Assim como o ar-condicionado de casa, o do carro também pode apresentar problemas. E vários são os motivos que podem levá-lo a perder o rendimento e até deixar de gelar. A manutenção periódica do equipamento é o que vai garantir seu correto funcionamento.

Leia mais: Ar-condicionado Automotivo: saiba usá-lo evitando possíveis danos

Agora vamos lhe ajudar a identificar o motivo pelo qual o ar-condicionado do seu carro pode não estar desempenhando seu papel de forma adequada.

Filtro sujo ou entupido

O principal motivo pelo qual o ar-condicionado automotivo perde seu rendimento está relacionado ao filtro de ar. Quando ele está sujo ou entupido, o equipamento não gela corretamente o interior do veículo.

Nesse caso é preciso fazer a substituição, que geralmente é realizada pela autorizada durante as revisões. Mas para quem tem o mínimo de conhecimento sobre a mecânica do carro, a troca pode ser feita em casa mesmo. Basta consultar o manual do veículo e seguir as instruções.

Falta de gás

Esse problema é um pouco mais complexo e difícil de ser localizado. Por isso é indicado levar o veículo até uma oficina autorizada. Porém, ao ser detectada a falta de gás, é simples de ser resolvido. Isso ocorre, geralmente, quando alguma das conexões do sistema está frouxa. Mas também pode ser consequência de furos ou danos no equipamento.

Com materiais e ferramentas adequadas, o técnico fará os testes para descobrir a origem do vazamento e após realizar o reparo, será feita a recarga de gás.

Falta de lubrificação no compressor

A falta de lubrificação no compressor fará com que ele se desgaste rapidamente, podendo travar, e como consequência, o ar não vai gelar o interior do automóvel. Nesse caso, uma oficina especializada deverá realizar o reparo do sistema. Mas é possível evitá-lo, ligando o ar condicionado diariamente, por pelo menos 5 minutos.

Falhas elétricas

Um motivo também muito comum pelo qual o ar-condicionado pode deixar de gelar é a falha elétrica. Quando isso acontece, os ventiladores não jogam o ar para o interior do veículo. Esse problema, além de fazer com que o ar não chegue até o seu destino, pode causar o sobrecarregamento do sistema.

Como evitar problemas com o ar condicionado automotivo?

Para garantir o bom funcionamento do ar condicionado, é preciso que as revisões estejam sempre em dia. Somente desta forma é possível manter todos os componentes funcionando de forma adequada.

Leia mais: Seis mitos e verdades sobre ar-condicionado automotivo

Redação do Portal WebArCondicionado.