Programas “Mulheres na Liderança” e “Mom Fellowship” buscam ampliar mais oportunidades de carreira conciliadas com diversidade e inclusão
Danfoss desenvolve iniciativas voltadas às mulheres

Danfoss desenvolve iniciativas voltadas às mulheres: conheça quais são em nossa publicação./Imagem: Reprodução

Uma das principais organizações dos setores de climatização, refrigeração, ar condicionado, automação industrial e hidráulica móbil, a multinacional estimula há décadas a diversidade e inclusão nas equipes de forma ampla.

Com mais de 80 anos de atuação e presença em mais de 100 países, a companhia incentiva os colaboradores a se desenvolver e se candidatar a novas oportunidades nas suas diferentes áreas e até localidades.

Isso proporciona oportunidades no exterior, o que possibilitou a formação de times multiculturais e multidisciplinares. A Danfoss, por exemplo, desenvolve iniciativas voltadas às mulheres em diferentes regiões, inclusive na América Latina.

Dentro deste contexto, a multinacional está implementando dois novos programas para mulheres: o “Mulheres na Liderança” (ou WIL, na sigla em inglês) e o “Mom Fellowship”.

O intuito dos projetos é acelerar o desenvolvimento de profissionais mulheres e proporcionar melhor experiência às colaboradoras, inclusive em relação à segurança psicológica, mantendo as que já estão e tornando a organização mais atrativa para candidatas em processos seletivos.

De acordo com Simone Pimenta, Diretora de Recursos Humanos, a prioridade é sempre formar uma equipe altamente qualificada com os melhores profissionais do mercado, independentemente de questões relacionadas a gênero ou etnia, por exemplo.

Contudo, conforme ela, contar com o talento feminino é fundamental. Simone ainda afirma que as mulheres estão em diversos cargos, inclusive de liderança.

“Isso nos deixa muito mais confiantes de alcançarmos a meta de 30% das nossas principais posições até 2025 preenchidas por elas. Nosso quadro de colaboradores terá um potencial ainda maior. Essa é uma das razões pela qual é muito importante termos um número cada vez maior de candidatas como estamos buscando”, contextualiza Simone.

Programa Mulheres na Liderança

Baseado nos pilares de “Atração”, “Retenção” e “Desenvolvimento” de talentos, é coordenado pela equipe de Recursos Humanos da Danfoss América Latina e aplicado. Sua implementação iniciou-se em setembro de 2021.

A previsão é de que seja concluída neste ano e, em seguida, tornar-se uma série de atividades que serão mantidas permanentemente.

Na medida em que o projeto for consolidado, além de retenção, desenvolvimento e empoderamento de mulheres, o pilar de atração de talentos será reforçado com iniciativas que permitam à companhia ser ainda mais bem conceituada por todos os públicos.

Assim irá refletir a ampla inclusão que busca promover no preenchimento das vagas abertas na multinacional.

Projeto Mom Fellowship

A Danfoss possui projetos relacionados a questões que fazem parte da vida pessoal de suas colaboradoras, como a maternidade. É o caso do “Mom Fellowship”, focado em apoiar as mulheres que pela primeira vez tem a experiência de conciliar maternidade e trabalho.

Nele, são selecionadas outras profissionais (chamadas de “Super Mom’s”), que já tiveram essa vivência e atualmente exercem função de liderança, para que acompanhem as funcionárias que tenham se tornado mães recentemente no pré, durante e pós-gravidez.

Assim, as outras profissionais que passaram pela experiência podem compartilhar informações que ajudarão a se adaptar mais rapidamente à nova realidade.

“Essa é uma iniciativa desenvolvida para tornar o ambiente ainda mais acolhedor para as colaboradoras, com relações mais próximas e humanizadas, e ao mesmo tempo para seguir com o suporte para que continuem a crescer”, afirma Francis Torres, Diretora de RH da Danfoss México.

Outros Programas da Danfoss

Junto a essa iniciativa há o “Diploma Mulheres na Liderança”. Esse segundo projeto busca fornecer as ferramentas necessárias às funcionárias para que tenham as competências que darão aporte de conhecimentos para seguir se desenvolvendo na organização.

A iniciativa “Diploma Mulheres na Liderança” tem quatro módulos: Autoconhecimento e Inteligência Emocional, Gestão de equipes de trabalho, Liderança Eficaz e Marca Pessoal.

A estruturação é feita com o apoio da consultoria Great Plan Consultants, especializada em Gestão de Mudanças e Formação de Líderes com 16 anos de atuação no mercado junto a grandes clientes de 27 países.

Mais uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de carreira de mulheres é o “Programa de Mentoria”.

O projeto tem como objetivo garantir que as participantes tenham um mentor designado para ajudá-las no networking, desenvolvimento e orientação para prepará-las para cargos de liderança.

Expectativas com as Iniciativas Voltadas às Mulheres

A estimativa é de que, no total, cerca de 150 colaboradoras da Danfoss América Latina participem das ações dos programas Mulheres na Liderança, Mom Fellowship, Mentoria e Liderança Inclusiva.

O número poderá aumentar com mais ações de desenvolvimento focadas em inclusão neste primeiro ano. Estes recentes programas voltados para mulheres integram um amplo projeto chamado “Diversity & Inclusion”.

Também são parte de série de ações com múltiplos perfis que a multinacional dinamarquesa, por meio de suas unidades em regiões e países variados, implanta em nível global e que fazem parte da estratégia de ESG, no pilar social.

Com essas iniciativas, alguns dos objetivos da empresa são manter ou até mesmo aumentar o elevado percentual de satisfação da equipe, estimado em 84% na América Latina, e seguir sempre alinhada à agenda e demandas de ESG.

De acordo com Simone Pimenta, Diretora de Recursos Humanos, a Danfoss é multifacetada e há anos trabalha para fornecer aos setores aos quais atua produtos e soluções benéficas para a preservação ambiental.

Ela explica que uma das razões é contribuir para proporcionar melhor qualidade de vida para todos e, assim, cuidar de pessoas que desenvolvam, de forma equitativa, programas para facilitar oportunidades aos colaboradores de se tornarem líderes e crescerem nas carreiras.

Por já termos uma equipe muito diversa, qualificada e com possibilidades de crescimento contínuo, isso faz com que a cultura corporativa da Danfoss esteja sempre muito próxima das melhores práticas de ESG”, conclui ela.

Com informações da Danfoss

Compartilhar: