[ x ] Fechar

Microcompressor irá transformar o conceito de refrigeração

  • 02 de agosto de 2012
  • 2 Comentários

A empresa Embraco desenvolveu um microcompressor que irá viabilizar sistemas de refrigeração em pequenos objetos portáteis. Segundo os inventores, com este equipamento será possível refrigerar roupas especiais ou até mesmo transformar uma lancheira em minigeladeira.

O diferencial desta invenção são as dimensões reduzidas e o peso em comparação aos modelos tradicionais. Os compressores atuais têm o tamanho de uma bola de futebol e pesam 7 Kg, já os modelos novos são um pouco maiores que uma caneta e pesam 150 gramas, em média.

Aplicações do microcompressor

minicompressorA primeira aplicação prática será na refrigeração de componentes eletrônicos industriais. O microcompressor mostrou soluções positivas dissipando o calor em torres de telefonia celular, por exemplo.

Além das roupas refrigeradas para pilotos ou bombeiros, outra alternativa de uso é em recipientes portáteis como caixas no transplante de órgãos. Isto acontece por que o protótipo dispensa o uso de óleo lubrificante, ao contrário dos tradicionais, funcionando em qualquer posição.

Segundo o fabricante, o produto estará disponível no mercado ainda este ano.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Inovação Tecnológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Microcompressor irá transformar o conceito de refrigeração"