[ x ] Fechar

Lã de PET é opção sustentável para revestimento da tubulação de ar condicionado

  • 18 de junho de 2012
  • Nenhum Comentário

A reutilização de garrafas PET é uma técnica de reciclagem com diversas aplicações. Mobília, artesanato, vestuário e utensílios são apenas alguns dos exemplos do reuso deste material. Dentre os benefícios da reciclagem do PET temos a redução do volume de resíduos descartados no meio ambiente e um menor consumo de recursos naturais na fabricação de outros materiais.

Com esta pluralidade de aplicações, o setor de climatização também conta com os benefícios do material PET. Utilizando esta tecnologia de reaproveitamento, a empresa Trisoft desenvolveu a lã de PET chamada Isosoft-Flex, que pode ser utilizada no isolamento térmico nos dutos de ar-condicionado com a finalidade de evitar a perda de carga térmica na instalação.

Para falar esclarecer os principais pontos desse assunto o portal Web Ar-Condicionado entrevistou o gerente da divisão industrial da Trisoft, Valmir Alves.

Web Ar-Condicionado: Há quanto tempo existe essa técnica de reutilização do PET para a climatização?

Valmir Alves: A técnica de utilização do PET tem há algum tempo, mas para o setor de climatização é utilizada entre sete e dez anos. No Brasil, apenas a Trisoft é responsável pelo desenvolvimento da Isosoft-Flex.

Web Ar-Condicionado: Como é o processo de fabricação da lã de PET?
Valmir Alves: Assim como o material, o processo da lã de PET também é ecológico. Durante a fabricação não é usada nenhuma gota d?água, nenhum resíduo é lançado no meio ambiente, nenhum produto químico é utilizado (resina) e o nível de emissão de CO2 é baixíssimo. No final da produção o material é apresentado em bobinas ou placas e, atualmente, estuda-se o lançamento de outros produtos com o mesmo material.

Web Ar-Condicionado: Onde a lã de PET pode de utilizada?

Valmir Alves: A lã de PET pode ser aplicada em qualquer instalação, seja ela doméstica ou comercial. Aliás, atualmente, este é o único tipo de material fibroso que pode ser utilizado em salas limpas, divisões químicas, produções alimentícias e carros especiais, tendo em vista que a lã de PET não libera resíduos contaminantes ou alérgicos.

Instalação, manutenção e segurança

A lã de PET é apresentada em rolos de bobinas ou placas e deve ser instalada por um profissional técnico de ar condicionado e climatização. Ela dispensa o uso de EPIs (equipamento de proteção individual) especiais para o manuseio, utilizando somente os equipamentos básicos da instalação. Sua vida útil é de cem anos se for instalada de forma correta. O material é aprovado pelo Corpo de Bombeiros e não goteja em caso de incêndios.

Preço

O preço da Lã de PET é muito competitivo em relação à outros materiais isolantes térmicos, tipo a lã de vidro reduzindo ainda custos indiretos com EPI?s e descarte.

Sobre a Trisoft

Localizada em Itapevi (SP), a fábrica produz em média 500 toneladas mensais do material reciclado. A estimativa é que já tenham sido removidos do meio ambiente mais de 450 milhões de garrafas PET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *