[ x ] Fechar

Frio à distância – estudo revela a refrigeração magnética

  • 03 de setembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Refrigeração magnéticaJá pensou se você pudesse esfriar as coisas à distância, como sua bebida, por exemplo? Fique atento, pois essa situação poderá tornar-se realidade futuramente. Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, descobriram que ímãs poderão ser utilizados como agentes de refrigeração.

O estudante Bolin Liao e seus colegas, que cursam engenharia mecânica no instituto, realizaram o estudo apoiando-se no movimento dos magnons, entendidos como excitações coletivas dos momentos magnéticos, ou “spins”, de um material. Essas são as partículas que estão presentes nos ímãs.

Como funcionaria na prática
Após estudar detalhadamente as equações que descrevem esses fenômenos, Liao descobriu que, quando expostos a um gradiente magnético, os magnons podem movimentar-se da extremidade de um ímã para a outra, levando assim o calor e gerando um efeito de arrefecimento, ou seja, esfriamento.

O que diz o estudante:
“Você pode bombear o calor de um lado para o outro, usando um ímã como refrigerador. Assim você pode imaginar um resfriamento sem fios, onde aplica-se um campo magnético de um ímã a um ou dois metros de distância, digamos, para esfriar o seu laptop”, explicou Liao.

Desse modo, segundo o pesquisador, uma geladeira alimentada magneticamente não exigiria partes móveis. Apesar de ainda ser apenas teoria, o estudo merece destaque por estar embasado em fenômenos bem conhecidos e testados, tendo grandes chances de funcionar além do papel.

Resta aguardar que os cientistas interpretem as equações para transformá-las em experimentos práticos.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *