[ x ] Fechar

Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

  • 16 de setembro de 2010
  • 2 Comentários

Atualizado em 22/10/2013

Hoje o WebArcondicionado comemora junto com vocês o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio e dá dicas para que o seu ar-condicionado possa estar junto nessa preservação. E você sabe por que comemoramos esta data?

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu esta data porque em 1987, no dia 16 de setembro, mais de 40 países assinaram o Protocolo de Montreal, comprometendo-se a deixar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC). O Brasil foi um dos países a assinar esse documento.

O CFC existe em muitas coisas que fazem parte da nossa rotina, como nos nossos eletrodomésticos, e um deles é o ar-condicionado, principalmente os modelos mais antigos. Mas não precisamos banir e nem nos privar do conforto deste aparelho. Ao longo dos anos, os CFCs foram susbtituídos pelos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) e, mais recentemente, pelos HFCs (hidrofluorcarboneto), ambos causam menos danos à camada de ozônio, porém, possuem alto potencial de aquecimento global.

Além dos condicionadores de ar outros utensílios também possuem o CFC: geladeiras, líquidos em spray, embalagens e espumas plásticas, inseticidas e chips de computadores. Mas o efeito estufa vai muito além desse fato, outro gás poluente e extremamente conhecido e cada vez mais presente é o dióxido de carbono, liberado por veículos em circulação.

A camada de ozônio tem a importante função de proteger a Terra da incidência direta dos raios ultravioleta, nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Alguns dos males causados ou acentuados pela degradação da camada de ozônio são:
– câncer de pele
– catarata
– alergias
– fragilização do sistema imunológico
– redução da fotossíntese em plantas

Alguns eletrodomésticos, principalmente os mais antigos, a exemplo do ar-condicionado, trabalham com substâncias que prejudicam a camada de ozônio. Ainda hoje muitos modelos de ar-condicionado utilizam o HCFC-22, mais conhecido como gás refrigerante R-22. Após a assinatura do Protocolo de Montreal, a indústria de HVAC-R passou a fabricar equipamentos ecologicamente mais limpos. Os splits mais modernos, por exemplo, trabalham com o HFC (hidrofluorcarboneto) 410-a, ou gás ecológico R-410, que é menos prejudicial à camada de ozônio, porém possui alto potencial de aquecimento global (PAG), contribuindo para o efeito estufa.

Motivos para comemorar

– Um estudo da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revelou que a camada de ozônio terrestreficou estável na última década,  sem diminuir, nem aumentar.

– Em 2010, o Brasil conseguiu cumprir o compromisso de eliminação dos CFCs. Desde o ano passado, a produção e importação dos CFCs é zero no país.

Nossa equipe separou vídeos interessantes para você saber mais sobre a importância da camada de ozônio. O primeiro vídeo é do Globo Ecologia, e o segundo vídeo mostra, a partir de 1:15min, o entrevistado falando sobre o ar-condicionado.

Entenda por que preservar a camada de ozônio:

A camada de ozônio tem a importante função de proteger a Terra da incidência direta dos raios ultravioleta, nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Ocorre que uma grande concentração de gases ruins desgasta a camada de ozônio. A superfície fica muito quente e aumenta a radiação solar, o que pode provocar doenças como câncer de pele e diminuição da fotossíntese das plantas.

Dicas:

– Troque  aparelhos velhos por novos, pois condicionadores de ar antigos ainda possuem CFC na sua estrutura, esta troca também leva à redução do consumo de energia e, portanto, são menos prejudiciais.
– Prefira os aparelhos que utilizam gás ecológico.
– Mantenha o filtro do aparelho limpo também ajuda, uma boa ação concretizada com vantagens para o bolso e para a saúde.
Verifique se há vazamento de gás no seu ar-condicionado, pois os vazamentos fazem com que os gases cheguem na atmosfera.

Somos todos responsáveis pelo futuro do planeta, e somos responsáveis também por preservá-lo. Pense nisso!

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio"