[ x ] Fechar

Estudo diz que aquecimento global poderá afetar os oceanos de forma irreversível

  • 16 de julho de 2015
  • Nenhum Comentário

Estudo diz que aquecimento global poderá afetar os oceanos de forma irreversívelUm estudo publicado na revista Science mostrou que se o aquecimento global não for controlado, poderá prejudicar de forma irreversível os oceanos em todo o planeta. Os impactos previstos por conta da mudança climática, representam ameaça à vida marinha e também aos seres humanos e a economia mundial.

Peixes poderão abandonar seu habitat
Se os objetivos de controle do aumento das temperaturas não forem atingidos, os peixes serão obrigados a abandonar seu habitas e procurarem por águas mais frias, destruindo recifes de corais e afetando cada vez mais espécies. E a única forma de evitar danos irreversíveis para o futuro dos oceanos é limitar o aquecimento global a 2ºC acima dos valores pré-industriais.

O estudo ressalta sobre a necessidade de limitar as emissões de gases poluentes, reduzindo assim o impacto na atmosfera e também a acidificação dos oceanos. Pois, de acordo como professor da Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá, William Cheung, todas as espécies de peixes e os recursos que obtemos dos oceanos serão afetados.

Comunidades pesqueiras correm sérios riscos
Peixes poderão abandonar seu habitatOs estudiosos da “The Oceans 2015 Initiative”, que visa reduzir o lixo marinho em sua fonte, explicam que é necessário encontrar meios de proteger os ecossistemas marítimos e oferecer ajuda às comunidades litorâneas que dependem muito dos recursos da pesca, através da educação. Pois por falta de informação, muitas comunidades estão correndo sérios riscos.

Pesquisadores da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá participaram do estudo e explicam que em algumas regiões pode ocorrer um aumento da biomassa de peixes, porém se continuarem as emissões de dióxido de carbono, esse aumento será temporário.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *