Elementos de maior PAG – Potencial de Aquecimento Global – passaram por elevação, em 2021
gases mais poluentes registram aumento de preço

Gases mais poluentes registram aumento de preço, conforme mostra pesquisa na Europa.

Ao longo do último ano, o custo dos refrigerantes cresceu 15% em média na cadeia de suprimentos. Alguns gases, que registram aumento de preço, são os mais poluentes ou de maior PAG – Potencial de Aquecimento Global -.

Os números mais recentes estão na pesquisa europeia de monitoramento de preços de refrigerante. O levantamento, realizado no final de 2021, foi conduzido pela Öko-Recherche, em nome da DG Clima.

A elevação de preço foi inferior para aqueles refrigerantes de menor PAG. Porém, foram acentuados o aumento nos gases R513A (+10%), R450A (+9%) e R448A/R449A (+7%) do primeiro ao quarto trimestre de 2021, conforme 10 distribuidores na Europa.

Crescimento no Preço de 700% nos Últimos 8 Anos

Os efeitos da redução na oferta de produtos somado ao aumento nos custos de frete, transporte e diminuição na produção de fornecedores não comunitários pela escassez de matérias-primas são alguns dos motivos para o aumento.

Leia também:

Novos Gases Reduzem em até 26% a Emissão Global de Poluentes
“Química verde” Promete Recuperar Gases Refrigerantes do Ar-Condicionado

No relatório da Öko-Recherche, mostra que a pressão regulatória internacional dos volumes de produção de Hidrofluorcarbono (HFC), nos Estados Unidos, parece afetar os preços dos refrigerantes na Europa.

Os preços do R134a, R404A e R410A , em 2014, antes da redução progressiva, são de duas até sete vezes superior, conforme o nível da cadeia de suprimentos.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: