar-condicionado ou trocou o seu antigo por um novo. Sim, isso é que todo mundo quer, mas não é bem assim que acontece. Muitas pessoas nem chegam a ir até a praia, e ficam na cidade, fazendo as mesmas coisas que fizeram o ano inteiro, só que com muito mais calor. Continuam trabalhando normalmente, estudando, levando o cachorro para passear, enfim, a vida segue, mesmo sem férias.

No verão, “seguir a vida” sentindo mais calor, faz com que as pessoas começam a dar mais importância à climatização e as vendas de aparelhos de ar condicionado aumentam. Mas com isso, aumenta também a geração da energia elétrica que se destina à iluminação artificial, mesmo com o horário de verão, implantado em vários os estados do Brasil. O Verão 2019 vai de 21 de dezembro de 2018 até 20 de março de 2019. Confira nossas dicas e cuidados com o calor.

Choque térmico

O nosso organismo leva algum tempo para se adaptar a mudanças bruscas de temperatura, como sair do escritório geladinho e encarar 45ºC na rua. O choque térmico pode acontecer nessas simples situações do dia-a-dia e devemos estar sempre atentos. Leia mais sobre o choque térmico e veja nossas dicas.

Limpeza filtros

Manter os filtros do ar-condicionado limpos é essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho e evitar riscos para a saúde das pessoas que ficam expostas.

A falta de manutenção e limpeza adequada dos equipamentos provoca o acúmulo de sujeira, e a água da condensação pode acumular também no interior, dando espaço para fungos e bactérias se proliferarem. Tanto na sua residência quanto no trabalho, evite que isso se torne um problema maior. Veja como fazer a higienização correta do seu aparelho.

Corrosão/maresia

As unidades externas dos aparelhos de ar condicionado, mesmo sendo projetadas para suportar qualquer tipo de clima, podem sofrer danos quando expostos por muito tempo à maresia e a poluição ambiental. tanto em áreas litorâneas quanto nos grandes centros urbanos, é preciso ter cuidado para evitar a corrosão dos equipamentos. Saiba como amenizar esse problema.

Trabalho/rendimento/ar condicionado

Querendo ou não, existe uma forte ligação entre a temperatura do ambiente e a produtividade no trabalho. Temperaturas muito altas causam cansaço e acabam diminuindo o rendimento dos trabalhadores. Porém, o uso excessivo do ar-condicionado também pode ser prejudicial. Entenda o porquê e saiba quais as temperaturas ideais para manter o bom desempenho e harmonia no trabalho.

Com o forte do calor, os equipamentos tendem a trabalhar mais, portanto dê preferência para aparelhos com selo procel A, pois você terá economia na conta de energia.

No último verão, os aparelhos de ar condicionado sumiram das prateleiras. Desta vez, esteja à frente do “boom” do calor. Veja aqui e compare os melhores preços nas lojas online.

Redação do Portal WebArCondicionado.