[ x ] Fechar

O que é homeotermia?

  • 05 de outubro de 2012
  • 4 Comentários

O que é homeotermiaPor Salvador Fraga*

Segundo uma reportagem da revista britânica NATURE, as primeiras formas de vida na terra se desenvolveram em temperaturas moderadas, em seguida evoluíram em um ambiente muito mais quente e, de forma progressiva, aclimataram-se em temperaturas gradualmente decrescentes, até os dias de hoje.

Ou seja, organismos vivos dependem de seu relacionamento com o ambiente para seu desenvolvimento. Considerada a exposição à temperatura, podemos classificar os organismos vivos em dois grandes grupos, os pecilotérmicos e os homeotérmicos.

Pecilotérmicos são organismos com fácil adaptação a variação de calor, por não necessitarem controlar a temperatura interna. Com estas características encontramos os insetos, répteis, peixes e os vegetais.

O homem pertence ao grupo dos animais homeotérmicos. Assim há necessidade de manutenção de seu corpo com uma temperatura interna próxima aos 37º C, com limites de variação bastante estreitos, oscilando entre 36,1 C e 37,2 º C.

Estudos clínicos apontam que, fora da faixa térmica ideal (36,1º C e 37,2º C), já há indícios de enfermidade, sendo que os limites da temperatura do organismo humano para a sobrevivência, são 32º C o limite inferior e 42ºC o limite superior.

A energia de um organismo homeotérmico é conseguida através do metabolismo, que nada mais é do que a reação química entre o carbono, que é introduzido no organismo através dos alimentos, com o oxigênio que é extraído do ar pela respiração.

Contudo, além da temperatura, precisamos considerar a umidade relativa do ar, ou seja, a observação científica do comportamento homeotérmico leva em consideração as mais variadas condições termo-higrométricas, e as alterações provocadas em nosso organismo pelo aparelho termo-regulador.

Apesar de ocorrer de forma natural, a termo regulação humana, que é o controle de perdas de calor pelo organismo, representa um esforço extra, contribuindo para a queda de sua potencialidade de trabalho, entre outras consequências, uma vez que as reações fisiológicas são variações entre dilatação e contração de vasos sanguíneos, aumento ou diminuição de pulsação cardíaca, suor, tiritar, eriçar de pelos, entre outras.

Esta característica orgânica fez com que o homem procurasse abrigo junto aos outros animais, em cavernas, e até mesmo usasse a pele de alguns animais como vestimenta que o auxiliasse a manter a temperatura ideal de funcionamento do seu organismo, apesar da variação de intensidade do calor, já que cientificamente podemos afirmar que frio não existe.

Salvador Fraga - Colunista Web ArCondicionado*Salvador Fraga é especializado nos temas de Gestão Estratégica em Vendas, conforto térmico de ambientes, atuando como consultor para dimensionamento, projeto e implantação de sistemas de condicionadores de ar. Também trabalha com consultoria empresarial, padronização de rotinas e ministra cursos na AGAS nos módulos de gestão de negócios. Contato: salvadorfraga@hotmail.com ou pelos fones (51) 3398-7782 / (51) 9353-3983 ou SF Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "O que é homeotermia?"