[ x ] Fechar

Estudante cria frigorífico portátil para salvar vidas

  • 28 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

Estudante cria frigorífico portátil para salvar vidasWilliam Broadway, um estudante de 22 anos, da Universidade de Loughborough na Inglaterra, criou um pequeno frigorífico para transportar vacinas em países subdesenvolvidos. Nesses locais a falta de recursos acelera a deterioração das mesmas.

O Isobar, nome dado ao produto, mantém a temperatura adequada dos medicamentos, que é entre 2ºC e 8ºC, por até 30 dias. E ele pode ser usado também para transportar órgãos para transplante, sangue e células tronco.

Segundo Broadway, o principal problema do sistema atual de distribuição de vacinas é a instabilidade térmica. “Não se consegue providenciar os intervalos de temperatura que as vacinas necessitam. Na maior parte das vezes usa-se gelo ou placas refrigeradas, o que pode levar ao congelamento da vacina. Isto significa que a vacina perde eficácia e segurança. Os efeitos são imprevisíveis e matam centenas de Estudante cria frigorífico portátil para salvar vidasmilhares de pessoas por ano”, explica ele.

De acordo com a Universidade de Loughborough, baseada em dados da Organização Mundial da Saúde, o Isobar pode salvar até 1,5 milhão de pessoas por ano.

Veja no vídeo como funciona o Isobar

O equipamento é instalado em uma mochila. Ele contém uma unidade de refrigeração e um carregador que funciona com gás propano, para ser utilizado em locais onde não haja energia elétrica.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *