[ x ] Fechar

Estudantes criam forros para casas com caixas de leite

  • 20 de março de 2013
  • Nenhum Comentário

Caixa de leite longa vidaLocalizada na região central de Uberlândia, a Escola Estadual Bueno Brandão ganhou destaque pelo projeto criado por seus alunos do ensino médio. Eles criaram, ainda no final do ano passado, um forro com caixas de leite longa vida. Como o material é composto por plástico, alumínio e papelão, que reflete a luz do sol, os alunos recortaram as caixas e as remodelaram para criar este painel térmico. Desta maneira é possível diminuir em até 8ºC a temperatura ambiente em construções revestidas por amianto, por exemplo. O trabalho foi apresentado durante o concurso “Aprender e Ensinar”, do Banco do Brasil e da Revista Fórum, onde ficou em 65º dos mais de 4.600 projetos de todo o Brasil.

Benefícios
Estudantes criam forros para casas com caixas de leitePara a professora responsável por coordenar o projeto, Maria Luiza Inácio, este painel térmico é fácil de ser construído, além de ter um custo insignificante. Ele também ajuda a proteger a casa contra a chuva, o vento e ainda mantém a temperatura ambiente nos dias mais frios. Além disso, é possível ter melhor controle sobre a iluminação interna do espaço, contribuindo ainda mais na redução de energia.

“Nosso projeto pode ser aplicado em qualquer parte do mundo. Nosso principal objetivo não é o prêmio em si, mas a divulgação desta iniciativa, que é muito bem aceita pelas comunidades. O que eu espero é que as pessoas façam cada vez mais uso dessa tecnologia excelente e barata”, explica.

Outra contribuição deste painel é referente à reciclagem das caixas de leite. Consideradas de difícil decomposição, elas acabam aumentando o volume de lixo nos aterros sanitários, causando impacto no meio ambiente. Com este projeto, é possível achar uma função para o composto depois de utilizado. Ideias como esta não são únicas, visto que alunos da Feevale, de Novo Hamburgo (RS), realizaram um trabalho semelhante no ano passado, porém sendo usado para cobrir as paredes de casas de madeira, o que reduz a variação térmica.

Colocando em prática
Estudantes criam forros para casas com caixas de leiteAgora os alunos começaram a construir 24 placas térmicas isolantes, que serão instaladas na casa de uma família carente em Uberlândia. Elas serão colocadas em dois cômodos. Depois, será feita uma análise de temperatura em outros dois espaços da casa, para saber se é necessário que sejam incluídos mais painéis.

Além da turma do colégio, ex-estudantes da escola e pessoas da comunidade também ajudaram a lavar as caixas e colar as placas. Para Juliana Silva Campos, moradora do local, a ação foi válida: “A mudança que eu senti é que clareou bastante, refrescou, o cheiro de mofo era enorme quando chovia, tudo isso me ajudou”, explica.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações de G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *