[ x ] Fechar

Saiba como foi o último dia do Entrac – Porto Alegre

  • 20 de abril de 2012
  • Nenhum Comentário

Porto Alegre (RS) – O segundo e último dia do Encontro Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado – Entrac, que ocorreu ontem (19) no Hotel Ritter, foi marcado por um ciclo de palestras, que apresentaram ao público técnicas alternativas de instalação, novos produtos e inovações em peças e acessórios. Cerca de 300 pessoas participaram dos dois dias do evento. Saiba como foi o primeiro dia.

Veja todas todas as fotos do evento no nosso Flickr

Nós participamos do encontro e trouxemos um resumo de cada palestra para você que não pode ir ao evento. O destaque do último dia do Entrac ficou por conta da palestra do engenheiro Fúlvio Petracco, que fechou o evento com chave de ouro. Ao longo da próxima semana vamos publicar aqui no blog mais informações sobre as inovações de maior destaque apresentadas durante o Entrac.

Leia aqui o depoimento de quem participou do evento

Trox

A empresa apresentou sua linha de difusores de ar, com destaque para os difusores displacement flow. Ao contrário do overhead, sistema de distribuição de ar que “joga” o ar frio diretamente na cabeça das pessoas, o displacement flow é feito da seguinte forma: o ar frio é liberado no cômodo por suflamento lateral e próximo ao chão. Quando o ar gelado entra em contato com uma fonte de calor, por meio do fenômeno de convecção, o ar frio sobe, levando o calor para fora e proporcionando maior conforto térmico.

Isover

A palestra da Isover foi um dos destaques do segundo dia do Entrac. Foram apresentadosos dutos de lã de vidro Climaver, que dispensa o uso de chapas na instalação. Além disso, esses dutos proporcionam isolamento térmico e acústico, redução da emissão de CO2, são altamente resistentes contra incêndios, e podem ser reaproveitados. De acordo com o representante da Isover que ministrou a palestra, Celso Stefanini, os dutos Climaver são entre 10% e 15% mais baratos que os dutos de chapa.

Every Control

A palestra do representante da Every Control, Fábio Cardoso, foi mais direcionada aos profissionais da refrigeração, e abordou a questão do controle de temperatura e monitoramento através da automação. O palestrante mostrou as vantagens dos controladores parametrizáveis e programáveis da empresa.

Oventrop

A palestrante e representante da Oventrop, Thomas Spitzl, abordou a questão do controle de temperatura e monitoramento. Ele mostrou as vantagens das válvulas para controle hidrônico.

Armacell

Isolamento térmico foi o foco da palestra do representante da Armacell, Rogério Pires, que falou sobre isolamento térmico para dutos de ar condicionado como meios para se aumentar a resistência e a economia de energia.

Belimo

A Belimo apresentou suas Válvulas de Energia e válvulas de controle de pressão independentes (PICCV e ePIV) como uma alternativas para a otimização do desempenho de sistemas HVAC-R através do controle de fluxo preciso e automático. O palestrante Igor Nakamura apresentou ainda o software Belimo Delta T Manager, que auxilia no monitoramento e armazenamento de dados nos trocadores, fornecendo informações sobre fluxo de água, temperatura de retorno e abastecimento de água, potência, energia etc.

Petracco Engenharia

O engenheiro Fúlvio Petracco fez uma apresentação bem-humorada sobre os mitos e verdades acerca do conceito de sustentabilidade. O auditório ficou lotado para ouvir aquele que é considerado um dos maiores ícones da engenharia no Brasil.

Fúlvio Petracco fala para auditório lotado

Para Petracco, a sustentabilidade é uma utopia. O que existe, na verdade, é uma busca pela diminuição da insustentabilidade. “A sustentabilidade é algo impossível. A insustentabilidade existe e dá para ser diminuída. Nenhuma fonte de energia é neutra, ocorre que umas são mais agressivas que as outras”, ressaltou Petracco.

O engenheiro chamou ainda a atenção para o papel da mídia e da sociedade para a construção de uma educação ambiental. “Nós só iremos em busca da redução da insustentabilidade através da educação”, disse.

Você participou do Entrac-Porto Alegre? Conte-nos sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *